Ateliê de Cantos e Versos
O Ateliê de Cantos e Versos é um espaço de encontro com a voz própria, por meio de cantos coletivos de rituais, de festas, de reza e de trabalho, presentes na cultura popular de países da América Latina e Península Ibérica. Buscamos, na escuta das narrativas presentes nos versos que fazem parte da nossa ancestralidade, nos conectar com nossa própria história, trazendo nossas palavras e nossas próprias narrativas para o canto.

O Ateliê tem como objetivo ampliar os modos de dizer, valendo-se do universo da voz cantada, criando novos sentidos a partir do contato com nosso corpo, nossa voz e com as narrativas que nos atravessam. Acreditamos que todas as pessoas podem cantar, por isso proporcionamos um ambiente acolhedor para que os participantes se sintam à vontade para se expressar, sem julgamentos e sem a necessidade de cantar de acordo com modelos pré-estabelecidos.

Os participantes serão convidados a experimentar vozes diferentes (timbres) daquelas a que estamos acostumados a produzir e a improvisar com versos, melodias e ritmos a partir do repertório dos cantos. Todo o processo é permeado pela escuta das narrativas dos participantes, de modo que todos possam tomar contato com sua voz própria a partir da experiência de escutar ao outro e ser escutado, acolher e ser acolhido, nesse ambiente que busca abrir espaço para a voz de todos.

Público alvo: todas as pessoas interessadas em cantar e descobrir algo sobre sua voz (a partir de 18 anos)
mini bio
Renata Gelamo é arte-educadora e produtora cultural. Doutora em Artes (Arte e Educação) pelo Instituto de Artes da Unesp (2018), mestre (2006) em Estudos Linguísticos e graduada em Fonoaudiologia (2001) pela Unesp. Professora do curso de pós-graduação A Arte de Contar Histórias (FACON/A Casa Tombada) e do curso de pós-graduação Canção Popular: criação, produção musical e performance (FASM/Faculdade Santa Marcelina). Integrante do Grupo Vocal SP, formado por profissionais da voz e que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Integra o Arte da Voz com Nani Barbosa e Ritamaria. Fundadora do projeto Ateliê de Voz, um espaço para a voz-experiência e para a pesquisa da voz própria.

Ritamaria é cantora, compositora, educadora musical, investigadora da expressividade pessoal através do corpo-voz e do som. Desenvolve pesquisa ligada à performance, educação musical, voz, instrumentos não convencionais, percussão corporal, processos criativos e interação entre linguagens. Seu trabalho tem circulado pela América Latina desde 2014, através dos seminários realizados pelo FLADEM. Em 2018 fez parte do corpo docente do Primeiro Curso de Formação em Pedagogias Abertas do Fladem (Lima). Atuou como música-educadora no Projeto A Música da Gente 2018, coordenado por Carlos Kater. É integrante da Orquestra do Corpo e do grupo vocal feminino Vozeiral. É integrante do Fladem Brasil desde 2013, atuando como coordenadora da Região Sudeste (2018-19).
quando
21, 23, 28 e 30 de janeiro de 2020
Terças e quintas
10h às 12h
quanto
250,00

Assim que preencher esse formulário você receberá um email com as informações de como realizar o pagamento via transferência bancária.
cancelamento/desistência
Desistência da inscrição com até 1 mês de antecedência do encontro, será restituído o valor integral depositado (descontando-se a taxa de transação bancária em caso de DOC/TED).

Desistências com até 2 semanas de antecedência, será restituído o valor correspondente a 60% do valor depositado.

Desistências com 1 semana de antecedência, será restituído o valor correspondente a 30% do depositado.

Períodos menores que esse não terão restituição de valores.
onde
A Casa Tombada
Rua Ministro Godoi, 109 - Perdizes
Ao lado do Parque da Água Branca

www.acasa.tombada.com.br
nome *
Your answer
data de nascimento *
MM
/
DD
/
YYYY
email *
Your answer
telefone *
Your answer
como ficou sabendo da oficina?
Your answer
faltou contar alguma coisa? alguma dúvida ou sugestão?
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy