Borboletas Diurnas da PPLSSA
12 e 13 de setebro 2020
A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) abrange cerca de 1192 hectares e distribui-se maioritariamente pela Freguesia do Turcifal e pela União das Freguesias de Dois Portos e Runa, englobando ainda pequenas áreas da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. A sul confina com o concelho de Mafra onde se desenvolve a encosta Sul da Serra do Socorro.
A PPLSSA apresenta elementos com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.
Entre os valores da fauna existentes destacam-se as Borboletas - Papilio Machaon, Iphiclides feisthamelli, Zeryntia rumina, Thymelicus sylvestris, Pieris brassicae, Pieris rapae e Colias croceus.
Esta ação de formação tem como objectivo fornecer as bases para a identificação das espécies mais frequentes na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira e capacitar os participantes a efectuarem um transecto de monitorização regular. Este projecto integrará a rede de transectos de monitorização de Borboletas diurnas (eBMS). Pretende-se ainda cativar os participantes em ingressar num grupo de voluntários para participarem em acções futuras dinamizadas pelo Município.
Na sessão teórica será abordado o ciclo de vidas das borboletas diurnas, as famílias presentes em Portugal e como identificar as espécies que ocorrem regularmente na PPLSSA. Será também abordada e explicada a metodologia utilizada para monitorizar borboletas.
Nas saídas de campo ocorrerão a definição e caracterização do transepto e praticar o registo das borboletas nas folhas de campo e a realização do censo de borboletas e continuação da formação prática.

Formador: Hélder Cardoso (www.heldercardoso.com)

Estrutura da Formação
12 de setembro
10h00-12h30- Sessão teórica (CI PPLSSA)
12h30- 14h00 – Almoço (livre)
14h00 – 16h00 – Sessão prática (Serra da Archeira)
13 de setembro
10h00 – 12h30 - Sessão prática (Serra da Archeira)

Informações: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt
Nome do participante *
E-mail *
Autoriza o tratamento dos seus dados pessoais, apenas para fins constantes do presente procedimento? *
Autorizo a realização de inquéritos, através dos contactos disponibilizados, que permitam aferir a satisfação? *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy