Oficina - Sistemas de Informações Georeferenciadas

Inscrição para a oficina - Sistemas de Informações Georeferenciadas


05, 06 07 e abril

Horário: 09h30 - 12h

Sala a definir

Vagas limitadas - Inscrições até 04/04.

Prof.ª Nadjla Touati
Pesquisadora do LISST (Laboratoire Interdisciplinaire Solidarités, Sociétés, Territoires), Universidade de Toulouse Jean Jaurès.

Sobre a atividade
Esta oficina de pesquisa compõe programa de atividades previstas em Convênio FAPESP-CNRS (2016-2018), sob coordenação da Profa. Vera Telles (LAPS-USP) e Olivier Pliez (LISST-Universidade de Toulouse Jean Jaurès). Sob o título “Mundializações discretas”, trata-se de um programa de colaboração franco-brasileiro vinculado ao Projeto Temático “Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea” (Fapesp), desdobrando, em perspectiva transnacional, uma de suas frentes de pesquisa, voltada ao estudo das reconfigurações recentes dos mercados informais em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em três sessões programadas, o objetivo desta oficina é apresentar, com base em pesquisas em curso, procedimentos e metodologias voltadas ao tratamento de informações espaciais e temáticas visando sua análise e representação cartográfica.
Nesta oficina, os participantes poderão trabalhar (experimentações) seus próprios dados de pesquisa, para construir mapas e visualizar as informações espacializadas.

Informações importantes
• Dadas as características desta oficina, espera-se que os participantes possam dispor de notebooks para a experimentação dos instrumentos e metodologias de trabalho. O software correspondente estará disponível para uso em cada um dos equipamentos.
• Nadjla Touati fará suas exposições em francês. Material gráfico estará traduzido para o inglês.
• Para outras informações, entrar em contato com Carlos Freire (pós-doutorando, Fapesp):carlos.freire.silva@usp.br

Programação

05/04 - “Visualizar os dados”
Depois de definir os termos “geomática” e “Sistema de Informações Geográfica” (SIG), pretende-se expor as bases de compreensão do modo como se estruturaram os dados espaciais em um SIG (tipo de formato, tipologias de modo de representação de objetos geográficos) e como projetar/visualizar essas informações (semiologia gráfica, sistemas de projeção).

06/04 - “Fazer um mapa a partir do QGIS”
Nesta sessão, pretende-se discutir o modo de trabalhar na composição de um mapa como suporte de uma representação a mais fiel e objetiva possível das informações dadas.

07/04 - “Coletar dados de campo e as ferramentas SIG”
Trata-se de apresentar as ferramentas que permitem coletar dados do campo a partir de suportes como smartphones ou tablets, de modo a visualizar as informações coletadas em um mapa. Esse tipo de abordagem possibilita explorar as informações colhidas em campo no próprio andamento das pesquisas.
Informações:


Dúvidas entrar em contato pelo e-mail laps@usp.br

O certificado de participação será emitido apenas para quem tiver 100% de frequência.

IMPORTANTE: As pessoas que se inscreverem e, por algum motivo, não puderem comparecer ao minicurso, devem enviar um e-mail de cancelamento de inscrição até 04/04. Caso contrário, será impossibilitado de realizar inscrição na próxima atividade do laboratório.

    Identificação

    This is a required question
    This is a required question
    Must be a number less than 100,000,000
    This is a required question
    This is a required question

    Motivação

    This is a required question