Inscrições Bolsas - 2ª ed. Curso de Introdução à Filosofia Africana com Katiuscia Ribeiro
O objetivo do curso é fomentar a discussão sobre filosofia africana antiga, buscando a compreensão dos pensamentos e conceitos desenvolvidos nas escolas de escribas no antigo Egito (Kemet) compreendo o contexto histórico a época e seus sistemas filosóficos. O curso pretende apresentar de modo sucinto e em caráter introdutório, a filosofia africana antiga, especificamente parte do pensamento egípcio através da leitura de textos datados de 1300 a.c. Trabalharemos com filosofia egípcia e com o pensamento de filósofos da época, apresentando a ética e os ensinamentos propostos para pensá-la. Possibilitando a ampliação dos estudos e debates sobre filosofia africana antiga através das escolas e os ensinamentos passados.

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS:

- As bolsas são destinadas exclusivamente para estudantes negros/as.
- As bolsas serão distribuídas mediante a sorteio online pelo site http://www.sorteandoja.com.br/ . Os nomes serão divulgados até o dia 25/10/2019.
- O número de bolsas distribuídas dependerá do número de Ingressos Solidários (duplo) vendidos. O Ingresso Solidário no valor de $75 garante o ingresso de 1 estudante negro/a.

PROGRAMAÇÃO:

MÓDULO 01: 27/10/2019
Horário: 09h às 12H
Prof.ª Dranda Katiuscia Ribeiro
TEMA: KEMET: HISTÓRIA ANTIGA DA FILOSOFIA AFRICANA
a. Conceitos Kemeticos antigos de Filosofia
b. Definição de Filosofia a partir da realidade Kemetica
c. As escolas da vida (Per Anhk) e os ensinamentos escribas
d. A concepção Metafísica de Filosofia Kemetica

MÓDULO 02: 27/10/2019
Horário: 13h às 16h
TEMA: MAAT: A PEDRA ANGULAR DA FILOSOFIA AFRICANA

a. A compreensão de alma e Ser na Filsofia em KMT
b. O Caráter dinâmico do pensamento Kemetico sobre existência
c. Maat como a personificação da virtude perfeita
d. A imanência de Maat na cultura Africana

AULA 3: 06/09/2019
Horário: 16h30min às 19h30min
Prof.ª Dranda Katiuscia Ribeiro
TEMA: SUBJETIVIDADE E ANCESTRALIDADE: Caminhos para a reconstrução do Ser Africano
a. A reeontologização do sujeito
b. Reconstrução da subjetividade Ocidental
c. Kemet e a construção da subjetividade Ancestral



Prof.º KATIUSCIA RIBEIRO
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Filosofia e Ensino pelo programa de Pós-graduação de Filosofia e Ensino – PPFEN – CEFET / RJ com Dissertação tema: Kemet, Escolas e Arcadeas – A Filosofia Africana no Combate ao Racismo Epistêmico e a Lei 10639/03. Atualmente é Doutoranda em Filosofia no Programa de Pós Graduação de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS/PPGF, sua pesquisa é sobre Filosofia Kemetica
É Coordenadora Geral do Laboratório de Africologia e Estudos Amerindios Geru Maã / UFRJ na área de Filosofia Africana/ Indigena. É professora de Filosofia do Direito na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.
Suas pesquisas envolvem: Filosofia em Kemet, Ib (Coração), o ser, Filosofia Africana antiga,Subjetividade, Ontologia, Ética, Kemetica, Filosofia política, Epistemicídio e a lei 10639/03 e a garantia de seus direitos e aplicabilidade bem como ações emancipatória para a população negra. Ribeiro tem familiaridade com as filosofias de: Maat, PthaHotep, Amenemope, Theophile Obenga, Cheikh Anta Diop, Maulana Karenga, Kimani Nehuse, Molefi Kete Asante, Ama Mazama, Marcus Garvey, Marimba Ani, Cheikh Anta Diop, Angela Davis, Bell Hooks, Sombofu Somé, Sueli Carneiro e Abdias do Nascimento.
Nome Completo: *
Your answer
Autodeclaração Raça/Cor: *
CPF: *
Your answer
Idade: *
Your answer
E-mail: *
Your answer
Telefone p/ contato: *
Your answer
Instituição de Ensino: *
Your answer
Curso: *
Your answer
Disponibilidade : *
Required
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy