Seminário "Ensino do futebol - uma alternativa à captação"
Seminário | O ensino do futebol – Uma alternativa à captação
Dias 19, 20 e 21.
19/08
Mesa 1 - O desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes no futebol (19:00)
Danielle Cramer - Procuradora do Trabalho, integrante do Núcleo de Combate ao Trabalho Infantil e Regularização do Trabalho Adolescente do MPT/RJ e mde grupo de trabalho “atletas adolescentes” da Coordinfancia- MPT. Pós graduação em Direito e Processo do Trabalho e em Direitos Humanos nas relações de trabalho.
Maria Aparecida Roussan - Comunicadora, graduada em Relações Internacionais, membro Fundadora do Cedeca-Ba. Coordenadora da pesquisa e da publicação "A Infância entra em Campo", sobre a garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes nos centros de formação para o Futebol, realizada em parceria com o Unicef.
Breiller Pires - Com mais de uma década de atuação como jornalista esportivo, Breiller Pires trabalhou por cinco anos na Placar, maior revista de futebol do país, e foi editor de esportes da sucursal brasileira do jornal El País. Atualmente, é comentarista dos canais ESPN e editor-chefe da Minute Media no Brasil. Suas matérias mais destacadas envolvem temas como futebol, política e direitos humanos.
Lúcia da Costa Leite Reis - Professora de Educação Física, pós graduada em Ciência e técnica do futebol. Atuante na graduação em Educação Física na UNISUAM e na Prefeitura do Rio de Janeiro. Ex jogador de futebol na década de 80 e 90.
Mesa 2 - O Certificado de Clube Formador (20:30)
Ivan Furegato Moraes - Graduado em Jornalismo (Unesp) e Educação Física (Claretiano), mestre em Gestão do Esporte (Universidade do Porto) e doutor em Ciências (USP), com ênfase em Gestão e Marketing Esportivo. Professor substituto na Universidade Federal do Paraná, membro do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e diretor financeiro na Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp), tendo já atuado no Botafogo Futebol Clube e na Associação Atlética Ponte Preta.
Thais Toledo - Pós graduada em Sócio Psicologia e Mediação Transformativa de Conflitos. Aprendizagens e experiências contínuas com ênfase em práticas inovadoras, colaborativas e sistêmicas. 15 anos de atuação na Área Social/Esportiva - Futebol. Idealizadora e gestora da Acessoss - Consultoria Social para o Esporte. Sólida experiência na área de Diagnóstico Social para Clubes.
Ana Lorena Marche - Graduada em Educação Física pela Unesp - Rio Claro, possui também mestrado e doutorado em Biodinâmica do Movimento pela Unicamp. Atuou por sete anos como coordenadora pedagógica da Universidade do Futebol. Durante três anos, 2017 a 2019, ficou à frente como Diretora de Futebol Feminino na Ferroviária S/A, conquistando o Campeonato Brasileiro e um Vice da Libertadores. Atualmente atua como Coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol.
20/08
Mesa 1 - Os fluxos migratórios no futebol (19:00)
Arthur Sales Pinto – Jornalista e mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP com a dissertação “Joia ou gente? Opinião de treinadores brasileiros sobre jogadores de futebol da categoria masculino sub-15”. Analista de conteúdos institucionais na Universidade do Futebol
Juan Pablo Meneses – Jornalista chileno autor do livro Dente de Leite S.A. – A indústria dos meninos bons de bola que investiga os fluxos migratórios de menores no futebol.
Rafael Castellani - Professor de Educação Física com graduação e mestrado em Educação Física (Unesp e Unicamp, respectivamente) e doutorado em psicologia social pela USP. Especialista em processos de grupo no futebol; Diretor de futebol do Raça Sport Club (2017 - 2019) e ex Diretor Executivo do Centro Esportivo Virtual (2019 - 2021). Atualmente, é coordenador de projeto social e líder do Grupo Técnico Pedagógico da Universidade do Futebol.
21/08
Mesa 1 - A Pedagogia do Futebol (14:00)
Gabriela Mendes Fontana - jogadora amadora de futsal, Licenciada em Educação Física, professora na rede pública, pesquisadora sobre a iniciação esportiva de meninas.
Marcos Santos - Analista de Conteúdo da Universidade do Futebol, professor de Futebol, cientista do esporte pela Unicamp e pesquisador do jogo e da complexidade.
João Batista Freire – Professor de Educação Física, mestre em Educação Física, doutor em psicologia da educação, livre-docente em pedagogia do movimento, consultor do Instituto Esporte Educação, consultor da Universidade do Futebol etc.
Mesa 2 - A gestão humanizada nas categorias de base (15:30)
Alcides Scaglia - Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT.
Leandro Floriano - Graduado em Educação Física (UFSC), com especialização em Fisiologia do Exercício (UGF) e mestre em Educação Física (UFSC). Atuou nos seguintes clubes de futebol: Avaí FC, SC Corinthians, Esportivo/Bento Gonçalves, Figueirense FC, Athletico Paranaense. Atualmente exerce a função de coordenador técnico das categorias de base do Fortaleza EC.
Nuéli Silveira - Graduada em administração de empresas pela Universidade de Araraquara. Ex atleta de futsal/futebol, passagem como supervisora de futebol feminino da Ferroviária e analista de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol. Atualmente coordenadora de futebol feminino da Ferroviária.
Preencha o formulário abaixo para efetivar a sua inscrição e ter direito ao certificado no final do evento.