1- A História de Portugal está associada ao mar. Apesar dos perigos, o povo português não resistiu ao mistério e ao encanto que ele oferecia, conquistando mares e oceanos para descobrir terras novas, o que transformou completamente o mundo. Na literatura, a presença do mar é marcante, pode propiciar sonhos e equilibrar a realidade (guerra) e a irrealidade (dos sonhos).
“Cá fora, mal passámos a porta que dava para a varanda, o grande sopro do mar cobriu-nos, rodeou-nos, invadiu-nos. O nevoeiro tinha transfigurado tudo. Agora só cheirava a mar. Um perfume apaixonado de algas escorria das árvores. Lua e estrelas não se viam. Nem os plátanos se viam. Só se viam muros brancos no nevoeiro branco. Tudo estava imóvel e suspenso. Só a voz do mar se ouvia, espantosamente real, recriando-se incessantemente. E parecia que os grandes, verdes e violentos espaços marinhos, como sendo o nosso próprio destino, nos chamavam.”
Escreve um texto de opinião, de 150 a 200 palavras, em que defendas o teu ponto de vista sobre a importância do esforço individual, da esperança e da persistência para alcançarmos os nossos sonhos.