Assine o Manifesto #BaixadaFilma
Caros seres audiovisuais do planeta,

Estamos no Recôncavo da Guanabara e temos um recado urgente e necessário pra mandar.

A Baixada Fluminense é, já há um bom tempo, um dos maiores pólos de Produção Audiovisual do país.

Seu pulsante circuito de produção e difusão independente há décadas resiste e reinventa os modos de fazer cultura, botando na roda artistas, técnicos, produtores e trabalhadores da cultura que compõem o elenco das grandes produções fluminenses e nacionais.

A Baixada transmuta estigma em arte e nessa vibe, com tesão e sangue no olhos, a produção audiovisual da região vem cheia de vigor nos últimos anos, com a ação de cineclubes, com realização de curtas, médias e longas-metragens, festivais nacionais e internacionais, oficinas potentes, videoclipes maneiros, youtubers que tiram onda, empresas produtoras que realizam com ânimo redobrado.

Todos acumulando prêmios ao longo de sua história, garantindo reconhecimento à Baixada. São dezenas de filmes e centenas de milhares de visualizações na internet por ano.

A Baixada Filma.

Mas é chegada a hora de um papo reto, olho no olho.

A Baixada é rica, uma região com um dos maiores PIBs do país, mas em termos de investimento está sempre no final da fila. Não dá mais pra esconder essa realidade.

É preciso territorializar os orçamentos do Audiovisual, no Estado e na União. Recolhe-se muito imposto por aqui e o retorno? Praticamente zero.

É preciso um diálogo franco do MinC, da Ancine, da Sav, das Secretarias de Cultura com quem está na ponta do processo, no front pesadão do fazer cultural, sem os tapinhas-nas-costas e as promessas vazias que são o mais do mesmo.

É preciso que haja Políticas Públicas concretas que dêem conta dessa potência – redefinindo a noção de investimento e de formação , garantindo os direitos dessa população que filma, produz, difunde, pensa e faz viva a identidade cinematográfica da Baixada fluminense.

Esse é o recado franco e direto a quem tem canetas na mão e espaços nos jornais e gabinetes: queremos ações concretas já.

O Rio de Janeiro é mais que a cidade do Rio de Janeiro.

A Baixada filma.

Seu nome *
Your answer
Se quiser, escreva sua atividade no audiovisual
Your answer
E-mail *
Your answer
Telefone
Your answer
Representa alguma instituição? Qual? *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service