Concurso "Autor do mês" - Novembro 2018
Lê a biografia e preenche as respostas às questões seguintes:


Albert Camus - Biografia


"Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro."
Escritor e ensaísta francês, Albert Camus nasceu a 7 de novembro de 1913 em Mondovi, na Argélia. Filho de um jornaleiro meio argelino, meio francês, e de uma carroceira espanhola analfabeta, cedo se revelou um estudante exemplar, ao receber, em 1924, uma bolsa de estudos para o liceu de Argel. Aí permaneceu até 1932, fazendo parte das atividades atléticas escolares, que acabou por interromper ao contrair tuberculose inócua que lhe deixou mazelas para toda a vida.
A partir de 1935 ocupou vários postos de trabalho na capital e, depois de se filiar no partido comunista, conseguiu licenciar-se em Filosofia pela Universidade de Argel, em 1936. Partiu, então, pela primeira vez rumo à Europa, na esperança de melhorar a sua condição pulmonar, agravada pelos sopros arenosos e abrasadores do deserto do Sara.
Em 1937 publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de ensaios com o título "L'Envers et l'Endroit" (O Avesso e o Direito). No ano seguinte passou a trabalhar como jornalista no Alger Républicain, chegando a fazer uma reportagem detalhada sobre a condição dos Muçulmanos na região de Cábila, que lhe valeu as atenções do público e das autoridades governamentais.
Com a deflagração da segunda guerra mundial, Camus publicou "Noces"(1939), uma coletânea de ensaios que refletiam o estado de espírito consequente ao seu divórcio de Simone Hié, morfinómana com quem havia casado anos antes.
Juntou-se ao movimento da Resistência Francesa e, em 1942, publicou um dos seus romances mais conhecidos, "L'Étranger" (O Estrangeiro), obra que havia começado a compor na Argélia antes do começo da guerra, e que dava início ao estudo do absurdo, constante no seu trabalho, e que representava a prova aparente, segundo Camus, da não existência de Deus. Também em 1942, apareceu o ensaio filosófico "Le mythe de Sisyphe: essai sur l'absurde" (O mito de Sísifo), em que juntava o conceito do suicídio ao marasmo do absurdo (termo que havia de caracterizar a problemática existencial de toda uma geração de autores e pensadores) da vida.
Em 1943, juntamente com Jean-Paul Sartre, fundou o jornal de esquerda "Combat", de que foi editor até 1947, ano em que publicou o seu terceiro romance, com o título "La peste" (A peste), uma alegoria à ocupação da França pelos Nacional-Socialistas, em que os comportamentos humanos em situações extremas são cuidadosamente analisados. Rompendo pouco tempo depois com Jean-Paul Sartre, líder da corrente existencialista, Camus publicou "L'homme revolté", 1951, (O homem revoltado), coletânea de ensaios dedicados à génese histórica do Ateísmo.
"La chute", 1956, (A queda) retoma pela narrativa a problemática da justiça humana, sempre em torno da célebre frase de Dostoievski: "Se Deus não existisse, tudo seria permitido". Galardoado com o prémio Nobel da Literatura em 1957, Albert Camus faleceu prematuramente, a 4 de janeiro de 1960, num acidente de viação ocorrido nas cercanias de Sens, em França.

Albert Camus
Nome *
Your answer
Ano e turma
Your answer
1 - Albert Camus nasceu em
2 - Licenciou-se em
3 - Duas das suas obras mais importantes são
4 - Escreveu uma coletânea de ensaios que espelhavam o seu estado de alma aquando da sua separação de
5 - A sua carreira literária está marcada pela atribuição de um prémio de grande relevo para a literatura francesa. Qual é ele?
6 - Três das personagens criadas por Camus são: Rambert, Cottard e Rieux. Fazem parte do enredo da obra
7 - A sua obra é constituída por peças de teatro, crónicas,
8 - Numa das muitas citações do autor, podemos ler
9 - Se pudéssemos associar a obra deste autor a uma expressão, seria à da
10 - Este escritor teve de abandonar o continente africano devido a problemas
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google.