SIMULADO_ETEC/Federal
SIMULADO 9 ano
Email address
1. “Encher a cara” é uma expressão conotativa, uma gíria muito usada como sinônimo de embriagar-se. Assinale a alternativa em que não há correspondência entre a expressão conotativa e o significado entre parênteses:
2. O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, pretendendo:
Captionless Image
3. Observe o gráfico.As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que:
Captionless Image
4. A história em quadrinhos é um gênero em que a linguagem verbal e a não verbal se complementam na realização do processo comunicativo. Na tira, as duas formas de linguagem conduzem ao efeito de humor, que consiste no
Captionless Image
5. O poeta Mário Quintana associando movimento e som, percebe o adolescer de forma poética e filosófica. poema.As imagens, pela magia do poeta, transformam a vida, criando uma outra realidade, inserida no reino das palavras. Com base nisso,assinale a alternativa INCORRETA sobre o poema de Mário Quintana.
Captionless Image
6. Observe como o poeta Mário Quintana aproveita o potencial fonético da língua portuguesa. Nos versos “esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz/ o jovem felino seguir para frente farejando o vento/ ao sair, pela primeira vez da gruta / Medo que ofusca: luz” ele opta pelo uso intenso do fonema /f/nas palavras fascinante, fremente, felino, frente, farejando, A figura fonética à qual recorreu é
7. Quanto à estrutura do poema do Mario Quintana, é corretoafirmar que:
8. Observe o trecho“Adolescente, olha! A vida é nova...É CORRETO afirmar que, no trecho:
9. No verso “esse medo fascinante e 'fremente' de curiosidade que faz”, a palavra destacada poderia ser alterada , sem comprometer o sentido dopoema, por todas as palavras abaixo, EXCETO:
10.Um agente de viagens atende três amigas. Uma delas é loura, outra é morena e a outra é ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas fará uma viagem a um país diferente da Europa: uma delas irá à Alemanha, outra irá à França e a outra irá à Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informações:A loura: ‘Não vou à França nem à Espanha’.A morena: ‘Meu nome não é Elza nem Sara’.A ruiva: ‘Nem eu nem Elza vamos à França’.O agente de viagens concluiu, então, acertadamente, que:
11.Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada. 1. ....... estava doente faltei à escola. 2. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons. 3. Pedro será aprovado ....... estude. 4. ....... chova sairei de casa?
As palavras abaixo são compostas, de acordo com a nova ortografia, assinale a alternativa em que TODAS as palavras estão grafadas corretamente:
13. Leia atentamente: "A maior parte dos funcionários classificados no último concurso, optou pelo regime de tempo integral." Na frase acima, há um erro de pontuação, pois a vírgula está separando de modo incorreto:
14. Marque a opção que preencha corretamente as lacunas: Marcelo e Carolina namoraram durante três anos e estavam juntos ______________ se amavam. ______________ agora, depois de tanto tempo, ela resolvera romper o relacionamento? Estaria ela infeliz? ___________? Na verdade ele nunca entenderá o _____________ da atitude da namorada.
15. O que torna o texto engraçado é que
Captionless Image
16. Assinale a questão que contenha o texto pontuado corretamente:
17. O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à
Captionless Image
18. Preste atenção na charge. Seu objetivo é:
Captionless Image
19. A partir da leitura da tira deduz-se que:
Captionless Image
20. Leia o poema de Manuel Bandeira: Neologismo "Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo: Teadoro, Teodora." O poeta diz que o verbo TEADORAR é intransitivo. Qual o significado dessa afirmação?
Please complete the captcha before submitting the form.
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Additional Terms