uma ação da Casa Balagan
** O preenchimento desta ficha não garante a seleção no ateliê. **
A Casa Balagan organiza, a cada mês, com uma artista-escritora convidada, um ateliê em torno da palavra, do verbo, como ato que atravessa territórios, transforma e cria mundos. São encontros com mulheres - dramaturgas, poetisas, antropólogas, romancistas -, em cuja obra percebemos poesia, movimento, resistência e provocação. (Em) palavradaS - que quer dizer entre palavras, envolta por palavras, ou ainda, investidas, munidas de palavras - é uma ação em que cada artista partilha como a escrita pode ser uma ferramenta expressiva, para habitar e agir no mundo.
Os Ateliês têm por objetivo a aproximação com a obra de cada artista-escritora, a partilha e o exercício prático-criativo conduzido por elas.
*
Primeiro Ateliê:
O MITO EM CENA - Desvio Dramatúrgico no Teatro Contemporâneo
Dirigido por Lina Prosa
21 a 24 de agosto
O ateliê é dedicado à elaboração dramatúrgica do mito no teatro contemporâneo, partindo de duas questões de base: o mito pode ter ressonância na realidade contemporânea? É possível que o mito, como memória, dê sentido à busca de novas linguagens e à criação teatral?
O programa inclui três momentos de trabalho que integram simultaneamente teoria e prática:
As origens do teatro ocidental e a dramaturgia do mito análise e passagem da palavra da dimensão cotidiana (palavra igual) para a mítica (palavra desigual), invenção da personagem desigual e ensaio de escrita.
Solicitamos aos participantes que levem, para o início do Workshop, sete pequenas pedras do tamanho de um confete.
*
Lina Prosa é autora de Programa Pentesiléia - treinamento para a batalha final, traduzido para o português pelo filósofo Laymert Garcia dos Santos e encenado pela Cia Teatro Balagan (em cartaz no Sesc Belenzinho,
https://www.sescsp.org.br/programacao/128341_PROGRAMA+PENTESILEIA+TREINAMENTO+PARA+A+BATALHA+FINAL , em co-produção com a Caseiras Produções).
Lina é também a autora da Trilogia do Naufrágio - composta por Lampedusa Beach, Lampedusa Snow, Lampedusa Way - que se afirma internacionalmente como uma obra emblemática da sua produção dramatúrgica. Em 2014 dirige a Trilogia do Naufrágio no Théâtre Vieux-Colombier, sendo a primeira autora e encenadora italiana a dirigir na cena da Comédie Francaise, em Paris.
Desde em 1996 desenvolve, em parceria com Anna Barbera, o Progetto Amazzone, projeto multidisciplinar sobre Mito, Ciência e Teatro, dedicado ao corpo como limite, utopia, cena do extremo (câncer de mama). O projeto fundado compreende a Giornate Biennali Internazionali e o Centro Amazzone, do qual faz parte o Teatro Studio Attrice/Non.
Em 2015, recebeu o Prêmio de Crítica Teatral Italiana de Dramaturgia. Recebeu do Ministério da Cultura Francesa o título “Chevalier des Arts et des Lettres”. Suas obras já foram traduzidas para o francês, inglês, catalão, croata, português, alemão e bretão.
.
Próximos Ateliês:
Setembro - 18 a 21 de setembro de 2017. Guerra dos pinguelos, oral e escrita ou a Voz do sexo, com Betty Mindlin (datas a confirmar)
Outubro - 23 a 26 de outubro de 2017, com Valderez Cardoso Gomes (datas a confirmar)
Novembro – 20 e 22 de novembro de 2017. A Memória como matéria de criação, com Dalila Teles Veras (datas a confirmar)
__
Dias: Segunda a Quinta Feira
Horário: 19h às 22h
Local: Casa Balagan - Alameda Olga, 444 Telefone 3667-4596
Carga Horária Total: 12h
Participantes: 15 vagas
Formas de pagamento
. 1 Ateliê de 4 dias - 450,00
. 1 Ateliê de 2 dias - 300,00
Descontos:
Para participar de 2 ateliês - 5%
Para participar de 3 ateliês - 7%
Para participar de 4 Ateliês -10%
__
Local:
CASA BALAGAN
Al. Olga, 444
Barra Funda, São Paulo / SP - CEP 01155-040
Mapa:
https://goo.gl/maps/D1rN54PAU7w(11) 3667-4596
contato@ciateatrobalagan.com.brwww.ciateatrobalagan.com.brwww.facebook.com/ciateatrobalaganwww.instagram.com/ciateatrobalaganInscreva-se em nosso mailing:
https://goo.gl/Dq4ShOObs.: As atividades da Casa Balagan não contam com patrocínio ou qualquer outro tipo de apoio e os valores investidos são destinados ao pagamento da estrutura do espaço, manutenção e pró-labores dos profissionais que organizam e/ou ministram as ações.