ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE GREVE DO DIA 28/08
DISCIPLINA: Ciências
ANO: 6º ano
Professores: Ana Maria, Diego Nogueira e Renan
e-mail: renan.barros@prof.pmf.sc.gov.br; anamaria.freitas@prof.pmf.sc.gov.br, diego.nogueira@prof.pmf.sc.gov.br 

Sign in to Google to save your progress. Learn more
CONTEÚDOS: As minhocas e a importância delas para o meio ambiente
OBJETIVOS: Conhecer um pouco mais sobre as minhocas e a sua importância para o meio ambiente
NOME COMPLETO DO ESTUDANTE *
TURMA DO ESTUDANTE: *
AS MINHOCAS
As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos microorganismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros. As minhocas são seres higiênicos e você pode cultivá-las em casa (até mesmo em apartamentos) como animais domésticos, por meio da compostagem.

Mas por que as minhocas são importantes para o meio ambiente?
Acesse primeiramente o vídeo: “Momento Ambiental Minhocas” que aborda a importância ambiental destes seres vivos:
Clique no vídeo:
Em seguida, leia o material abaixo, que trata do mesmo tema complementando as informações do vídeo:
As minhocas são animais anelídeos, invertebrados, de corpo cilíndrico e alongado, formado por vários anéis. A minhoca é muito importante para o solo, por vários fatores. Em primeiro lugar, ela é detritívora, ou seja, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. Por ter esse tipo de alimentação, ela elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras. Essas bactérias, ao agirem sobre esses restos alimentares, produzem um material chamado de húmus.
Sem o trabalho de decomposição das minhocas e, principalmente, de micro-organismos, os nutrientes ficariam eternamente presos na matéria orgânica morta e não retornariam ao ciclo da vida, se tornando escassos e inviabilizando a vida na Terra como a conhecemos.
O húmus é muito importante para o crescimento das plantas, pois contém nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes necessários para a planta crescer e se desenvolver.

E qual é o tempo de vida de uma minhoca?
O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.

Como é a movimentação das minhocas no solo?
Uma minhoca é capaz de movimentar grandes quantidades de solo de camadas mais profundas para a superfície. Em algumas espécies, uma única minhoca chega a movimentar de duas a 250 toneladas de hectares de solo. Essa movimentação é muito importante para manter o solo homogêneo e fértil. A atividade das minhocas aumenta tanto a porosidade quanto a disponibilidade de oxigênio no solo. Os buracos feitos por elas também são importantes para aumentar a taxa de infiltração de água.

A importância das minhocas na composteira de casa
A maior parte do lixo produzido em casa (cerca de 60%) é de origem orgânica; ou seja, restos vegetais e, em parte, animais. Esse tipo de lixo, se destinado para aterros e lixões, acaba aumentando a demanda por espaços subutilizados e contribui para a emissão de gases do efeito estufa.
Uma composteira caseira contendo microorganismos decompositores e minhocas especializadas em compostagem doméstica evita a emissão de gases do efeito estufa, a demanda por espaços em aterros e lixões e ainda produz um rico húmus que pode ser utilizado como substrato para plantas, entre outros benefícios. Para isso basta cultivar minhocas (e microorganismos benignos e invisíveis a olho nu presentes no húmus) por meio do lixo de origem vegetal.

Minhocas, as operárias do solo
“Solo com minhocas é solo fértil”. Essa afirmação tem suas razões, pois onde há minhocas o solo tem boa umidade e muito húmus, que serve de alimento a esses animais. Escavando canais subterrâneos, as minhocas melhoram a permeabilidade e o arejamento do solo, permitindo que as raízes recebam mais água, além de oxigênio para sua respiração. Ao defecar grandes quantidades de terra ingerida com restos de folhas, as minhocas melhoram também a granulação do solo e acrescentam-se boa quantidade de cálcio. Essa incessante atividade permite que grandes volumes de terra sejam trocados entre as camadas profundas e superficiais do solo.

Após assistir o vídeo e ler o material, vamos testar o que você aprendeu nesta aula? Responda as questões abaixo: 1. Onde as minhocas vivem? *
Do que as minhocas se alimentam? *
Como elas andam? *
Como as minhocas nascem? *
Como é seu corpo? *
Minhoca tem boca e ânus? *
Minhoca faz cocô?
Minhoca vive somente em solo úmido ou pode ser seco? Por quê? *
Minhoca vive se colocada dentro da água? *
Que papel as minhocas tem para o meio ambiente? *
Mas como funciona uma composteira?
Como mostrado antes, as minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta primeira habilidade, reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo - uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.
Acompanhe o desenho abaixo e veja como construir uma composteira de minhocas ou minhocário em casa:

Analise com atenção a imagem abaixo:
Com base na ilustração acima, responda, você acha que é possível construir um minhocário em sua casa? *
Dúvidas e sugestões: *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Prefeitura Municipal de Florianópolis. Report Abuse