Manifesto Cultural da Terra de Miranda
Estão a ser vendidas as três barragens do Douro Internacional (Miranda, Picote e Bemposta), que geram cerca de 1/3 da totalidade da energia hidroelétrica produzida pela EDP e são das mais rentáveis unidades do País.
O valor total da venda é de 2210 milhões de euros.
As receitas fiscais geradas por esta transação, pela tributação dos lucros anuais destas barragens, bem como o IVA da venda da energia, beneficiam apenas o poder central.
Na Terra de Miranda não fica praticamente nada. Neste modelo injusto e caduco, o que sobra para a região em que são explorados os recursos naturais são os impactos ambientais negativos da construção e da exploração das barragens. No centro da cidade de Miranda do Douro e no coração das Arribas do Douro subsiste uma pedreira de grandes dimensões, de onde foi retirado o granito para as barragens, a céu aberto e ao abandono, que nunca foi reparada. O mesmo acontece em Picote e Bemposta.
Esse modelo de apropriação da riqueza gerada para o poder central e do abandono das populações aos respetivos custos contraria os valores da justiça, da equidade, da solidariedade e da coesão territorial.
Esta riqueza é produzida por recursos naturais e deve ser restituída numa proporção justa às populações das terras onde é gerada.
Os subscritores deste Manifesto não pretendem aumentar a despesa pública, mas apenas uma reafectação de recursos e a sua utilização no investimento mais reprodutivo, transformando a Terra de Miranda num centro de produção cultural e de atração do turismo cultural, histórico e ambiental, que serão, por sua vez, fatores de sustentabilidade e de prosperidade da Terra de Miranda. É essa a via que escolhemos para reparar o conjunto de injustiças que se nos levanta.

Reitera-se que este é um Movimento cuja base se encontra na sociedade civil da Terra de Miranda, independente e apartidário. O único propósito deste Movimento é a reivindicação dos pontos descritos no Manifesto que pode ser consultado aqui ---> https://bit.ly/2P3Ticm
Lista de subscritores atualizada a 16/11/2020 disponível aqui ---> https://bit.ly/36VPqCT
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Gostaria de subscrever o Manifesto Cultural da Terra de Miranda
Clear selection
Designação a incluir caso seja representante de Associação/Coletividade
No caso de subscrição individual, nome completo a incluir no Manifesto
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy