Lição 10 - A Lei de Deus
A natureza está regida por leis. Astros seguem uma rota traçada pelo Criador; por causa das leis naturais, semeamos milho e colhemos milho, não arroz. O relacionamento do ser humano com seus semelhantes e com Deus é norteado pela lei moral, codificada nos dez mandamentos. Sem leis, a vida seria nada menos que um caos. Apesar disso, tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas. A pergunta para a qual buscaremos a resposta, neste estudo, é: Têm essas tentativas a autorização ou aprovação do autor da lei? Se não têm, são válidas? Qual deve ser nossa atitude em relação a elas?





Insira aqui o e-mail do amigo que lhe enviou este link. Caso não tenha o e-mail, coloque o seguinte e-mail: nilton.paula@adventistas.org
Email address *
Lição 10 com o Pr. Nilton Lima
Seu Nome completo: *
Cidade e Estado: *
Telefone: *
Nome da pessoa que te enviou este link: *
As Leis na Bíblia. Que tipos de leis encontramos na Bíblia?
a) Êxodo 21-22: Leis civis e leis de proteção para reger a nação de Israel.
b) Levítico 1-4: Leis cerimoniais, envolvendo sacrifícios e ofertas de animais, específicas para o santuário.
c) Levítico 11: Leis de saúde, para felicidade e bem-estar do ser humano.
d) Êxodo 20:3-17: Lei moral, que expressa o caráter de Deus, conhecida como lei dos Dez
Mandamentos. Escrita pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra (Êx 31:18).
Não podemos confundir quem escreveu as leis, nem usar textos da lei cerimonial para explicar a lei
moral ou vice-versa.
1 - Com a morte de Cristo, o que ocorreria com a lei cerimonial? Daniel 9:27; Efésios 2:15;Colossenses 2:14 *
1 point
2 - A Bíblia nos ensina claramente que a lei cerimonial foi abolida na cruz. Mas, que dizer da lei dos dez mandamentos? Mateus 5:17 *
Dizer que a lei moral foi abolida na cruz cria uma contradição dentro da própria Escritura, pois Jesus diz que não veio para isso. Ele veio para cumprir, que no original grego quer dizer “completar”,“encher”. No Sermão do Monte Cristo anunciou que quem quer que anulasse a lei, por preceito ou exemplo, não entraria no céu (Mt 5:20). Ao cumprir a lei, Cristo lhe deu um sentido mais amplo,dando aos seres humanos um exemplo de perfeita obediência à vontade de Deus, para que a lei se cumprisse em nós (Rm 8:3,4).
1 point
3 - Quais são os dez mandamentos e quem é Seu autor? Êxodo 20:3-17; 31:18 *
1 point
4 - Qual foi a atitude de Jesus em relação à validade dos mandamentos? Mateus 5:17, 18; 19:17;João 15:10 *
1 point
5 - Acaso, Deus permite mudanças em Sua Palavra ou nos mandamentos? Malaquias 3:6;Apocalipse 22:18, 19 *
1 point
6 - O que Paulo escreveu sobre os mandamentos de Deus? Romanos 3:31; 7:12 *
1 point
7 - O que, segundo a Bíblia, aconteceria no futuro com a lei de Deus? Daniel 8:12; 7:25 (Marque as alternativas corretas) *
Satanás sabia da importância da Lei de Deus e decidiu misturar a verdade e a mentira, a tradição e a superstição para desvirtuar a orientação divina. Dizem as Escrituras: “Para sempre, ó Senhor, a Tua Palavra permanece no céu” (Sl 119:89). São “fiéis todos os Seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre” (Sl 111:7,8). Os mandamentos que Satanás odeia e procura destruir ao longo das eras serão honrados pelos filhos de Deus nesta terra e por toda a eternidade.
1 point
Required
8 - O que os homens fizeram com a verdade de Deus? Romanos 1:25 *
1 point
9 - O que muitos seguem hoje em lugar dos mandamentos de Deus? Marcos 7:6- 9, 13 (Marque as alternativas corretas) *
1 point
Required
10 - O que é mais importante para Deus? Atos 5:29; Tito 1:14 *
Um Deus que ama sabe o que é melhor para Seus filhos. A lei é um guia de conduta que nos protege de dor e sofrimento em nossas relações. A obediência demonstra intimidade com Cristo, pois só Ele pode mudar nosso caráter e nossas inclinações. Por meio de Seu Espírito Ele nos capacita a obedecer e escreve os princípios da lei em nosso coração (Jr 31:33).
1 point
11 - Hoje, na nova aliança, não temos as tábuas de pedra com a lei. Onde a lei deve estar gravada nesta nova aliança? Hebreus 8: 10, João 14: 15 *
1 point
Recapitulação
Os dez mandamentos estão divididos em DUAS partes. A função da lei é revelar o pecado. Jesus obedeceu e nunca mudou nenhum dos MANDAMENTOS A profecia sobre a mudança dos mandamentos está no livro de DANIEL capítulo 7, verso 25. A verdade foi jogada por TERRA. A lei de Deus é SANTA, justa e BOA. Os homens transformaram a verdade de Deus em MENTIRA. Hoje, muitos seguem tradições e mandamentos de HOMENS.


Reflexão: Jesus amou a humanidade o suficiente para morrer em uma cruz. Você ama suficientemente
a Jesus para viver uma vida de obediência?
Minha Decisão: (Marque Quantas desejar)
Clear selection
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy