Edital Lab Ninja 2013

Edital de Formação Lab Ninja 2013

De 28/01 a 07/02/13 estaremos recebendo as inscrições do Edital de Formação de Oficineiros Lab Ninja - Laboratório de Criatividade, Narrativas e Ação nas Escolas. O edital tem como principal objetivo experimentar a formação de oficineiros através de encontros digitais, presenciais e através da experiência empírica.

O Edital de Formação Lab Ninja é destinado a interessados em desenvolver habilidades de arte-educação, educomunicação e processos colaborativos em conjunto com adolescentes em escolas e centros culturais.

Serão selecionados 12 inscritos, que desenvolverão o projeto Lab Ninja em escolas e/ou espaços culturais, com treinamento e acompanhamento da equipe idealizadora do projeto.

Para participar, o candidato deve preferencialmente participar de algum grupo ou coletivo, ter disponibilidade para desenvolver o projeto uma vez por semana numa escola articulada e acompanhar a reunião semanal de treinamento do grupo de oficineiros.

Essa reunião será toda terça-feira de manhã, das 10 as 13h, em diferentes formatos de educação a distância, e via plataforma skype.

Especificações técnicas:
- 12 oficinas de debate virtual com o grupo de oficineiros, com duração de três horas cada, sempre as terças-feiras, das 10 as 13h.
- 6 oficinas de construção de narrativas com os alunos do Lab Ninja da escola articulada na região do oficineiro.
- 6 horas de ação cultural com os alunos do Lab Ninja da escola articulada na região do oficineiro.

A seleção se dará em 3 etapas que iniciarão a partir do dia seguinte ao término das inscrições até 20 de fevereiro, data de divulgação do resultado. As etapas consistem na análise técnica da inscrição, oficina de pré-seleção (selecionará 30 candidatos), e a semana de avaliação baseada nos critérios de disponibilidade, pontualidade e assiduidade nas oficinas, trabalho em equipe e comprometimento.

A formação será de março a junho de 2013, e o resultado será 12 intervenções culturais nas escolas e pretende atingir direta e indiretamente 12 mil crianças e adolescentes.

Sobre o Lab Ninja
Laboratório de Criatividade, Narrativas e Ação nas Escolas

Apresentação
Projeto de formação livre, pautado no debate de cultura de rede, sistematizado em quatro eixos e realizado em seis oficinas e uma intervenção cultural.

Objetivo
Estimular a participação das escolas na construção de uma cultura de rede através de um laboratório de criatividade e formação de coletivos culturais dentro das escolas.

Metodologia
6 oficinas e uma intervenção artística/cultural

Quatro eixos:

1. Modelos de organização: dos coletivos a democracia
2. Ocupação do espaço público
3. Mídia Livre
4. Remixologia

1. Modelos de organização: dos coletivos a democracia (e/ou a “Política descolada de Brasília”)
aproximar das pessoas e do dia os diferentes modelos de governança que nos cercam, descolando “política” de “Brasília”. O principal, aqui, é desconstruir a ideia de que só tem um jeito certo de tomar decisões; apresentar outras formas de tomar decisão como escolhas possíveis para processos internos.

2. Ocupação do Espaço Público
pesquisa de campo do espaço público da comunidade. Mapeamento afetivo desse espaço.

3. Mídia Livre
proposta de debate e geração de conteúdo com mídias móveis. Diferenciar mídia (a ferramenta tecnológica) e a sociedade (modo de organização). Trabalhar o conceito de midiativismo, mantendo a ponte com espaços públicos.

4. Remixologia
contextualização da cultura livre - o que é licenciar de maneira livre, porque isso é um convite para o mundo interagir com suas ideias; a apropriação da produção simbólica do mundo para criar outras coisas. Apresentacão de referências de processos coletivos e colaborativos.

Possíveis intervenções/produções
Festival de Música
Instalação de Artes Visuais
Guerrilha Audiovisual
Exposição/Projeção de Fotografia
Exposição/Projeção de Curta-Metragem
Produções Multimeios
Poética Visual
Cartografias e Mapas
Outros

Público orientado pelo Lab Ninja:
jovens do ensino fundamental II e medio de escolas - acima de 13 anos

    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question