Ficha de Inscrição: Grupos de suporte online para cuidadores informais de pessoas com demência
O que é um grupo de suporte?
O grupo de suporte é um tipo de intervenção de apoio por pares, definida como o processo de dar e receber apoio não profissional e não clínico de indivíduos com condições ou circunstâncias semelhantes. Um grupo de suporte acontece quando pessoas que experienciam condições semelhantes, se reúnem voluntariamente para receber e disponibilizar apoio, partilhando conhecimento, experiências, estratégias para lidar e oferecendo compreensão ao outro. Ao ouvir com empatia, partilhar as suas experiências e oferecer sugestões, as pessoas são particularmente capazes de ajudar outras numa situação semelhante.

Como é que o grupo funciona?
O grupo de suporte é composto por 9 sessões online (as 3 primeiras semanalmente, e as 6 seguintes quinzenalmente) com a duração aproximada de 60 a 90 minutos; o dia e hora das sessões são acordados entre os participantes; um fórum online (que permite aos participantes partilharem as suas experiências) está também disponível.

A quem se destina o grupo de suporte?
Os destinatários são cuidadores informais de pessoas com demência. Um cuidador informal é uma pessoa que presta cuidados não remunerados a alguém com demência (qualquer tipo), fora de um quadro formal ou profissional. Pode ser um membro da família, amigo, vizinho, ou outra pessoa com ligação emocional.
Email address *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy