FORMULÁRIO DE CADASTRO DO ARTESÃO FLUMINENSE
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria firmada com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC), lançou em Dezembro de 2021 o “Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense” - PFAF.

Seguindo os princípios da Economia Criativa, o Programa visa fomentar o artesanato Fluminense a partir de pontos estruturantes, tais como a capacitação dos artesãos e a estruturação e produção de feiras de artesanato. As feiras serão realizadas nas 46 cidades impactadas pelo projeto.

Este formulário intui mapear o artesão fluminense, no que se refere ao seu município de atuação e seu fazer artístico, a partir de suas expressões culturais de valor material e com forte carga imaterial, que estão inseridos entre a tradição e a contemporaneidade de seus territórios de atividade. Este, sujeito possuidor do conhecimento de um ofício/técnica manual e com capacidade de transmiti-los.

Para fins deste formulário, será compreendido por:
“Produtos artesanais são aqueles confeccionados por artesãos, seja totalmente à mão, com o uso de ferramentas ou até mesmo por meios mecânicos, desde que a contribuição direta manual do artesão permaneça como o componente mais substancial do produto acabado. Essas peças são produzidas sem restrição em termos de quantidade e com o uso de matérias primas de recursos sustentáveis. A natureza especial dos produtos artesanais deriva de suas características distintas, que podem ser utilitárias, estéticas, artísticas, criativas, de caráter cultural e simbólicas e significativas do ponto de vista social” (UNESCO, 1997, apud BORGES, 2011, p. 21).

Para dúvidas e mais informações: ppgd.projetos@gmail.com

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy