Pré-inscrição - Por Um Viver Mais Criativo
Como inspirar as pessoas a se apropriar de seu potencial criativo e empregá-lo no cotidiano de suas vidas?

​Utilizando este questionamento como ponto de partida, a proposta é abordar conceitos presentes na Arte que sejam pertinentes ao cotidiano dos participantes, de maneira leve, porém efetiva, visando uma autotransformação.

O programa acontece através do encontro de dois movimentos: um externo, partindo da História da Arte, com o objetivo de inspirar; e outro interno, partindo dos desafios cotidianos dos participantes, com o intuito de questionar o posicionamento individual frente às dificuldades e estimular a tomada de responsabilidade pela transformação destas.

Através de uma articulação entre Arte e Psicanálise, o objetivo é criar um espaço de sensibilização que facilite o processo de apropriação da criatividade como ferramenta diária para lidar com os desafios da vida contemporânea, tanto profissional, quanto pessoal.

O programa vai além de um treinamento de técnicas de criatividade, ou de ensinar o conceito de criatividade, mas visa despertar, em cada um dos participantes, o potencial criativo inerente ao ser humano, que, por algum motivo, não está sendo acessado.

O programa já foi contratado pelo Espaço Cultural Citröen, pela Kimberly Clark e pelo CCBB-SP.

Encontro 1: Inspiração artística: Impressionismo

O Impressionismo é um dos movimentos mais marcantes da História da Arte. Inovações estéticas, mudanças temáticas, descobertas sobre cor e luz aconteceram num contexto de grandes transformações tecnológicas, sociais e políticas. Propomos uma reflexão sobre as rupturas e inovações que ocorreram no campo das Artes no século XIX, apresentando o trabalho de artistas como: Manet, Montet e Degas, entre outros, o quais ousaram desafiar a estética vigente. Tão atrativo para o grande público, este movimento faz parte de nosso imaginário. A Artista Plástica apresenta o contexto em que o Impressionismo surgiu, bem como seus principais artistas e obras.

Encontro 2: Discussão relacionando o Impressionismo com a vida dos participantes

Usando o tema “rupturas e inovação” - um dos principais aspectos do movimento impressionista - a Psicanalista propõe uma discussão baseada na interlocução entre o Impressionismo e conceitos sobre o funcionamento do psiquismo humano, ligando-os diretamente com este grupo de participantes no cotidiano de suas vidas. Se inovação exige lançar-se ao novo, alguma questões são abordadas: “Como lidar com os desdobramentos da ousadia de bancar os riscos inerentes à inovação?”; “Na busca a inovação, como lidar com o medo da crítica e busca de aceitação?”; Quais são as rupturas saudáveis e necessárias para criar o novo?” Entre outras.

Encontro 3: Visita às obras impressionistas do MASP

O grupo vai até o MASP, vivenciar uma visita guiada na coleção impressionista do Museu. Os participantes poderão apreciar as obras originais, ouvir explicações sobre elas e contribuir com suas próprias impressões, o que aprenderam e viram no encontro inicial.

Encontro 4: Aula prática de desenho e pintura, segundo o processo criativo dos impressionistas e Fechamento.

Neste encontro, o tema da criatividade é experimentado de maneira prática. Independentemente de conhecimento prévio ou de habilidades, os participantes são convidados a fazer uma aula prática de desenho e pintura, segundo o processo criativo dos impressionistas: recortes inusitados, pinceladas rápidas, exploração de luz e cor, entre outros. Além da atividade lúdica, há uma reflexão sobre o processo criativo a partir desta vivência, que pode ser estendida para todas as áreas da vida do grupo.

No final deste mesmo encontro, é realizada a finalização, onde todas as etapas serão recapituladas com o objetivo de fazer uma conexão entre elas e o cotidiano dos participantes. Uma avaliação verbal por parte do grupo acontecerá. Por fim será proposto um “desdobramento para o futuro”: um comprometimento individual em escolher uma ou mais ações relacionadas à rupturas saudáveis e positivas em sua vida.

=========

Interessado? Faça sua pré-inscrição através deste formulário.

Assim que tivermos o número de adesões suficientes para a realização da turma, entraremos em contato para agendar as datas e efetuar os pagamentos.

Valor original da Oficina: R$ 460,00 por participante
Valor com desconto para o Sistema de Zelo: R$ 400,00 por participante

Email address *
Nome *
Your answer
Whatsapp *
Your answer
Telefone (alternativo) de contato (apenas para recados).
Your answer
Observações
Espaço para você compartilhar qualquer informação (ou dúvida) que tiver a respeito da atividade.
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy