1ª Atividade - 4º Bim. (Física - 1 ano - Dinâmica)
Atividade de Física do Prof. Humberto Oliveira.
Qual o seu nome? *
Escreva seu nome completo.
1 point
Qual a sua escola e turma? *
Leia o texto abaixo e responda as questões.
A 𝐌𝐞𝐜â𝐧𝐢𝐜𝐚 é o ramo da Física que se dedica à compreensão dos movimentos. Essa subdivisão da Física analisa os movimentos descrevendo-os matematicamente (𝐂𝐢𝐧𝐞𝐦á𝐭𝐢𝐜𝐚) e compreendendo suas origens (𝐃𝐢𝐧â𝐦𝐢𝐜𝐚). Portanto, a 𝐃𝐢𝐧â𝐦𝐢𝐜𝐚 é a parte da mecânica que se dedica ao estudo das forças que são responsáveis pela origem dos movimentos.

𝐅𝐨𝐫ç𝐚 𝐞 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨

O estudo da Dinâmica nasceu com as observações de Aristóteles em relação ao movimento dos corpos. Para esse filósofo, a velocidade estava diretamente relacionada com uma força que agia de modo contínuo sobre um corpo. Se a força cessasse, a velocidade seria reduzida a zero.

A ideia de inércia proposta por Galileu Galilei e desenvolvida por Isaac Newton prova que a velocidade pode ser mantida mesmo sem a aplicação de uma força. Objetos que se movem com velocidade constante não estão submetidos à ação de uma força resultante. As forças aplicadas sobre objetos geram mudanças de velocidade, portanto, conclui-se que não há aceleração sem aplicação de força.

Os estudos desenvolvidos por Newton são os pilares da Dinâmica. Por intermédio das leis de Newton, podemos compreender como ocorrem as interações entre os corpos e a real origem dos movimentos.

𝐏𝐫𝐢𝐧𝐜𝐢𝐩𝐚𝐢𝐬 𝐭𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐃𝐢𝐧â𝐦𝐢𝐜𝐚

𝐋𝐞𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐍𝐞𝐰𝐭𝐨𝐧

As Leis de Newton para o movimento, bem como suas aplicações, são determinantes para a compreensão de inúmeros fenômenos cotidianos. As forças de atrito, força elástica, equilíbrio dos corpos, entre outras, são desdobramentos dessas leis e estão presentes em diversas situações cotidianas.

𝐆𝐫𝐚𝐯𝐢𝐭𝐚çã𝐨

A Gravitação analisa e compreende como ocorrem os movimentos de planetas e satélites naturais ou artificiais. Em Gravitação, destacam-se a lei da gravitação universal proposta por Newton e as leis de Kepler para o movimento planetário.

𝐄𝐧𝐞𝐫𝐠𝐢𝐚

O estudo da Dinâmica envolve a compreensão das formas diversas de energia envolvidas no movimento. Nos estudos referentes à energia, destacam-se a compreensão da energia cinética e potencial e definição de trabalho mecânico, potência e conservação da energia.
1) A parte da Física que se dedica ao estudo das forças que são responsáveis pela origem dos movimentos é chamada de: *
1 point
2) A parte da Física que descreve matematicamente os movimentos é chamada de: *
1 point
3) O estudo da Dinâmica nasceu com as observações de: *
2 points
4) Qual dos cientistas abaixo é conhecido por desenvolver os pilares da Dinâmica? *
2 points
Nas questões abaixo, considere os principais temas estudados pela Dinâmica e selecione o tema correto conforme a descrição.
5) As Leis de Newton para o movimento, bem como suas aplicações, são determinantes para a compreensão de inúmeros fenômenos cotidianos. As forças de atrito, força elástica, equilíbrio dos corpos, entre outras, são desdobramentos dessas leis e estão presentes em diversas situações cotidianas. *
1 point
6) A Gravitação analisa e compreende como ocorrem os movimentos de planetas e satélites naturais ou artificiais. Em Gravitação, destacam-se a lei da gravitação universal proposta por Newton e as leis de Kepler para o movimento planetário. *
1 point
7) O estudo da Dinâmica envolve a compreensão das formas diversas de energia envolvidas no movimento. Nos estudos referentes à energia, destacam-se a compreensão da energia cinética e potencial e definição de trabalho mecânico, potência e conservação da energia. *
1 point
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.