CURSO DE FORMAÇÃO CASA REDONDA para educadores (próximas turmas)
Prezado(a),

Obrigada por demonstrar interesse em participar do Curso de Formação Casa Redonda. No momento as vagas para a próxima edição do curso estão preenchidas, mas caso tenha interesse você pode se inscrever para a lista de espera e se houver alguma desistência entramos em contato com você, ou priorizamos o seu interesse para uma próxima turma.

Os encontros têm como objetivo a formação reflexiva de profissionais que lidam com crianças, interessados no desenvolvimento de uma educação sensível e integrativa, voltada para o universo da Cultura da Infância.

Teremos como referência a experiência de educação da Casa Redonda construída ao longo de 35 anos de observação, pesquisa e reflexão voltadas para o processo de desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos de idade. A Criança, a Natureza, o Brincar, a Linguagem Sensível do Corpo, a Cultura da Infância e a Cultura Brasileira serão matrizes sobre as quais nos debruçaremos em busca de ressignificar nossas práticas educacionais para que as crianças possam encontrar na Educação Infantil um espaço que acolha verdadeiramente a cultura que lhe é própria.

O curso será composto por sete módulos, uma visita monitorada, além de um trabalho sobre tema específico a ser refletido e experimentado através de situações práticas.


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

datas: a serem definidas
Periodicidade: mensal presenciais, aos sábados, das 08h30 às 16h30.
Duração: 64 horas
Local: Escola Casa Redonda
Estrada Terra Roxa, 275 - Carapicuíba - SP

IMPORTANTE. A programação do curso poderá sofrer alterações devido a questões de saúde pública. Caso não seja possível a realização de atividade presenciais, os conteúdos teóricos e reflexivos serão ministrados no formato online.


PROGRAMAÇÃO:
• Brincar como linguagem de conhecimento
Reflexões sobre o Brincar, ampliando e desenvolvendo a leitura simbólica para que possamos nos aproximar sensivelmente das mensagens implícitas na cultura da Infância..

• O simbolismo das formas na Cultura da Infância
Introdução aos princípios que regem o simbolismo das formas na Cultura da Infância. A presença dos arquétipos e das imagens do inconsciente são realidades vivas no universo da criança. Numa concentração sem esforço, ela compartilha de uma ordem interna, de uma harmonia que vai se revelando em formas que parecem ser continentes de uma força vital expressando algo que encontrou o seu lugar.

• Música e Brincadeira tradicional da Cultura da Infância
Conhecer e reconhecer um repertório de músicas e brincadeiras da tradição da infância brasileira e a partir da prática refletir sobre sua importância na Educação Infantil.

• Cultura Popular e a educação – Ciclo Junino
Introdução ao significado das festas populares brasileiras e sua importância enquanto símbolos de nossas raízes culturais que contribuem para o sentimento de pertencimento ao lugar de origem e objetiva o reconhecimento e a força viva da nossa cultura: a Festa Junina.

• Narrativas da imaginação na oralidade da infância
Como "poetas à solta” - é a imaginação quem comanda a ação das crianças. Suas brincadeiras são sempre narrativas que nos conduzem a um tempo sem tempo e nos inserem em espaços que transcendem o cotidiano. Entrar em contato com os mitos, as tendas, as histórias é uma experiência a ser vivida!

• Brincando com os Elementos da Natureza
Terra, fogo, água e ar se constituem desafios constantes no dia-a-dia das crianças como forças vivas da natureza, cujos contatos desenvolvem uma forte atração por se tratarem de matérias primas que compõem o habitat humano. Experimentações e brincadeiras com os elementos farão parte desse encontro.

• Corpo Sensível na Educação
A linguagem corporal como elemento central no desenvolvimento da consciência de si próprio e do outro apresentando e experimentando abordagens corporais que contribuem para o relaxamento e a integração física e psíquica das crianças

• Cultura Popular e a educação - Ciclo Natalino
Reflexão sobre as celebrações da Cultura Popular, tradição que traz um significado profundo, representando a expressão da alma do povo brasileiro através da construção do presépio e da louvação da Criança.


Estamos à disposição, sigamos confiantes!
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome Completo ou Nome Social *
Data de Nascimento *
MM
/
DD
/
YYYY
CPF
Endereço completo (Rua, número e complemento) *
Bairro, Cidade e Estado *
CEP *
E-mail *
Celular *
Sua formação acadêmica *
Área de Atuação *
Instituição *
A organização se caracteriza como: *
Como ficou sabendo do curso da Casa Redonda? *
Termo de Proteção de Dados (LGPD):  Ao aceitar este termo você está de acordo que a Casa Redonda possa incluir seus dados em sua mala direta, assim como convidá-lo para grupos de WhatsApp, com o intuito de divulgar conteúdos, comunicar informativos e cursos oferecidos pela mesma. A segurança dos dados fornecidos são de responsabilidade da Casa Redonda e é proibida a venda ou compartilhamento com terceiros.   *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Casa Redonda. Report Abuse