Assinaturas à "Carta aberta ao Governador Mário França"
O Estado de São Paulo possui a tradição de ter uma política para o Meio Ambiente muitas vezes pioneira no Brasil. São exemplos o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o ICMS Ecológico, o Sistema de Recursos Hídricos, os órgãos técnicos de pesquisa, de fiscalização e de gestão.

Ultimamente este protagonismo tem sido afetado pela instabilidade na gestão, pela troca constante de secretários e dirigentes.

Na atual gestão no Governo do Estado, iniciada em 2015, já tivemos três secretários e seis diretores executivos da Fundação Florestal, além da substituição de diversos outros cargos importantes no setor ambiental.
Em grande parte, essas trocas não se deveram a questões de gestão ou técnica, mas a arranjos políticos partidários pontuais.

A recente substituição do Secretário Mauricio Brusadin, conforme noticiado, é mais um desses tristes exemplos.

Pelo histórico recente, com o acúmulo de efeitos na administração do sistema, pelo curto prazo remanescente de mandato, uma nomeação política deve agravar os efeitos negativos desta situação, colocando em risco o bom desempenho da missão institucional da Secretaria de Meio Ambiente.

Assim, as entidades abaixo vêm se manifestar reivindicando que a condução do Sistema Ambiental Paulista seja feita por quadros técnicos capacitados e comprometidos com a questão ambiental, de maneira a não comprometer diversos processos em andamento, como a elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação, a regulamentação do Programa de Regularização Ambiental, dentre outros.

Email address *
Nome: *
Your answer
Telefone: *
Your answer
Representa alguma instituição?
Instituição:
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of GAMBÁ. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms