Hackathon Webdoc Itinerâncias | Formulário de Inscrição
Com Estúdio Crua
Inscrições até 10 de março.

O Hackathon Webdoc FESTA cria uma ponte entre Osasco, município brasileiro localizado na região metropolitana de São Paulo que teve grande parte de sua ocupação urbana após a construção da estação ferroviária, e Pinheiros, considerado o primeiro bairro paulistano e que hoje compreende 10,9% do comércio da cidade. Estas duas unidades do Sesc SP são separadas por 16 KM de distancia, e estão conectadas pela linha 9 de trem da CPTM.

O que conecta afetivamente estes espaços? Quais são as travessias em nossa relação com a cidade e suas proximidades? E se pudéssemos reinventar o mapa da cidade, redefinir centralidades e traçar outros percursos?

O Hackathon Webdoc FESTA debaterá a relação entre uso criativo do processo documental e o fomento ao diálogo sobre diversidade cultural, memória e território; e como combinar fotografia, vídeo e áudio em projetos transmídia para promoção de bens culturais.

Os tópicos incluem: narrativas e cartografias participativas, produção documental interativa e plataformas colaborativas de conteúdo.

O ​Hackathon Webdoc será dividido em ​4​ etapas fundamentais:

1) INTRODUÇÃO, PREPARAÇÃO E ROTEIRO
2) PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E FILMAGENS
3) EDIÇÃO & DESENVOLVIMENTO
4) COMUNICAÇÃO & LANÇAMENTO DO WEBDOC

A metodologia do curso é inspirada nos Hackathons, "maratonas de programação" nas quais em curtos espaços de tempo profissionais e estudantes se reúnem para realizar um projeto específico que ficará pronto ao final do encontro. ​Assim, o ​Hackathon Webdoc envolve a produção de um documentário ​interativo​​ coletivo sobre ​a região de Pinheiros​, com recorte ​temático a ser definido na própria semana.

​O Hackathon Webdoc parte da série de cartografias de memórias e territórios, que vem sendo produzida pelo Estúdio CRUA na cidade de São Paulo, incluindo o documentário interativo e coletivo "Expresso Pinheiros": http://expressopinheiros.com.br , o projeto de mapeamento de memórias operárias com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que resultou na plataforma multimídia http://www.entrevilasdoc.com.br/ e webdoc www.bixigaexiste.com.br, apontado pelo Le Monde Brasil como uma das narrativas mais interessantes da web em 2017.

Saiba mais em www.estudiocrua.com.br

Ao longo do processo, os participantes discutem conceitos como interatividade, estratégias para engajamento de comunidades e públicos.

Público Alvo: Pesquisadores, filmmakers, fotógrafos, designers, editores, documentaristas, produtores e historiadores.

Período de 13 a 23/03/2019
10 encontros, de 13h às 19h.

13 a 15 / março - introdução, preparação e roteiro (SESC OSASCO)
16 e 17 / março - gravação/acompanhamento das expedições/percursos (PINHEIROS & OSASCO)
19 a 22 / março - edição & desenvolvimento da plataforma + comunicação & lançamento online do webdoc (SESC PINHEIROS)
23/ março - exibição do documentário + bate papo com os criadores (SESC PINHEIROS)

Inscrição: processo seletivo realizado a partir do preenchimento e submissão deste questionário.
*A seleção é de responsabilidade exclusiva dos Coordenadores da Atividade
Email address *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy