Formulário Atividade 6
𝔽𝕚́𝕤𝕚𝕔𝕒 - 🇵​​​​​🇷​​​​​🇴​​​​​🇫​​​​​. 🇭​​​​​🇺​​​​​🇲​​​​​🇧​​​​​🇪​​​​​🇷​​​​​🇹​​​​​🇴​​​​​
𝗠𝗮́𝗾𝘂𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗲 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗔𝗿𝘁𝗶𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 𝘅 𝗗𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗛𝘂𝗺𝗮𝗻𝗼𝘀
(Por Neomove dezembro 12, 2019)

O surgimento de novas tecnologias, como Business Intelligence, Big Data, Inteligência Artificial, entre outros, trouxe diversos avanços que impactam o mundo corporativo e a rotina das pessoas. Uma das tecnologias que vem se destacando nessa era de transformação digital são os assistentes virtuais inteligentes.

Utilizar um comando de voz para solucionar problemas, fazer buscas, organizar agendas, etc, já é algo que faz parte do nosso dia a dia.

Grandes empresas de tecnologia, como Apple, Google e Amazon, estão utilizando a Inteligência Artificial para desenvolver essas soluções que facilitam o dia a dia das pessoas.

O que são assistentes virtuais inteligentes?

Muito provavelmente você conhece a Siri, da Apple, ou a Alexa, da Amazon. Esses softwares que respondem a comandos de voz são os assistentes virtuais.

Esses sistemas inteligentes são utilizados para auxiliar as pessoas em uma ou mais tarefas e estão cada vez mais sofisticados.

Além dos celulares, os assistentes virtuais também estão se tornando soluções para o mundo dos negócios e dispositivos funcionais para casa, os chamados Voice Users Interfaces.

Dentro de uma casa, por exemplo, eles podem exercer funções como trancamento de portas, controle da luz e de aparelhos eletrônicos, entre outros.

Como funcionam os assistentes virtuais?

Essa tecnologia funciona através de um sistema de reconhecimento de voz ou texto, que entende a informação e executa o comando enviado.

Através do Machine Learning, os assistentes virtuais estão se aperfeiçoando e melhorando o repertório conforme vão interagindo com as pessoas.

Sendo assim, quanto mais eles são utilizados, mais eles são refinados para entregar respostas cada vez melhores e atender as expectativas dos usuários.

Mas o desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) pode trazer consigo riscos para os direitos humanos sob o ponto de vista de suas implicações sociais, éticas e jurídicas, tanto da perspectiva individual quanto coletiva. Para garantir que o desenvolvimento de IA ocorra para o benefício da sociedade como um todo, de forma inclusiva, é necessário elencar os impactos existentes, compreendê-los e pensar em formas de mitigá-los.

É difícil prever o que poderá acontecer quando o desenvolvimento tecnológico evoluir ao ponto de proporcionar a criação de um robô que consiga superar e transcender as habilidades humanas por meio de uma avançada inteligência artificial. É difícil prever, mas talvez a humanidade não esteja tão longe assim, ou até já tenha chegado lá, mas os freios da ética e do bom senso o impedem de colocar tal tecnologia "nas ruas".

Considerando as informações do texto e seus conhecimentos sobre essas tecnologias, responda a pesquisa abaixo:
Você usa assistente virtual em seu dia a dia, em seu estudo ou em seu trabalho? *
Você confiaria a gestão da sua vida pessoal a uma inteligência artificial? *
Se você fosse convidado agora para fazer uma viagem em um carro autônomo (dirigido por uma IA), você aceitaria o convite? *
Você acredita que os robôs podem substituir o ser humano na maioria das atividades profissionais? *
Você acredita que um robô ou uma inteligência artificial poderia substituir um professor para o Ensino Médio no futuro? *
Qual o seu nome? *
Escreva o seu nome completo.
Qual a sua escola e turma? *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.