Exame
Avaliação 1
Nome *
Your answer
1. Qual das opções abaixo iriam impedir a correta aferição das pressões de fechamento de poço? *
2. Qual das alternativas não requer um flowcheck?
3. Quais das afirmações abaixo sobre o BOP anular é verdadeira?
4. Por que medir e registrar pressões reduzidas de circulação?
5. Em qual condição uma operação de EDS (EmergencyDisconnectSequence) não teria sucesso no fechamento do poço?
6. Operações marítimas com o revestimento podem ser afetadas pelo heave. Quais consequências que o heave pode trazer para o poço?
7. O que aconteceria se um elemento de autopreenchimento (autofill-tube type) do revestimento não se converte num elemento flutuante (checkvalve)? (Assuma que a pasta de cimento é mais pesada que o fluido de deslocamento)?
8. Qual é a principal função da válvula de choke no sistema de controle de poço como todo?
9. Você toma um kick e o responsável pelo fluido (TQP) lhe informa que não há baritina suficiente para matar o poço. As pressões se estabilizaram. Enquanto o poço está fechado e você aguarda a chegada de mais baritina as pressões começam a crescer lentamente aumentando 100 psi a cada 30 minutos. Que providências você deve tomar?
10. Qual aparelho de medição de massa específica do fluido deve ser utilizado quando há ar ou gás dissolvido no mesmo?
11. Qual é o método de controle de poço que remove o kick antes de começar a bombear fluido novo (Killmud)?
12. Um poço é fechado. Qual será a pressão no choke caso o sitema se comporte como um tubo em U em condição estáticas?
Captionless Image
13. Em um kick tomado durante a perfuração da seção horizontal de um poço, por que existe pouca ou nenhuma diferença entre SIDPP e SICP? (Assuma que não há floatvalve na coluna)
14. O poço está preenchido com fluido de perfuração de 12,2 Ib/gal. Um tampão de cimento de 150 metros está assentado a 600 m (TVD) e devidamente testado. O fluido acima do tampão é substituído por salmoura de 10,2 Ib/gal. Se o tampão de cimento falhar,o que acontece com a pressão no fundo?
15. De quanto a pressão de pré-carga nas garrafas dos acumuladores montados no BOP submarino deve ser aumentada se a lâmina de água é de 1067 metros e o gradiente da água do mar é de 1,493 psi/m?
16. Por que o gás trapeado no BOP submarino é um problema?
17. Quando Circulando um kick usando o método do sondador a pressão no choke aumentou bruscamente em 200 psi. Logo em seguida, o operador do choke observa o mesmo aumento de pressão no manômetro do bengala. O que mais provavelmente aconteceu?
18. Uma ferramenta não cisalhável está sendo descida em um poço com BOP de superfície. Qual opção está disponível para o sondador se o poço fluir quando a ferramenta estiver na frente do BOP?
19. Qual é a função mais importante do Diverter numa sonda flutuante?
20. Qual é o propósito da válvula de by-pass de alta pressão na unidade de controle do BOP de superfície?
21. Qual é a razão de um simulado de diverter (diverterdrill)?
22. A lama de matar (killmud) está retornando após um controle de poço. Desliga-se a bomba e fecha-se o poço, mas o manômetro do bengala e edo choke marcam 100 si.Como você determinaria se essa pressão é uma pressão trapeada?
23. O que quer dizer o termo Margem de Segurança do Riser?
24. Qual das opções a seguir afetará o monitoramento da vazão de retorno do fluido numa sonda flutuante?
25. Você está perfurando uma fase de um poço e o volume máximo de kick, de acordo com os critérios de tolerância ao kick, é menor do que o volume que a sonda consegue detectar e fechar o poço. Que ação poderia ser tomada?
26. Qual das seguintes situações poderia resultar num kick por pistoneio durante uma operação de descida de revestimento?
27. Qual das seguintes afirmativas é verdadeira para a operação com Bop submarino?
28. Um poço está sendo perfurado numa lâmina d’água de 2591 m. O poço entra em kick e a pressão se estabiliza: (informações na tabela abaixo). Você está preocupado com as pressões na sapata e na linha de kill. O que você deve antes de matar o poço com o método de Engenheiro?
Captionless Image
29. Durante o controle de poço usando o método do Engenheiro, parou-se de circular quando a lama de matar chegou na broca, mantendo a pressão no fundo do poço constante. Que pressão deve-se ter no manômetro do bengala se foi usada a lama de matar (killmud) apropiada e não há pressão trapeada?
30. Você está usando o método volumétrico para controlar um kick de gás em um poço vertical. Quando deve ocorrer a máxima pressão na sapata?
31. Enquanto perfurando, foram reportados maiores volumes de retorno durante as conexões das últimas cinco seções. Você faz outra conexão e o retorno do poço não está diminuindo. Houve um ganho de 5 bbls nos últimos 3 minutos. O químico de fluidos (MudEngineer) te diz que o ganho de fluido é resultado do efeito ballooning. Qual a sua análise da situação?
32. A bomba foi desligada no meio da primeira circulação do método do Sondador. A pressão no bengala ficou igual a 525 psi e a pressão no choke ficou igual a 700 psi. Qual o overbalance atuando no poço? Informações do poço:
Captionless Image
33. A sua sonda acabou de completar de maneira bem sucedida uma operação de amortecimento de poço no mar. Antes de fazer a operação de retirada do gás trapeado abaixo do BOP, as seguintes informações abaixo foram coletadas. Qual a pressão que é mostrada no manômetro da kill?
Captionless Image
34. Durante uma operação de amortecimento em um poço submarino, a velocidade da bomba é aumentada enquanto a pressão estática na linha de matar é mantida constante. Caso os efeitos de ECD sejam ignorados, o que acontecerá com a pressão no fundo do poço?
35. Você está perfurando com uma broca de 121/4 “ com uma taxa de penetração média de 14 m/h. Nos últimos 60 minutos não houve mudança no nível do tanque.O que pode estar acontecendo no poço?
36. Qual dos indicadores de kick abaixo normalmente é detectado primeiramente?
37. O que o Sondador deverá fazer após ele observar uma quebra na taxa de perfuração (drilling break)?
38. Qual método é comumente usado para medir a perda de carga na linha do choke?
39. Utilizando o método do Engenheiro para amortecer um poço com um kick de gás, quando o fluido de perfuração (killmud) começa a afetar a pressão no choke?
40. Um dado poço é fechado depois de se perceber 25 bbls na superfície e obteva-se os valores de pressão estabilizados no bengala (SIDPP) e no anular (SICP) respectivamente 300 e 650 psi. Se o poço tivesse sido fechado com apenas 10 bbls de influxo, como seriam os valore das pressões estabilizadas em relação aos valores encontrados com 25 bbls?
41. A equipe de operação a cabo (wireline) informou ao sondador que estão puxando as ferramentas a cabo para fora do poço. Pouco tempo depois o sondador nota um ganho no tanque de manobra. O que provavelmente aconteceu?
42. Antes de passar elementos tubulares ou ferramentas não cisalháveis (non-shearables) através de um Bop submarino, que instrução você daria ao sondador para se ter uma operação segura?
43. Durante uma monobra de retirada de coluna do poço em uma sonda flutuante calculou-se que 5 barris de influxo foram pistoneados para o poço. Foi feita uma verificação par ver se o poço estava fluindo (flowcheck) e o resultado foi negatvo. É decidido continuar com a manobra. Se o influxo é de gás, o que pode acontecer com o poço?
44. Que produto pode ser usado para prevenir a formação de hidrato?
45. Durante a primeira circulação do método do Sondador, o Torrista afirma que o silo de baritina está entupido. Que ação deverá ser tomada?
46. Por que é importante monitorar o volume dos tanques durante a operação de controle de poço?
47. As medições de volumes de fluido que retorna do poço (flowback), os tempos de conexão, a mudança de nível de fluido nos tanques durante as conexões e as taxas de perdas de fluido durante a perfuração são fatores que ajudam a criar um retrato do comportamento do poço (fingerprint). Como essas informações do poço podem ajudar o sondador?
48. O que pode ser um problema quando se fecha BOP anular num revestimento de grande diâmetro?
49. Como o aumento da pressão afeta a massa específica de fluidos de perfuração de base aquosa?
50. O revestimento de 20 polegadas foi assentado e o BOP de 18 ³/₄ foi instalado. Você está perfurando com uma broca de 17 1/4 polegadas quando o poço recebe um influxo da formação (kick). Você fecha o poço mas não há nenhuma pressão de fechamento. Um dos membros da equipe da sonda observa o fluido borbulhando na superfície da água do mar próximo à sonda. Que barreira falhou em conter a pressão do poço?
51. Fluido de matar (killmud) está sendo circulado por dentro da coluna de perfuração em um poço horizontal. As bombas param e o poço é fechado assim que o fluido de matar entra no trecho horizontal (comprimento de 607 metros). Qual será a pressão de fechamento do poço por dentro da coluna de perfuração? (Assumir que não há floatvalve na coluna)
52. Durante a circulação de um kick, a bomba quebrou. Qual deve ser a primeira ação tomada?
53. A ferramenta de PWD (pressureWhileDrilling) no BHA pode indicar a redução da densidade equivalente de circulação (ECD) durante a perfuração. O que pode provocar uma redução da ECD durante a perfuração?
54. Durante a perfuração, um alarme toca indicando uma rápida perda de pressão no acumulador e o medidor de vazão (“flow meter”) registra movimento de fluido. Que ação deve ser tomada enquanto se espera o Engenheiro “Subsea”?
55. Na expulsão de um kick, você foi instruído a reduzir a velocidade de bombeio de 25 spm para 20 spm. A pressão final de circulação (PFC) é de 320 psi a 25 spm. Qual será a nova pressão final de circulação (PFC) a 20 spm?
56. O Sondador não mediu a PRC. Como a PIC pode ser determinada?
57. Ao tomar um kick, você fechou o poço com a broca no fundo. Qual é a leitura de pressão usada para calcular a pressão da formação?
58. Qual das afirmativas abaixo sobre a operação de BOP submarino é verdadeira?
59. Qual das ações abaixo deve ser tomada ao se perfurar uma zona de transição de pressões?
60. A linha do choke está cheia da mistura de água e glicol. Se o poço fechado e alinhado para a linha do choke qual será a pressão máxima estática de fratura a ser lida no choke? Dados abaixo:
Captionless Image
61. Durante a circulação de um kick pelo método do sondador, em um dado momento a pressão de circulação é de 100 psi. A pressão de circulação aumenta rapidamente para 1400 psi (com a velocidade da bomba constante). Chegou-se à conclusão que um dos jatos da broca foi entupido. Qual das seguintes alternativas irá manter a pressão no fundo do poço (BHP) constante?
62. Por que deve-se deixar uma capacidade reserva no sistema de tanques ativos durante a circulação do kick para fora do poço?
63. Por que garrafas do acumulador são montadas no BOP submarino?
64. Durante uma conexão o Sondador fechou o poço devido ao tempo anormalmente longo de retorno de fluido (flowback). As pressões estabilizadas na superfície foram iguais a 150 psi por dentro da coluna e no choke. Você suspeita do efeito ballooning da formação. Como você verificaria se realmente é ballooning?
65. Qual é o objetivo da primeira circulação do método do Sondador?
66. Durante a transição da perfuração de uma zona com pressão de poros normal para uma zona com pressão de poros anormalmente alta, que mudanças devem ser observadas no fluido de perfuração?
67. Num poço exploratório, como a pressão de fratura da formação abaixo da sapata geralmente é medida?
68. O que é um plano de prevenção e combate a kick?
69. Qual das opções abaixo é uma barreira operacional?
70. Calcule o peso máximo permissível do fluido de perfuração. Dados do Poço:
Captionless Image
71. Em que local a pressão no choke deve ser lida após o fechamento do poço devido a um kick?
72. Depois que você fechou um preventor anular, a pressão do acumulador caiu, mas não retornou à pressão normal de operação. O BOP fechou e você não vê vazamentos. Qual pode ser o problema?
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service