Subscrição do Manifesto da Marcha de 25 de Novembro de 2018
Por um mundo com mais amor.
Pela eliminação da violência contra as mulheres.
Em Viseu, marchamos no dia 25 de Novembro, para denunciar e lutar pela eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.
Uma violência enraizada numa sociedade misógina. Uma violência muitas vezes invisível, por tão generalizada e confortavelmente se ter instalado. Uma violência de plurais manifestações, mas baseada num traço comum: a desigualdade de género.
Queremos uma sociedade de mulheres livres no casamento, na união, no namoro, no trabalho, na rua, na escola, em casa, na saúde, com a família, na amizade ou sós. Queremos uma sociedade que permita a todas as mulheres SER e VIVER.
Repudiamos todas as violências e todos os atentados à liberdade e corpo da mulher. O medo de perder a vida. O receio pela segurança das filhas e dos filhos (retirava). O assédio físico e moral. A agressão física e psicológica. A violação. A “justiça” machista.
Neste 25 de Novembro, não esquecemos as diferentes formas de violência que atingem as mulheres em todo o mundo. Assistimos com preocupação aos retrocessos nos direitos alcançados pela luta abnegada de milhares de mulheres em países onde governos de extrema direita e ultraconservadores estão a ganhar cada vez mais terreno. Denunciamos em Portugal uma tendência preocupante para decisões judiciais retrógradas, moralistas e inadmissíveis, que violam os direitos mais básicos e a Constituição da República Portuguesa.
Afirmamos, ainda, que os corpos das mulheres nunca serão livres de violência machista sem romper com estruturas inerentemente violentas. As mulheres negras, as mulheres ciganas, as mulheres indígenas, as mulheres migrantes, as mulheres da comunidade LGBTI+ estão ainda mais vulneráveis dentro desta estrutura de poder que se estende também à violência na área laboral, onde o patriarcado e a exploração capitalista se alimentam mutuamente.
Neste 25 de Novembro marchamos reafirmando a intenção de mobilização contra a inegável e preocupante escalada do conservadorismo e do ataque aos direitos das mulheres.
Neste 25 de Novembro marchamos pelo fim das violências contra as mulheres.
Neste 25 de Novembro marchamos por um mundo de mulheres livres.
Neste 25 de Novembro marchamos por um mundo com mais amor.
Subscrevem (até ao momento presente):
Colectivos:
- REDE de Jovens para a Igualdade - III.Encontro Nacional de Jovens Feministas
- UMAR Viseu
- SOS Racismo
- LGBTI VISEU
- Bloco de Esquerda Distrito de Viseu
- Associação OLHO VIVO - núcleo de VISEU
- Ideias Solidárias
- Juventude Socialista Concelhia Viseu
- Frapviseu Federação de Pais
- Associação de Estudantes da ESAM
- Associação de Estudantes da ESEN
- Catarse / Movimento Social
- Precários Inflexíveis - Associação de Combate à Precariedade
- Mundificar: associação para a interculturalidade e desenvolvimento social Desenvolvimento Social
- Adamastor - Associação Cultural
- Loja Europa Jovem Viseu
(...) Em Actualização
Individuais:
Ana Carolina Damas Gomes, Paula Cristina Aguiar da Costa Fong, Bárbara Xavier, Joana Filipa Oliveira Melo, Susana Maria Coelho Cardoso, Diego Enrique Rodrigues Garcia, Márcia Andreia de Marques Nisa, Carlos Alberto Matias do Couto, Tiago Resende Araújo Ferreira, Cláudia Soares, Maria da Graça Melo Cabral Marques Pinto, Graça Horta, Carlos Manuel Martins Cruchinho, Ana Isabel Maia, Cristina Bandeira, Olga Resende Araújo Moreira, João Miguel Costa Magueija, Inês Paredes, Maria Teresa Viegas Outeiro Aragão, Dário Filipe Gomes, Soraia Patricia Almeida Amaral Gomes, Maria Teresa Amaral Gomes, Patricia Solange Gomes
(...) Em Actualização