Criada pela Lei n.º 7.084, de 21.12.82, a Carteira Nacional de jornalista é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-lo o jornalista que tenha registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego. O documento é emitido pela FENAJ, que autoriza o encaminhamento das solicitações por meio dos Sindicatos de Jornalistas a ela filiados.
O investimento para a obtenção da carteira é de R$ 500 para qualquer jornalista. Jornalistas sindicalizados ao SJSC em dia com as mensalidades tem direito a desconto de 75%, e pagam apenas R$ 125,00 para emissão do documento. O valor do desconto é sustentado pelo sistema sindical.
Para a Carteira Internacional de jornalista, expedido pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), o jornalista precisa ser sindicalizado. São exigidos para a emissão: preenchimento do formulário de solicitação (fornecido pelos Sindicatos); cópia da Carteira Nacional de Jornalista na validade, e uma foto 3×4.
O investimento para a obtenção da carteira da FIJ é de 55 euros.
Não é sindicalizado ainda? Faça sindicalização com pedido de Identidade Profissional aqui: https://sjsc.org.br/fique-socio