Propriedades psicométricas do ‘Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para Adultos’ em formato de avaliação remota
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

1) Convite: Olá!

Obrigada por nos ajudar neste estudo.

O objetivo desta pesquisa é investigar se o instrumento aqui apresentado (escala/questionário) chamado ‘Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para Adultos’ (IFERA-II) é útil para avaliar algumas habilidades cognitivas (como capacidade de inibir impulsos, de esperar e regular seu comportamento e emoções).

O formulário tem duração aproximada de 20 minutos e a seguir detalhamos como o estudo está estruturado.

Justificativa: O estudo é importante pois há uma carência, no contexto nacional, de instrumentos de avaliação dessas habilidades nesse formato (questionário/inventário). Além disso, a avaliação remota tem se colocado como uma nova realidade, destacando a necessidade de desenvolvermos instrumentos de avaliação que se adaptem a ela.

2) Procedimento a ser seguido: A pesquisa é de caráter voluntário, as informações obtidas serão usadas apenas para fins científicos. Nenhuma informação de identificação será solicitada e a pesquisa será realizada totalmente ONLINE, por meio de resposta a um formulário (Google Forms). Participarão apenas aqueles que autorizarem, perante aceite deste termo. O formulário será apresentado na sequência do consentimento do participante, em 4 etapas/páginas sucessivas que coletarão dados acerca da saúde geral, dos hábitos de leitura e das dificuldades que cada indivíduo encontra em seu dia com relação à organização, atenção e regulação de seu comportamento por exemplo. O formulário pode ser respondido por meio de qualquer equipamento (PC, notebook, celular), em aproximadamente 20 minutos. Caso se canse, você pode fazer pausas ao longo desse preenchimento.

3) Risco e desconfortos: Os riscos dessa pesquisa são considerados mínimos. Algum desconforto pode se dar em função do tempo que o participante disporá para responder aos questionários online. Em relação às suas respostas, faremos o possível para garantir sigilo das informações obtidas, ainda que não se pode descartar totalmente o risco de quebra de sigilo, mesmo que involuntária e não intencional. Para minimizar isso, teremos uma conta do gmail específica e de acesso restrito para recepção das respostas ao formulário. Apesar disso, é importante lembrar que os participantes não serão solicitados a informar qualquer dado que lhe identifique, como nome, email ou CPF. Os itens de nossos questionários, em geral, não são mobilizadores de qualquer aspecto emocional. Ainda assim, para lidar com eventuais desconfortos (por exemplo, de um participante se identificar como possuindo dificuldades que constam nos instrumentos), será oferecido ao término do formulário uma etapa de psicoeducação (descrita abaixo).

4) Benefícios: Benefícios indiretos: O estudo contribuirá para investigar a qualidade de um instrumento de avaliação de algumas habilidades cognitivas, o IFERA-II e, dessa forma, à sua futura disponibilização à comunidade. Isso colaborará ao processo de avaliação (neuro)psicológica no futuro, instrumentalizando o profissional que atua em áreas como a clínica. Como benefício direto, ao final do formulário o participante terá uma página de psicoeducação, com links de associações científicas e indicações de leituras que poderão garantir acesso a informação de qualidade e a grupos (vinculados a universidades) que oferecem atendimento a indivíduos com algumas das dificuldades elencadas em nossos instrumentos.

5) ASSISTÊNCIA E RESPONSÁVEL PELA PESQUISA / GARANTIA DE ESCLARECIMENTOS: O participante terá acesso, a qualquer tempo, às informações sobre os procedimentos, riscos e benefícios relacionados a esta pesquisa, inclusive para dirimir eventuais dúvidas, no contato com a pesquisadora: Natália M. Dias (natalia.m.dias@ufsc.com.br). A pesquisadora pode ser também contatada em: Universidade Federal de Santa Catarina – Depto de Psicologia, Bloco C, Sala 15A, Cidade Universitária, Trindade, CEP 88 040-400 – Florianópolis – SC.

Caso deseje, você pode contatar o Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. O contato com o CEP - UFSC pode ser realizado pelo telefone (48) 3721-6094, pelo e- mail: cep.propesq@contato.ufsc.br ou no seguinte endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - Reitoria II – Rua Desembargador Vitor Lima, n° 222, 4° andar, sala 401, Trindade, CEP 88 040-400 – Florianópolis – SC.
O Comitê de Ética é a instância que tem por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Tem o papel de avaliar e monitorar o andamento do projeto de modo que a pesquisa respeite os princípios éticos de proteção aos direitos humanos, da dignidade, da autonomia, da não maleficência, da confidencialidade e da privacidade.

6) Liberdade do participante: Sua participação é totalmente voluntária. Você poderá desistir da participação na pesquisa quando quiser, tendo a liberdade de retirar seu consentimento a qualquer momento, sem precisar dar explicações. Para isso, comunique seu desejo ao pesquisador pelo contato acima mencionado. Se estiver em meio à resposta ao formulário, basta fechar a janela do seu navegador para cancelar seu preenchimento.

7) Sigilo: Você terá salvaguardada a confidencialidade, sigilo e privacidade dos dados de participante e respostas ao formulário. Lembre-se: Você não precisará informar nenhum dado identificatório. Os resultados apenas serão usados para publicações, sempre de forma coletiva, sem revelar qualquer informação relacionada à sua privacidade. Os formulários gerarão um banco de dados, acessível a partir de um único email criado especificamente para a pesquisa, e armazenados por pelo menos cinco anos, de posse do pesquisador responsável, podendo ser descartados posteriormente ou mantidos armazenados em sigilo.

8) Custos: Você não terá nenhuma despesa e não receberá remuneração. Porém, caso você tenha alguma despesa ou qualquer prejuízo financeiro em decorrência direta desta pesquisa, você terá garantia de ressarcimento. Em caso de dano, material ou imaterial, comprovadamente decorrente da pesquisa, você terá garantia de indenização.


A pesquisadora envolvida compromete-se a conduzir a pesquisa de acordo com a Resolução 510/2016 que trata dos preceitos éticos e da proteção aos participantes da pesquisa.
Recomenda-se que você faça o download deste documento clicando no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1oD1J-tQOqjLTa-toS5RBdGqVeYPIb0T9/view?usp=sharing

Este é um documento importante que traz informações de contato e garante os seus direitos como participante da pesquisa. Guarde uma cópia.
________________________________________________________________

Após a leitura do presente termo, caso você concorde em participar dessa pesquisa, solicitamos que selecione a opção “Eu possuo 18 anos ou mais e concordo em participar da pesquisa” para que possa dar continuidade à sua participação. Sua participação somente ocorrerá se você concordar com este termo. *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy