Atividade de Geografia: 1ºA  de 3 a 7/8 de 2020   1ª  semana                  
Escola Estadual Profª Maria Eunice Borges de Miranda Reis
Profª Sebastiana de Fátima Gomes - (Tiana)
Tema 1:  Estruturas e formas do planeta Terra

ORIENTAÇÕES:
Para começar, pense nas questões da sondagem. Pegue  seu caderno para fazer as anotações: data, tema da aula, principais conhecimentos. Assista o vídeo e leia tudo com atenção.
Responda as questões com atenção. Clique em ENVIAR. Responda só uma vez este formulário.
Acesse o roteiro de estudos para saber tudo sobre a organização desta aula.
Bons estudos!

SONDAGEM:
Para iniciar os estudos vamos refletir sobre algumas questões:Qual a teoria mais aceita que explica o surgimento do Universo? Qual idade aproximada da Terra?  Você já pensou o que tem no centro da Terra? Ou como seria uma viagem até lá?”. Registre suas ideias e reflexões em seu caderno . Após esse momento assista aos vídeos e faça as atividades.
 

Roteiro de estudos: https://forms.gle/dgtnzXJRvFVh4GVK7

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome completo *
Vamos começar conhecendo como nosso planeta se formou e sua estrutura.
Vídeo: A origem do planeta Terra,  disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=dgJOMTRIBms
Esse documentário narra a origem do nosso planeta, as condições em que isso aconteceu e as influências dos domínios inorgânicos.
As três esferas do planeta Terra: Essas 3 camadas fazem parte da biosfera.
As transformações nas 3 esferas terrestres
O estado da matéria de cada uma das esferas sofre transformações quando o limite de temperatura é ultrapassado. A litosfera, por exemplo, tem o estado original de suas rochas alterado de sólido para pastoso, uma vez que há a fusão ou derretimento do material resistente. A formação do magma que aflora na superfície durante uma erupção vulcânica.
Já a hidrosfera, que apresenta vários estados físicos da matéria na superfície terrestre, terá suas transformações quando as temperaturas atingirem os limites acima de 100°C, passando para o estado gasoso, ficando o vapor suspenso na atmosfera; quando atinge temperaturas abaixo de 0°C, a água passa para o estado sólido.
Na atmosfera por sua vez, quando a temperatura está acima de 50°C, ocorre uma movimentação dos gases presentes no ar, onde o ar mais quente (mais leve ou menos denso) tende a dar espaço para o ar mais frio (mais denso), e este, em contrapartida, tende a substituir o ar mais quente. Essa lógica regula a formação dos ventos, que se criam com a propagação do calor por convecção. Para auxiliar no entendimento dos(as) estudantes, exemplifique com o caso das brisas
marítimas, que são formadas a partir do deslocamento das correntes de ar que durante o dia vão na direção mar-terra (o ar mais frio do mar se desloca para a parte terrestre, cujo ar está mais quente e durante a noite se deslocam na direção terra-mar. Outro exemplo são os ventos alísios, que sopram dos trópicos (mais frios) para o Equador (mais quente).
Caderno do professor

1. Analise as informações do quadro acima que apresenta os elementos essenciais da história e da estrutura da Terra distribuídos nas 3 esferas terrestres. Escreva aqui as principais ideias. *
ESCALA DE TEMPO                                                                                 Fabirichter/Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73863415
Estrutura geológica do Brasil
2. A estrutura geológica do Brasil *
Tempo geológico ( Se os 4,5 milhões de anos fossem comprimidos em um só ano)
3. De acordo com a tabela acima, o ser humano é muito recente na história do planeta Terra. Se compararmos com um jogo de futebol, o ser humano teria surgido no último minuto do 2º tempo. Em qual era geológica o ser humano surgiu? *
A estrutura interna da Terra
A teoria da deriva dos continentes
A divisão do mundo em continentes parece uma situação estática. Porém, se nos basearmos em um referencial de milhões de anos, tudo indica que não é bem assim.
Segundo a Teoria da Deriva dos Continentes, existe um movimento, ainda que imperceptível dentro de nossa vivência de tempo, que faz os continentes se deslocarem lentamente. Essa teoria foi proposta em 1912 pelo alemão Alfred Wegener (1880 – 1930), que observou o recorte da costa leste da América do Sul, comparou-o com o da costa oeste da África e notou algumas semelhanças, como se os dois lados tivessem estado juntos um dia.
Entretanto, Wegener morreu sem conseguir comprovar sua teoria. Isso somente foi possível com a criação de novas tecnologias, em meados do Século XX. Com a utilização de aparelhos que puderam comprovar o “crescimento dos oceanos”, os cientistas elaboraram a Teoria das Placas Tectônicas, que explica como os continentes chegaram à atual posição.
As placas tectônicas são grandes blocos que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma. Este, por possuir consistência fluida, possibilita o deslizamento dos continentes, que continuam se movendo até hoje. A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é atualmente a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes.
Slide CMSP

4. O que são placas tectônicas? *
5. Por que o Brasil não tem vulcões ativos? *
Autoavaliação: Você seguiu as orientações da professora? Assistiu os 2 vídeos? Respondeu com atenção? Assistiu as aulas do CMSP? Em que você acha que precisa melhorar?
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of SEDUC.