Jantar-Tertúlia do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa. Das propinas ao financiamento do Ensino Superior: como efectivar um direito e recuperar o atraso?23 de Fevereiro, sábado, 19h30, na ACV – Associação Caboverdeana de Lisboa (Av. Duque de Palmela, n.º 2, 8.º andar)
Das propinas ao financiamento do Ensino Superior: como efectivar um direito e recuperar o atraso?
Depois de duas décadas com um financiamento do Ensino Superior crescentemente financiado, em Portugal, pelos estudantes e pelas suas famílias, através do pagamento de propinas e demais custos de educação (habitação, transportes, livros, etc.), anuncia-se uma primeira redução do valor das propinas e discute-se, sem propostas concretas, a possibilidade de regressar à gratuitidade do primeiro ciclo do Ensino Superior.
É o momento para reflectir e fazer perguntas. Como foi justificado o aumento ocorrido nos anos 90 e quais as armadilhas sociais desde então anunciadas? O que sabemos entretanto sobre o impacto deste modelo de financiamento no acesso, na democratização, na qualidade e na qualificação dos estudantes e do país? Que balanço de Bolonha, do RJIES, da alteração da gestão das instituições? O que aconteceu às outras fontes de financiamento, públicas e privadas, e com que consequências? Qual o papel que se pretende reservar às empresas? Qual o papel da Acção Social? Em suma, como efectivar um direito que tem sido um parente pobre do Estado Social e da Educação, para garantir um direito democrático e recuperar de forma socialmente justa do atraso nas qualificações dos portugueses?
Oradores:
Ana Mesquita Deputada do Partido Comunista Português (PCP)
Bárbara Carvalho Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa(AEFCSH)
Luís Monteiro(Deputado do Bloco de Esquerda (BE)
Nuno Bio (Participante na luta antipropinas nos anos 90 – Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL)
Moderadora:
Sandra Monteiro (Directora do Le Monde diplomatique – edição portuguesa)
Como chegar
https://goo.gl/maps/MbWig4QABdK2Jantar: 15 mondes
Menu à escolha: Cachupa ou Cachupa vegetariana (preencher formulário)
(Entradas, prato principal, sobremesas, água e sumos)
O jantar-tertúlia será na na ACV – Associação Caboverdeana de Lisboa (Av. Duque de Palmela, n.º 2, 8.º andar)
Mail para mais informações:
mondediplopt@gmail.com