O Rio Grande do Sul enfrenta atualmente um de seus maiores desafios: o atendimento de milhares de pessoas atingidas pela enchente histórica que afetou centenas de cidades em maio de 2024. O ecossistema do audiovisual gaúcho, composto por instituições, produtoras, empresas da cadeia produtiva, fornecedores, profissionais e prestadores de serviço do audiovisual precisa de um futuro para vislumbrar. Considerando este contexto, surge o movimento "Futuro Audiovisual RS", reunindo os principais agentes do audiovisual do estado em uma união histórica.
A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul por nove dias a partir de 29 de abril de 2024 afetou 445 dos 497 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil do RS, mais de 130 pessoas perderam a vida, 756 se feriram e 125 estavam desaparecidas nesta histórica enchente até o dia 11 de maio. São mais de 537 mil desalojados e cerca de 81 mil pessoas em abrigos. Estima-se que o temporal tenha atingido 2,1 milhões de pessoas. A trágica situação levou o governo do RS a decretar estado de calamidade pública.
O drama decorrente desta catástrofe climática atinge todas as pessoas que vivem no território gaúcho, incluindo muitos de nossos colegas e amigos profissionais do audiovisual.
Assim, instituições de audiovisual do RS como SIAV https://www.fiergs.org.br/sindicatos/sindicato-da-industria-audiovisual-do-estado-do-rio-grande-do-sul-siav , APTC https://aptcrs.wordpress.com/ , FUNDACINE http://www.fundacine.org.br/ , INSTITUTO AKAMANI https://institutoakamani.com.br/ , ACCIRS http://www.accirs.com.br/ e MACUMBA LAB https://www.instagram.com/macumba_lab/ , além de produtoras de cinema como Okna Produções https://okna.com.br/en/ , Casa de Cinema de Porto Alegre https://www.casacinepoa.com.br/ , Yatta Filmes https://www.instagram.com/yattafilmes/ , Locall https://www.locall.com.br/ (que está recendo donativos em Porto Alegre), fornecedores e profissionais do audiovisual gaúchos, colaboradores nacionais como API https://www.apiaudiovisual.org.br/ e diversos outros parceiros estão unidos nesta grande ação coletiva intitulada "Futuro Audiovisual RS".
Juntos, buscaremos mitigar, entre os profissionais de cinema e vídeo, os efeitos deste desastre. Para ajudar, é possível fazer doações monetárias, que serão destinadas com rigor, responsabilidade e transparência às pessoas do audiovisual que foram mais afetadas.
Para que tu possas se beneficiar desta ação, preencha o formulário publicado neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbDgvnSLxDAXCX9XBstCaUJ5fUsbFbvDx5VDaGE0kHQfG9DA/viewform . A partir dele, faremos o mapeamento dos necessitados e daremos seguimento a ações de auxílio.
Para fazer parte dessa reconstrução doe pelo pix futuroaudiovisualrs@akamani.com.br .
Para Informações: https://www.instagram.com/futuro_audiovisual_rs