A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria firmada com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC), lançou em Dezembro de 2021 o “Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense” - PFAF.
Seguindo os princípios da Economia Criativa, o Programa visa fomentar o artesanato Fluminense a partir de pontos estruturantes, tais como a capacitação dos artesãos e a estruturação e produção de feiras de artesanato. As feiras serão realizadas nas 46 cidades impactadas pelo projeto.
Este formulário intui mapear o artesão fluminense, no que se refere ao seu município de atuação e seu fazer artístico, a partir de suas expressões culturais de valor material e com forte carga imaterial, que estão inseridos entre a tradição e a contemporaneidade de seus territórios de atividade. Este, sujeito possuidor do conhecimento de um ofício/técnica manual e com capacidade de transmiti-los.
Para fins deste formulário, será compreendido por:
“Produtos artesanais são aqueles confeccionados por artesãos, seja totalmente à mão, com o uso de ferramentas ou até mesmo por meios mecânicos, desde que a contribuição direta manual do artesão permaneça como o componente mais substancial do produto acabado. Essas peças são produzidas sem restrição em termos de quantidade e com o uso de matérias primas de recursos sustentáveis. A natureza especial dos produtos artesanais deriva de suas características distintas, que podem ser utilitárias, estéticas, artísticas, criativas, de caráter cultural e simbólicas e significativas do ponto de vista social” (UNESCO, 1997, apud BORGES, 2011, p. 21).
Para dúvidas e mais informações:
ppgd.projetos@gmail.com