Cadastro Feira SUStentável
A alimentação adequada e saudável vem ganhando espaço na agenda das políticas públicas voltada à promoção da saúde e em diversas políticas e programas nacionais. É compromisso do Sistema Único de Saúde – SUS estimular ações integradas entre nutrição e a agricultura familiar nos espaços de saúde, incentivando o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, de cultivo regional, sem uso de agrotóxicos, evitando o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Considerando esse cenário e o imperativo de desenvolver ações efetivas para a promoção da alimentação adequada e saudável é que foi proposto a implantação da Feira SUStentável aos trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e do entorno do Centro Político Administrativo (CPA), oportunizando a oferta e o consumo de alimentos adequados e saudáveis no que compreende um processo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Objetivo geral: promover a alimentação adequada e saudável aos trabalhadores e trabalhadoras da SES-MT e do entorno do CPA em consonância com a Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN e o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Objetivos específicos: estimular o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados; fomentar a economia solidária e o consumo sustentável de alimentos regionais, fortalecer a Agricultura Familiar de Mato Grosso (MT); possibilitar espaço para produtos e ações que promovam a sustentabilidade e o descarte consciente de resíduos recicláveis; realizar orientações alimentares e nutricionais aos trabalhadores e trabalhadoras da SES-MT e do entorno do CPA.

Metodologia: para realização da feira articulamos de forma intra e intersetorial com potenciais parceiros e parceiras, trabalhadores e trabalhadoras e gestores e gestoras da SES-MT.
As atividades são desenvolvidas semanalmente, às quintas-feiras, entre 15h30min e 18h, na calçada interna da SES-MT. Para a comercialização de alimentos e produtos alimentícios é imperativo que os alimentos sejam advindos da Agricultura Familiar de MT, sendo de cultivo agroecológico e/ou orgânico; o mesmo serve para a comercialização dos produtos processados quanto a produção ser feita em MT. Qualquer produto advindo de outros estados do país e produtos ultraprocessados não serão expostos e/ou comercializados na Feira SUStentável. Os expositores fazem um cadastro para participar do projeto. Sendo aprovado e havendo vaga disponível, poderá expor/comercializar seus produtos. Há o estímulo para o uso de sacolas sustentáveis (ecobags) pelos comerciantes e participantes da feira. Recomenda-se o uso mínimo de sacolas plásticas para acondicionar os produtos.
As atividades de EAN para a promoção da alimentação adequada e saudável acontecem quinzenalmente durante a realização da feira abordando temas que despertem aos trabalhadores e trabalhadoras a adoção de práticas alimentares mais saudáveis, inclusive em seus horários de trabalho; o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, livres de agrotóxicos; a importância da economia solidária e do consumo sustentável. AS atividades são divulgadas através de um Boletim Nutricional eletrônico produzido pelos estagiários de Nutrição Social da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso.
Na última quinta-feira de cada mês é realizada a edição especial da Feira. Além dos produtos semanalmente expostos são realizadas Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS) - danças circulares, atividade laboral, Reike, auriculoterapia, entre outros); comercialização de artefatos de sebos (livros, discos de vinil, CDs e outros), leitura e arte, além de proporcionar espaço para a exposição de trabalhos manuais de trabalhadores e trabalhadoras da SES-MT (ativos ou aposentados) - pintura em tela, artesanatos, fotografias e outros.

Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
Superintendência de Atenção à Saúde
Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde
Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição

Email address *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service