Arte da Palavra - A LEITURA E OS SENTIDOS

SOBRE A OFICINA:


Antes mesmo de decodificarmos símbolos gráficos, sentimos. Ouvimos, tateamos, enxergamos, cheiramos, muito antes de traduzir a palavra escrita. Então por que a leitura é sempre conectada ao texto gráfico? Podemos ver, ouvir, tatear o mundo e estamos consecutivamente lendo. Com esta oficina abordaremos os conceitos contemporâneos de leitura. Reconheceremos as diferentes linguagens que compõem a comunicação e as sensações com os diferentes tipos de textos. Nos encontros serão desenvolvidos temas fundamentais para uma leitura com os sentidos: 

● Eu, leitor 
● A leitura e os sentidos 
● Ouvir: o começo de tudo 
● O que é texto?  

SOBRE O OFICINEIRO:

André Soltau

Natural de Alegrete/RS, é graduado em História (UFSM/RS), e mestre em Educação (UFSC/SC). Atuou como professor e foi assessor da ONU/MEC, mediando encontros com educadores de países que falam língua portuguesa. Foi professor Universitário nas áreas de Comunicação (Fotografia, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual) e de Educação (Licenciaturas e especializações em Música e História).

É idealizador e editor da Traços & Capturas, criada em 2011, que tem como foco publicações nas áreas de Literatura em Prosa e Verso, Artes, Memória, Patrimônio Imaterial e Educação.

Seu primeiro livro, Na Companhia das Fábulas, traz fotos e poemas (Cultura em Movimento/Blumenau/SC, 2002). Em seguida publicou Palavra-Nômade: O Cinema Nacional em Pauta (Cultura em Movimento/Blumenau/SC, 2005) onde trata do cinema nacional com temas provocativos dialogando com a educação estética.

No ano de 2009, lançou seu livro de crônicas Para ler com Urgência (Casa Aberta/Itajaí/SC) com temáticas contemporâneas e indicação/análise de filmes, relacionando-os com assuntos que afetam nossas vidas.

Com esse material publicado também em jornal de grande circulação no Vale do Itajaí/SC, ganhou nos anos de 2011, 2012 e 2013 o Prêmio ADJORI-SC de Jornalismo, na categoria melhor coluna, pelo Jornal Metas.

Seu livro de contos, Criancices (Traços & Capturas/Itajaí/SC, 2015) foi vencedor no prêmio Cocali (da Fundação Catarinense de Cultura), distribuído em todas as bibliotecas públicas de SC.

Poemínimos (Traços & Capturas/Itajaí/SC), com poemas seus e desenhos de seu filho Vitor Soltau.

O Caso do Ovo de Forma (Traços & Capturas/Itajaí/SC), seu primeiro livro para público infantil sobre uma galinha que bota ovo de todas as formas, menos ovalado.

Entre maio de 2019 e dezembro de 2021 escreveu semanalmente a coluna Esquinas no Jornal Diarinho, que circula por 10 cidades do litoral catarinense, publicadas posteriormente no livro DOBRAS (Traços & Capturas, 2021) Em 2020 e 2021 desenvolveu o projeto Palavra d’Água com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, em que ouviu antigos moradores da cidade e suas memórias sobre a água, resultando na coletânea Palavra d’Água de contos ficcionais baseados em histórias reais narradas pelos entrevistados, com dois títulos Correntezas e Marés.

Atualmente é colunista mensalmente na Revista TXTMagazine - Tudo éX Texto, de Curitiba/PR, com edição de Daniel Osiecki. No primeiro semestre de 2022 lança o livro de contos Fio do Silêncio, em parceria com a escritora Kátia Nascimento, pela Kotter Editorial, de Curitiba/PR.


Cronograma:

26/09/2022


Segunda - Eu, leitor - Propostas de leituras coletivas que provocam a memória de
quem lê, encontrando possíveis respostas para as seguintes perguntas: Quais
tipos de leitura fazem parte de suas vidas? Quais leituras não são (ainda) vistas
pelo eu-leitor?

27/09/2022

Terça - Ouvir: o começo de tudo - Tudo começa com o som, mesmo antes da
palavra compreendida. Usando de memória sonora e conversa sobre memórias
afetivas, o princípio de nossa relação com o mundo.

28/09/2022

Quarta - A leitura e os sentidos. Por meio de sons, imagens, prosa e verso,
discussões sobre os signos que envolvem quem o lê.

29/09/2022

Quinta - O que é texto? - Seria apenas decodificação de símbolo gráfico? O texto
visto no sentido amplo em nossas relações com o mundo.

30/09/2022

Sexta - Exercícios de leitura - Produção coletiva e experimentação de diferentes
textos e os sentidos que eles provocam.

DATA: 26 a 30 de setembro 2022
Horário: 19h as 21h (hora de Rondônia) 
Formato: Online, via aplicativo Google Meet
Vagas: 25


Maiores informações:
Site: www.sescro.com.br
Instagran: sesc_ro
Facebook: Sesc Rondônia
Telefone: (69) 3229-6006 ramal 238 / 239 (Coordenação de Cultura) Horário: 08h as 12h  

O cerificado é digital e será enviado apenas para os participantes que cumprirem 75% da carga horária. 

Nome completo do participante: *
Idade: *
Raça: *
Gênero: *
E-mail *
Telefone com DDD *
Cidade/Estado *
Indique o equipamento que o participante utilizará para acompanhar o clube de leitura do Sesc *
Required
Em qual categoria o participante da oficina se encaixa? 

-> É considerado Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo os profissionais que trabalham em um dos seguintes seguimentos: Comércio atacadista, Comércio varejista, Turismo, Hotéis, Motéis, Pousadas, Salão de barbearia, Salão de beleza, Instituto de beleza, Compra, venda, locação e administração de imóveis, Empresas de comunicação, publicidade e jornalismo (exceto gráficas), Escritórios e consultórios de profissionais liberais, Estabelecimentos de ensino, Estabelecimentos de serviços de saúde (hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas, bancos de sangue, estabelecimentos de duchas, massagens, fisioterapia e empresas de prótese dentária), Empresas de processamento de dados. 

-> É considerado Dependente os pais, mães, filhos, netos ou avós dos trabalhadores do comércio.

 -> É considerado Público em geral todos os filhos de profissionais que não se encaixem na categoria acima. Obs.: Para os que possuírem o cartão Sesc, pedimos a gentileza de Informar o número do cartão.
*
Required
Indique o número do cartão Sesc do participante da oficina. Essa informação é importante porque clientes com o cartão Sesc tem prioridade nas ações. O número de matrícula aparece da seguinte forma: 1111-111111-1 (se não possuir, deixe em branco)
Os participantes selecionados serão comunicados por e-mail. Você declara estar ciente dessa informação? *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy