Edital de ocupação do projeto Arte ao Cubo 2018
Edital de ocupação do projeto Arte ao Cubo 2018
A Coordenação Cultura do Sesc-To; por meio da Promotoria de Artes Visuais, comunica aos interessados que receberá, de 14 a 30 de novembro de 2017 a documentação referente ao edital para exposições no projeto Arte ao Cubo 2018.
Serão aceitas propostas de arte preferencialmente contemporânea nas modalidades de "site specific": intervenção urbana e grafite arte. Site specific trata-se em geral, de obras criadas e planejadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado, em que os elementos estéticos dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. Nesse sentido, a noção de site specific liga-se à ideia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço - incorporando-o à obra e/ou transformando-o, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou áreas urbanas.

a) Cronograma:
As inscrições acontecerão de 14 a 30 de novembro de 2017.
A seleção acontecerá de 04 a 06 de dezembro e o resultado será divulgado em até 10 dias úteis a partir do encerramento das inscrições através de e-mail, ligação telefônica e por meio do site.
As datas das exposições serão definidas pela promotoria de artes visuais do Sesc Tocantins.

b) Regulamento:
1.Finalidade:
1.1. O presente edital tem por objeto regular a seleção dos projetos para ocupar o projeto Arte ao Cubo na praça externa do Centro de Atividades do Sesc – palmas, para o ano de 2018. E em consonância com as diretrizes do Sesc serão selecionados preferencialmente trabalhos ligados a arte contemporânea. Cada projeto permanecerá em exposição por, no mínimo, 75 dias.

2.Participação:
O presente edital destina-se a participação de fotógrafos e artistas plásticos e/ou visuais (amadores e profissionais) residentes no estado do Tocantins, demais estados da federação e estrangeiros. Adolescentes ou menores de 18 anos deverão nomear um representante legal (procurador, pais ou responsáveis) para o ato de inscrição, devendo anexar procuração pública específica, cópia do CPF, RG e comprovante de residência ao projeto.

3. Inscrições:
3.1- Para se inscrever, é necessário o preenchimento de todo o formulário disponível no link: https://goo.gl/forms/1r6skyrifxzghwwb2
a) No portfólio deverá conter os seguintes dados: projeto especificando claramente qual a proposta para a exposição, isto é, descrição conceitual da exposição, relatar como será a instalação da obra no espaço, qual técnica será utilizada, as temáticas, o tempo necessário para a execução do projeto, um breve currículo e demais informações que forem necessárias para o entendimento da obra. Deverá conter no mínimo 7 (sete) fotos coloridas de trabalhos recentes do artista para ilustrar a habilidade do mesmo em executar o projeto. E se tratando de fotografia deverá ser apresentado a técnica e material na qual se pretende imprimir e como serão expostas na praça. Se tratando de fotografias de pessoas deverá apresentar as documentações referentes ao uso de imagens observando a legislação vigente no país. Para projetos não convencionais (instalação, multimídia, montagem especial ou novas mídias) são necessários maiores detalhamentos para que se compreenda a proposta.
3.2 - Por estar localizado em espaço público o site specific/projeto apresentado deverá ter classificação indicativa livre observando a legislação vigente. nesse sentido não deverá apresentar temas ou imagens que possam ferir a legislação vigente.
3.3 - Em caso de exposição coletiva deverá conter no portfólio o breve currículo artístico de cada um dos artistas.
3.4 - A proposta selecionada não poderá ser substituída.
3.5. No portfólio deverá conter ainda os seguintes itens:
a) Memorial descritivo: texto sucinto (mínimo meia lauda e máximo 2 laudas) sobre a poética e o conceito das obras,
b) Demandas técnicas para a montagem dos trabalhos, descrevendo materiais e mão-de-obra necessários para a execução do projeto e informações relevantes sobre a proposta de ocupação do site specific – Arte ao Cubo;
c) Projeto expográfico: composição, planejamento e organização, espacial e gráfica, do espaço expositivo, à partir das características da praça que abriga o projeto arte ao cubo: na forma de ilustrações; ou croquis; ou esquemas; ou maquetes ilustrando como ficará a obra instalada no espaço. Experimentos com suportes e materiais não usuais deverão trazer informações detalhadas sobre manuseio, especificações técnicas e montagem específica. Montagens e técnicas com suportes, tecnologias e materiais não usuais serão avaliados, anteriormente, pelos engenheiro e técnicos responsáveis pela manutenção do projeto arte ao cubo;
d) Planilha de custo detalhada com os materiais necessário para a execução da obra;
e) Portfólio artístico contendo um breve currículo e trabalhos artísticos anteriores. Se a proposta for coletiva esse item deverá contemplar a todos os membros.
f) Uma proposta de oficina destinada ao público interessado com duração de 8 horas/aula. A proposta deverá conter os seguintes itens: proposta pedagógica, público alvo, horas/aulas, número de alunos, espaço físico necessário e materiais necessários.
04. Para efeito de divulgação da exposição é exigido que o artista entregue o mínimo de 03 e máximo de 05 imagens em formato jpeg. As imagens serão enviadas para o email: artesplasticas@sescto.com.br após a aprovação do projeto e deverão ilustrar a poética abordada na exposição;
05. O descumprimento de qualquer item ou subitem do presente regulamento dão o pleno direito à comissão de seleção de desclassificar o artista, ou grupo inscrito para o processo de seleção do projeto arte ao cubo 2018.

4 - Da seleção
4.1- A seleção será feita por uma comissão, especialmente designada para esse fim, a ser constituída por (três) membros, todos com conhecimento necessários das diretrizes do Sesc para análise das propostas.
4.2- A missão da comissão será a de analisar as propostas apresentadas e definir quais as que atenderam as exigências deste edital.
4.3 – Serão ainda critério de seleção para compor a pauta da galeria a diversidade para que o público tenha a oportunidade de experienciar diferentes temas, linguagens plásticas, técnicas e suportes como uma forma de enriquecimento do conhecimento estético.

5 – Autorização do uso de imagem
5.1- o autor cede e transfere ao Sesc, neste ato e a título universal, os direitos de uso de imagem relativos às obras, razão pela qual poderá o Sesc, a seu único e exclusivo critério, utilizar as imagens das obras em ações sejam elas públicas e/ou privadas, com ou sem fim lucrativo, e, inclusive, para outros fins, tais como, mas não limitado a, (i) reprodução das obras em catálogos e em toda e qualquer outra forma de comunicação, em mídias impressa e eletrônica, que tenha por objetivo a divulgação de exposições, mostras e outras ações do gênero, bem como de quaisquer outras utilizações das obras pelo Sesc e terceiros autorizados a utilizá-las; (ii) reprodução das obras em materiais didáticos e congêneres, em suportes materiais impressos e eletrônicos, sem limitações e/ou restrições de qualquer espécie, notadamente no que tange a quantidade de edições e exemplares; (iii) reprodução das obras em livros e outras obras impressas de qualquer natureza, inclusive os de finalidade não didática, sem limitações e/ou restrições de qualquer espécie, notadamente no que tange a formatos, quantidade de edições e exemplares; (iv) reprodução e inclusão das obras em banco de dados digital do Sesc e terceiros autorizados pelo Sesc, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie; (vi) reprodução e inclusão das obras em sites na internet do Sesc e terceiros autorizados pelo Sesc, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie; (vi) reprodução das obras em mídias e meios de comunicação impressa e eletrônica, para fins de divulgação e promoção do Sesc e de suas atividades, bem como de terceiros autorizados pelo Sesc, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie; (vii) toda e qualquer outra modalidade de utilização, meio de comunicação e suporte material existentes, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie, mesmo para aqueles não expressamente previstos neste contrato.
5. 2- O artista/autor autoriza o Sesc, neste ato, o uso de imagem, nos termos e condições deste edital, serão válidas para todo o território brasileiro e exterior, para qualquer idioma, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie, pactuando as partes que as mesmas serão válidas, inclusive, por todo o prazo de proteção aos direitos de autor, conforme previsto na lei n.º 9.610/98.

6. Das responsabilidades
a – Do Sesc
6.1. Designar os membros da comissão de seleção, definir a data de divulgação do edital, oferecer condições para a seleção das propostas e realização das exposições;
6.2. Exercer todas as funções inerentes ao cargo de curador das exposições selecionadas, divulgarem releases, textos, imagens e fotografias do artista, do grupo e da exposição no site do Sesc-To e órgãos de imprensa local;
6.3. Definir o calendário anual das exposições, período de duração e data das palestras e oficinas dos artistas selecionados;
6.4. Divulgar por meio da assessoria de comunicação do Sesc;
6.5. Socializar as propostas selecionadas entre membros da comunidade, bem como acompanhar a concepção, estratégias e soluções espaciais de montagem dos trabalhos, conforme projeto expográfico;
6.6. Supervisionar e apoiar os artistas nos serviços de adaptação, montagem e desmontagem das exposições, produzindo identidade e unidade visível, dentro de sua capacidade de assessoria técnica, no seu horário de trabalho, dos funcionários e de funcionamento do centro de atividades de palmas;
6.7. Oferecer um coquetel simples na inauguração da exposição. Cardápio definido pelo setor de nutrição do Sesc.
6.8. Oferecer um prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para a execução de cada projeto selecionado. O valor deve ser pago em duas parcelas iguais, uma anterior a execução e outro após a conclusão.
6.9. Providenciar a limpeza da praça para receber o projeto do artista.
6.10. Plotar informações e um texto crítico em um totem do espaço expositivo.

b - Dos artistas selecionados
6.11. Assinar termo de compromisso e cessão de direito de uso de imagem, aceitar e cumprir todos os requisitos deste edital. No caso de exposição coletiva, o grupo deverá eleger um titular para a assinatura do termo de compromisso e cessão de uso de imagem. Os grupos ou artistas selecionados ficam impedidos de modificar o projeto apresentado ou delegar a terceiros as responsabilidades de montagem e exposição. O projeto de site specific deverá ser executado conforme proposta de exposição com no mínimo de 03 (três) dias de antecedência da abertura.
6.12. Entregar as imagens necessárias para a assessoria de comunicação do Sesc.
6.13. Fazer uma apresentação de seu trabalho por meio de uma palestra, destinada ao público em geral, sobre seu processo criativo e trajetória no dia da abertura.
6.12. Doar ao acervo do Sesc o projeto de execução do site specific, mediante assinatura de um termo de doação.
6.13. Ministrar uma oficina que aborde a poética da exposição e o processo criativo do artista conforme item 03 deste edital.
6.14. Conceder, a qualquer tempo, direito de uso de imagens, dos trabalhos e textos, apresentados na exposição e na palestra, reprodução das obras em materiais didáticos e congêneres, em catálogos e em toda e qualquer outra forma de comunicação, em mídias impressa e eletrônica, que tenha por objetivo a divulgação de exposições, mostras e outras ações do gênero, bem como de quaisquer outras utilizações das obras pelo Sesc e terceiros autorizados a utilizá-las; em suportes materiais impressos e eletrônicos, sem limitações e/ou restrições de qualquer espécie, notadamente no que tange a quantidade de edições e exemplares.
6.15. Evitar o abuso, mudança ou alteração das dependências / instalações do projeto arte ao cubo, que implique dano ao patrimônio material do Sesc. Respeitar as normas e horários de funcionamento do centro de atividades do Sesc.
6.16. Realizar o projeto conforme proposta apresentada. As possíveis adaptações deverão serem aprovadas anteriormente pela equipe técnica do Sesc.

7. Da descrição física do projeto arte ao cubo
7.1. O espaço de exposição do projeto arte ao cubo está mensurado da seguinte forma:
Praça: aproximadamente uma área total de 1621,70m². Próximo a uma rotatória e a um ponto de ônibus. Com passarelas de blocos de cimento na cor vermelha dispostas de forma circular e radial. Sistema de iluminação com refletores e balizadores.
Sólidos geométricos: 03 (três) sólidos metálicos geométricos em forma de cubo medindo 2,5 m em cada aresta. Tendo possibilidade de uso de todas as suas 06 (seis) faces. Cada face mede 2,5 m².

8. Das penalidades
8.1. Os artistas selecionados que não cumprirem os prazos e as exigências do presente edital ou que não avisarem com a antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, ficarão impedidos de expor em qualquer estabelecimento do serviço social de comercio – Tocantins, durante o prazo de 2 (dois) anos.

9. Das disposições finais
9.1. O ato de inscrição como interessado na pauta, implica na aceitação automática dos termos deste edital.
9.2. Serão considerados inscritos aqueles que preencherem todo o formulário do link: https://goo.gl/forms/SdY5ZiRZmAiElibi2;
9.3- O resultado será divulgado através da página de internet www.sescto.com.br, telefone: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail: artesplasticas@sescto.com.br.
9.5- Os casos omissos e controversos serão resolvidos pela comissão.


Email address *
Nome do projeto *
Tipo de proposta *
Nome completo do proponente *
Carteira de identidade *
CPF *
Telefone *
Endereço completo (logradouro, número, cep, cidade, estado, país) *
Anexar cópia do RG e comprovante de endereço em formato pdf. *
Required
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Servico Social do Comercio - SESC TO. - Terms of Service - Additional Terms