Depois de no ano passado termos introduzido na programação um novo bloco programático com foco no pensamento sobre Arte e Cultura, contextualizando-as na realidade do nosso festival e território, nesta edição 2025 alargamos esta intenção de convocar reflexões e partilha de conhecimentos e experiências através de acções de capacitação e masterclasses.
“DESENHOS EFÉMEROS: o desenho como performance” orientada por António Jorge Gonçalves
Nesta masterclass, António Jorge Gonçalves guiará os participantes numa viagem que atravessa, através de fotografias e vídeos, o seu percurso de desenho nas várias declinações: banda desenhada, ilustração, cartoon político e performance visual.
Explica também o seu método e dinâmica performativa do desenho digital em tempo real, possibilitando aos participantes a experimentação directa das suas possibilidades e da articulação do movimento humano com esta linguagem.
Pretende-se inspirar o desenvolvimento da potencialidade performativa do desenho, que é uma ferramenta de expressão ao alcance de todos. Com esta acção, procura-se que o método possa vir a ser utilizado e transformado por qualquer pessoa, em qualquer contexto.
- Público:
estudantes de áreas artísticas (Artes, Cinema, Teatro, Belas Artes, Artes Digitais, Ilustração, Desenho, etc.), profissionais e amadores da área.
- Nota biográfica:
António Jorge Gonçalves nasceu e vive em Lisboa. O seu trabalho envolve ilustração editorial, performance visual e cartoon político. Licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art, em Londres, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
É autor de novelas gráficas pelas quais foi premiado no Festival Internacional de BD da Amadora. Tem colaborado com diversos escritores - Nuno Artur Silva, Rui Zink, Ondjaki ou Mário de Carvalho - na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma exploratória. Fez direcção visual em várias peças de teatro. Com o Desenho Digital em Tempo Real e a manipulação de objectos em Retroprojector de Transparências, tem criado diversas espectáculos com músicos, actores e bailarinos em Portugal, e no resto do mundo.
Com o projecto Subway Life, percorreu cidades nos cinco continentes desenhando pessoas nas carruagens do metro. Publicou cartoon político nas páginas do Inimigo Público (jornal Público) durante 18 anos e foi distinguido diversas vezes no World Press Cartoon vendo os seus desenhos serem publicados no Le Monde, Courrier Internacional e em colectâneas internacionais. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Ilustração (DGLB) pela obra Uma Escuridão Bonita.
- Data / horário: 28 junho (sábado) | 10h00 > 12h00
- Local da masterclass: Centro de Inovação Cultural da Covilhã | TMC, sala open space - piso 2 _ Praça do Município 1, 6200-505 Covilhã
- Inscrições: gratuitas, mas limitadas a 20 pessoas, mediante inscrição obrigatória.