Simulado Assistente Social (Teste II)
Organizadora: Unoesc
Órgão: Prefeitura de Joaçaba, SC - 2018
Cargo: Assistente Social
Questões: Específicas
Questão 01
Consta no Código de Ética do Assistente Social de 1993 o reconhecimento da _____________ como valor ético central e das demandas políticas a elas inerentes: ______________, ______________ e plena______________ dos indivíduos sociais. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. *
2 points
Questão 02
Em relação ao Sigilo Profissional, conforme consta no Código de Ética do Assistente Social de 1993, é correto afirmar: *
2 points
Questão 03
Segundo a Política Pública de Assistência Social, a inserção da assistência social na Seguridade Social aponta seu caráter de política de Proteção Social articulada a outras políticas sociais direcionadas à garantia de direitos e de condições dignas devida. Segundo essa política, a Proteção Social deve garantir as seguintes seguranças: *
2 points
Questão 04
A família, segundo a Política Nacional de Assistência Social, é o conjunto de: *
2 points
Questão 05
No Art. 130 do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), ao verificar “a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsáveis, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar *
2 points
Questão 06
O Serviço Social tem como uma das suas atribuições profissionais supervisionar políticas, projetos e programas sociais. Tal atividade foi se configurando de diferentes formas ao longo da consolidação da profissão. A partir dessa assertiva, pode-se afirmar:

I. Na década de 1930, a prática de supervisão técnica tinha por objetivo orientar entidades privadas, filantrópicas e obras sociais, bem como exercer controle e fiscalização sobre elas.

II. A prática de supervisionar políticas, projetos e programas sociais é ampliada no período da década de 1960. A tendência de modernização conservadora da profissão se valeu desse expediente para oferecer ao projeto societário hegemônico à época o arsenal técnico-operativo necessário para assegurar os objetivos e metas do projeto autocrático burguês.

III. A supervisão técnica atualmente tem foco único no controle e fiscalização das políticas, projetos e programas sociais, tendo como um dos objetivos observar gastos indevidos.

IV. Na atualidade, o projeto profissional prevê que o assistente social realize supervisão técnica com foco na avaliação de políticas, projetos e programas sociais, tendo como um dos objetivos qualificar a prestação de serviços.

Estão corretas: *
2 points
Questão 07
Marque a única opção correta para completar a lacuna da assertiva a seguir. No Art. 34 do Estatuto do Idoso é garantido aos idosos, a partir de 65 anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, o benefício mensal de um salário mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). O benefício já concedido a qualquer membro da família nos termos do caput (...) *
2 points
Questão 08
Marilda Iamamoto, no livro O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional (1998), relata que é na dinâmica das relações entre as classes sociais e destas com o Estado e a sociedade inclusiva – na práxis social – que se encontram a fonte das problemáticas a serem enfrentadas e a chave de suas soluções. Assim, é lançado o olhar para um horizonte mais amplo, que apreenda o movimento da sociedade e as necessidades sociais aí produzidas, alvos potenciais da atuação do Assistente Social, que se torna possível iluminar as particularidades dessa _______________________ na trama das relações de classes. E desentranhar dos processos sociais uma nova agenda profissional e inéditos desafios que impulsionem a consolidação do projeto do Serviço Social brasileiro.
Considere os termos a seguir relacionados e escolha a alternativa que completa corretamente a lacuna. *
2 points
Questão 09
O artigo 5º da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) n. 8.742, de 07 de dezembro de 1993, dispõe sobre suas diretrizes. Identifique-as dentre as afirmativas a seguir:

I. Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.

II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

IV. Centralização político-administrativa para o Distrito Federal.

V. Participação da população na formulação das políticas e no controle das ações somente no nível municipal.

Assinale a alternativa que indica somente afirmativas corretas. *
2 points
Questão 10
Qual das alternativas a seguir melhor define a assistência social, segundo a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) n. 8.742, de 07 de dezembro de 1993? *
2 points
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google.