FILOSOFIA  TESTE SEUS CONHECIMENTOS  02.2
Sign in to Google to save your progress. Learn more
NOME: *
TURMA: *

QUESTÃO 01: (UECE-2022) “Havia duas festas anuais nas quais se encenavam tragédias. [...] A representação era prevista e organizada sob o patrocínio do Estado, pois era um dos altos magistrados da cidade quem se incumbia de escolher os poetas e de selecionar os cidadãos ricos, encarregados de cobrir todas as despesas. [...]. Consequentemente, esse espetáculo adquiriu as características de uma manifestação nacional. Esse fato explica com clareza certos aspectos da inspiração dos autores de tragédia. Eles se dirigiam sempre a um grande público, reunido numa ocasião solene: é normal que eles quisessem atingi-lo e interessá-lo. Eles escreviam na qualidade de cidadãos que se dirigiam a outros cidadãos”. (ROMILLY, J. A tragédia grega. Trad. bras. Ivo Martinazzo. Brasília: Ed. da UNB, 1998, p. 14-15). Essa tese de Jacqueline de Romilly (1913-2010) sobre a origem e as características da tragédia grega pode ser relacionada à tese de Jean-Pierre Vernant sobre a origem e as características da filosofia grega no seguinte: assim como a tragédia, a filosofia:

*
Captionless Image

QUESTÃO 02: (UFU-2020/2) “[...] em lugar de querer apresentar a filosofia como inovação radical, como queria Burnet; e também, em lugar de apresentar a filosofia como pura continuação do herdado, como queria Conford quando afirma que a filosofia era continuação racional do que os mitos narravam, Vernant apresenta as condições históricas, culturais e políticas que marcaram o surgimento da filosofia” (CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p. 36. Adaptado). De acordo com o excerto acima, a terceira corrente compreende o surgimento da Filosofia de um modo diferente de suas antecessoras, pois considera que a origem da Filosofia foi:

*
Captionless Image

QUESTÃO 03: (UPE-2015) Considere o texto a seguir: "Sobre a Gênese do pensamento filosófico - A filosofia, retomando as questões postas pelo mito, é uma explicação racional da origem e da ordem do mundo. A origem e a ordem do mundo são, doravante, naturais" (CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia, 1994, p. 32). No tocante a esse assunto, é CORRETO afirmar que: 

*
Captionless Image

QUESTÃO 04: (UNIMONTES-2016) A passagem da mentalidade mítica para o pensamento racional e filosófico foi gestado por fatores considerados relevantes à construção de uma nova mentalidade. Algumas novidades do período arcaico ajudaram a transformar a visão que o mito oferecia sobre o mundo e a existência humana. São fatores relevantes: a invenção da escrita e do(a):

*
Captionless Image

QUESTÃO 05: (UPE-2018) Em relação ao pensamento mítico, leia o texto a seguir: "O homem, admirado e perplexo, diante da natureza que o cerca, sem entender o dia, a noite, o frio, o calor, o sol, a chuva, os relâmpagos, os trovões, a terra fértil ou árida, sem entender a origem da vida, a morte e o seu destino eterno, a dor, o bem e o mal, recorre aos mitos” (SOUZA, Sônia Maria Ribeiro. Um outro olhar – filosofia. São Paulo: FTD, 1995, p. 39). A narrativa mítica tem significância para a existência humana no mundo. O mito tem uma representatividade singular para transmitir e comunicar o conhecimento acerca da realidade. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:

*
Captionless Image

QUESTÃO 06: (UnB-2012/1 Adaptada) No início do século XX, estudiosos esforçaram-se em mostrar a continuidade, na Grécia Antiga, entre mito e filosofia, opondo-se a teses anteriores, que advogavam a descontinuidade entre ambos. A continuidade entre mito e filosofia, no entanto, não foi entendida univocamente. Alguns estudiosos, como Cornford e Jaeger, consideraram que as perguntas acerca da origem do mundo e das coisas haviam sido respondidas pelos mitos e pela filosofia nascente, dado que os primeiros filósofos haviam suprimido os aspectos antropomórficos e fantásticos dos mitos. Ainda no século XX, Vernant, mesmo aceitando certa continuidade entre mito e filosofia, criticou seus predecessores, ao rejeitar a ideia de que a filosofia apenas afirmava, de outra maneira, o mesmo que o mito. Assim, a discussão sobre a especificidade da filosofia em relação ao mito foi retomada. Considerando o breve histórico acima, concernente à relação entre o mito e a filosofia nascente, assinale a opção que expressa, de forma mais adequada, essa relação na Grécia Antiga:

*
Captionless Image

QUESTÃO 07: (UNICHRISTUS-2023) A rica mitologia grega, conjunto de lendas e crenças que busca explicar, de forma simbólica, a origem e a realidade dos fatos, pode ser dividida em dois tipos de relatos, a saber:

*
Captionless Image

QUESTÃO 08: (UEA-2011) "Mito quer dizer 'palavra', 'discurso'. Ele não se opõe, de imediato, a logos cujo sentido primeiro é igualmente “palavra, discurso”, antes de designar a inteligência e a razão. Foi somente no quadro da exposição filosófica ou da pesquisa histórica que a partir do século V [a. C.] mito, postulado como oposição a logos, [passou a designar] uma asserção vã, sem fundamento" (Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego, sem data). Pode-se deduzir do trecho citado, que a distinção entre o pensamento filosófico e o discurso mítico decorre do fato de que na filosofia as asserções:

*
Captionless Image
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria de Estado da Educação.

Does this form look suspicious? Report