Inscrição - Fórum de Cinema e Educação
O FÓRUM

Diante de um mundo cada vez mais inundado de imagens e novas tecnologias digitais, não são raros os debates sobre a necessidade de uma “educação do olhar”. Mais que a formação para um “olhar crítico” dos conteúdos audiovisuais, esses projetos vêm desenvolvendo metodologias que tomam o processo de produção audiovisual como projeto educativo – o fazer educativo através do audiovisual.

Em diferentes encontros nacionais e regionais, jovens e educadores têm debatido as transformações culturais que temos vivenciado e como usar diferentes mídias e linguagens do audiovisual em suas ações de educação para a cidadania. O tema ganhou tanto destaque que, em junho de 2014, foi promulgada lei tornando obrigatória a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de conteúdo audiovisual nacional nas escolas de educação básica do país. A orientação do MEC propõe ainda uma nova abordagem para o audiovisual. Mais que um recurso didático ou objeto de análise crítica, sugere que o audiovisual seja oportunidade para trabalhar com novos conteúdos transversais tomando a linguagem do audiovisual como metodologia pedagógica, a partir de oficinas para mobilizar e inspirar os professores, criação de cineclubes, projetos de produção de vídeos, realização de mostras etc.

Vimos na virada do século o crescimento da produção audiovisual em escolas e espaços culturais, a partir de diferentes experiências, em diferentes plataformas e com diferentes estilos e gêneros. O desenvolvimento de tecnologias móveis de comunicação conectadas à internet (smartphones, GPS, tablets) favoreceu a emergência de novas práticas artísticas e narrativas, outras possibilidades do consumo, mas também tornaram cada vez mais acessível a produção de conteúdo audiovisual por parte de crianças, jovens e educadores em suas experiências pessoais ou escolares.

No entanto, esse processo está permeado de desafios de toda ordem. Como superar as desigualdades de acesso às tecnologias digitais? É possível garantir o protagonismo de crianças e jovens no processo de produção audiovisual? Dar protagonismo a crianças e jovens é permitir que digam o que quiserem dizer? Que manuseiem equipamentos livremente? De que forma a liberdade de expressão, a responsabilidade, a perspectiva crítica da realidade e o compromisso coletivo podem ser trabalhados no desenvolvimento de projetos audiovisuais? Em tempos pandêmicos, onde as plataformas digitais se tornaram as ferramentas para o ensino remoto, é urgente trazer à pauta este debate.

O FÓRUM DE CINEMA E EDUCAÇÃO é um espaço de encontro entre educadores formais ou informais, adultos, jovens ou crianças, que pensam e trabalham com o audiovisual numa perspectiva educativa. Queremos debater sobre os desafios do uso de diferentes ferramentas e linguagens midiáticas e sua articulação com o cinema/audiovisual em projetos educativos.

Fórum permanente construído no diálogo com todos aqueles, professores, profissionais de comunicação, artistas, produtores culturais, não importa a formação, profissão ou idade, adultos, jovens ou crianças, que aprendem em comunhão através do cinema/audiovisual.
Mais que um espaço acadêmico, de debate intelectual, pretende ser um espaço de vida! De muita parceria e colaboração, para fazer amizades e construir laços, para compartilhar ideias e sensibilidades, para viver e fazer viver! Em tempos tão sombrios, queremos ecoar o que pode ser potência em nossas vidas! Em como o audiovisual pode ser metodologia pedagógica na construção da EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E LIBERTADORA!!!!!

O Fórum foi lançado no 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana, que apesar de ter foco na região serrana do Rio de Janeiro, também foi aberto para receber pessoas de diversas realidades brasileiras. A troca de experiências de projetos e ações que trabalham com atravessamentos entre cinema e educação é muito importante nesse momento de construção.

Para participar das articulações e reuniões do fórum, basta se inscrever através deste formulário!


Realização inicial: Cine Pagu, Biruta Educação Audiovisual, EMI - Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Dom Pedro II (Petrópolis, RJ).


Siga o fórum nas redes!

Instagram: @forum.cinema.educacao
Facebook: @forumcinemaeducacao


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Nome *
Ano de nascimento *
CPF *
Whatsapp *
Em que local você mora? (Cidade/Estado/País) *
Qual seu gênero? *
Você se considera: *
Qual a sua escolaridade? *
Em qual segmento(s) você atua? *
Required
Nome da organização, grupo ou projeto em que você atua:
Qual atividade você desenvolve relacionada ao audiovisual? *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy