ENEM 2016, 2014, 2016. SCHOPENHAUER, A. Sentimos que toda satisfação de nossos desejos [...] assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo [...] DESCARTES, R.Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganoso
Professor Isaac Sabino
1ª - Leia as afirmações sobre a exposição metafísica do espaço e do tempo como formas a priori da intuição. 

I) Na estética transcendental, trata-se o tempo intuitivo como relações de sucessão e simultaneidade. 

II) Na estética transcendental, trata-se o espaço como a forma da intuição do sentido externo enquanto o tempo como a forma da intuição do sentido interno. 

III) Na estética transcendental, o sentido interno não tem primazia sobre o sentido externo, eles estão no mesmo nível de representação. 

IV) Na estética transcendental, espaço e tempo tem um caráter também conceitual. 


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS, de acordo com a posição de Kant em sua obra “Crítica da Razão Pura”.
*
Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações.

SCHOPENHAUER, A. Aforismo para a saBedoria da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

2.     1 (ENEM 2016aBa1min) O trecho destaca uma ideia remanescente de uma tradição filosófica ocidental, segundo a qual a felicidade se mostra indissociavelmente ligada à
*
3. 24 (ENEM 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS, Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Toxtos do filosofin, Rio de Janeiro:Eduff, 1974,

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

*
Pirro afirmava que nada é nobre e vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.

LAÉRCIO, D. 􀀹􀁌􀁇􀁄􀁖􀀃􀁈􀀃􀁒􀁖􀀃􀁌􀁏􀁘􀁖􀁗􀁕􀁈􀁖. Brasília: Editora UnB, 1988.
4.28 (ENEM 2016) O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:

*
Nome, Turma e Turno *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy