Tocando Com Estilo - Violão Para Iniciantes
O Site Tocando Com Estilo tem como missão compartilhar um método dividido em artigos explicando tudo o que um iniciante precisa saber para aprender a tocar violão do zero.

E não é só isso, no blog, disponibilizarei também dezenas de conteúdos direcionados para você que já está no nível intermediário/avançado.

Veremos que a teoria musical não é assim tão complicada de entender, basta seguir alguns atalhos e começar a estudar do jeito certo que rapidamente você já está dominando toda essa parte teórica.

É comum, quando estamos aprendendo os primeiros acordes, já querermos tirar a nossa primeira música logo de início. Não há nenhum problema nisso, desde que não deixemos a parte teórica de lado.

Caso isso ocorra, dificilmente você fará um progresso rápido com o instrumento, visto que apenas irá tocar alguma música caso essa tenha a cifra ou a tablatura disponibiliza.

Quando você aprende a ler partitura, por exemplo, várias portas se abrem, pois você não fica preso dependendo de terceiro e passa a criar os seus próprios arranjos, seja para tocar estilo erudito, fingestyle, violão clássico, etc.

Outro conhecimento fundamental e que todo músico precisa dominar é em relação ao campo harmônico e as escalas pentatônicas, esses dois conhecimentos de fato destravam o potencial de qualquer um, em se tratando de um instrumento de corda.

Mas, antes disso tudo, a primeira coisa que veremos no Blog será como escolher o seu primeiro violão para iniciante.
Neste artigo irei abordar tudo que você precisa saber, desde o modelo do violão, que pode ser, por exemplo, o Yamaha C40 que é um excelente violão por um preço bastante acessível.

Aproveite para ler também os artigos das demais categorias bem como a página Home, onde falo sobre a possível origem do violão, digo possível porque é muito difícil afirmar com precisão uma data específica.

Visite o Site Oficial: https://tocandocomestilo.com/
Logotipo Tocando Com Estilo
Como começar a tocar o violão
Você gostaria de aprender a tocar violão? Se você está lendo este artigo, então você já deu o primeiro passo para começar sua jornada musical. Aprender a tocar violão pode ser intimidante, é normal que um iniciante tenha muitas perguntas e preocupações, mas nós estamos aqui para ajudá-lo a começar.

E se você está pronto para experimentar o Fender Play hoje, você pode obter 3 meses de acesso gratuito e ilimitado sem cartão de crédito.

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre como aprender a tocar guitarra.

1. Primeiro: Eu sou muito velho para aprender?
Não! E vamos esclarecer uma coisa: você nunca vai ser velho demais. Esta é uma preocupação muito comum entre os novos jogadores, quer estejam na adolescência ou na casa dos cinquenta anos.

Não há restrição de idade para aprender uma nova habilidade. Não importa quando você começa, tocar qualquer instrumento é uma experiência gratificante e útil que aumenta a autodisciplina, criatividade, coordenação e autoconfiança.

Pode ser verdade que os jovens jogadores possam absorver material muito rapidamente. No entanto, os adultos são mais propensos a treinar regularmente, pois muitas vezes eles têm a motivação e atenção que os jovens não têm, então tire isso de sua lista imediatamente!
2. OK, estou pronto para jogar. Qual é o primeiro passo?
A primeira coisa que você tem que fazer é determinar o tipo de instrução que melhor se adapta ao seu estilo de aprendizagem. Você está procurando um professor para aulas particulares de violão ou quer aprender por conta própria com as aulas online?

A Fender Play oferece uma estratégia única de microaprendizagem para manter os iniciantes interessados e motivados. É complementado por dicas e truques, glossários atualizados e conselhos de compra de equipamentos, tudo isso com instrutores de primeira linha.

Quer você aprenda sozinho, com um instrutor particular ou em grupo, as opções são inúmeras. Encontrar a instrução certa é um primeiro passo importante para a construção de bons hábitos de jogo a longo prazo.
3) Devo aprender com um violão elétrico ou acústico?
Tudo depende de suas preferências pessoais e do tipo de música que você quer tocar. Tanto os violões elétricos quanto os acústicos têm vantagens únicas.

As guitarras elétricas têm cordas mais finas e, portanto, são uma excelente escolha para iniciantes, pois requerem menos energia manual. Os músicos com mãos pequenas também podem preferir uma guitarra elétrica com pescoço mais fino, o que garante uma pegada mais fácil e um alcance mais curto.

Por outro lado, aprender com um violão acústico pode ser muitas vezes um investimento menos dispendioso, pois não é necessário nenhum equipamento adicional. Também pode facilitar uma futura transição para a guitarra elétrica, pois as mãos do tocador já estarão aclimatadas às cordas acústicas pesadas.

Se você tem uma guitarra elétrica, Fender oferece amplificadores de guitarra acessíveis a vários preços. A maioria deles não são apenas portáteis, mas também fáceis de usar, tornando a configuração bastante simples para iniciantes.
4 - De que cordas eu preciso?
É melhor começar com um medidor de cordas mais leve. Cordas mais leves e mais finas produzem menos tensão e, portanto, são geralmente mais fáceis de usar para iniciantes. Recomendamos utilizar um conjunto de cordas com bitola de 0,009 a 0,042 polegadas, ou 0,010 a 0,046 polegadas (conhecidas como "nove" ou "dez") para leitores elétricos. Se você está aprendendo a tocar instrumentos acústicos, procure um calibre de 0,011 a 0,052 polegadas (conhecido como 11s).

Os diferentes materiais utilizados para as cordas também têm vantagens únicas, especialmente em termos do som que produzem. Aqui está um guia rápido para a compra de cordas de guitarra:

Cordas de Guitarra Elétrica
Cordas de níquel: Claras e articuladas; uma escolha versátil para músicos de rock, blues e jazz.

Cordas de aço inoxidável: Brilhantes e menos sujeitas a desgaste; boas para rochas duras e metal

Cordas para violão acústico
Bronze 80/20: mais brilhante e mais metálico

Bronze fosforoso: escuro, quente e macio; uma excelente escolha para os amantes da música.
O Que é Violão Fingerstyle?
5. Preciso de outra equipa para começar?
Sim, o equipamento certo pode fazer a diferença na melhoria da técnica e do tom. Conforme você amadurece, você pode se cercar de outros acessórios de som, como pedais de efeito, slides, etc. Mas por agora, eis o que interessa:

Selecione
Nada é tão vibrante - ou confuso - quanto o volume das formas, tamanhos, espessuras e materiais dos picos oferecidos em uma loja de música. À medida que você se torna mais familiarizado com seu violão, você pode se encontrar experimentando uma série de palhetas que se adequam ao seu estilo de tocar. Mas em geral, as palhetas de plástico são muito populares devido à sua flexibilidade e aderência. Recomendamos manter um tamanho e formato padrão, como o Fender Celluloid Pick, como um bom ponto de partida. Sem mencionar que a clássica escolha do celuloide é um padrão da indústria entre muitos jogadores.

Em termos de espessura, opte por uma palheta de espessura média (entre 0,73 mm e 0,88 mm), pois ela garantirá uma aderência sólida sem ser muito avassaladora para a aderência.

Cinto
Uma alça é essencial para estabilizar seu instrumento, especialmente se você pretende tocar de pé. Mais uma vez, a variedade de produtos que você encontrará aqui é vasta, e a escolha do material ou design é deixada a seu critério. No entanto, como principiante, o conforto deve ser a sua principal prioridade. A escolha de uma alça de pelo menos 5 cm de largura, com acolchoamento extra (normalmente chamado de neoprene), ajudará a prevenir dores no ombro e pescoço.

Tenha em mente que enquanto as guitarras elétricas normalmente têm dois bocais aos quais a alça pode ser fixada, as guitarras acústicas não o fazem. Você precisará comprar um botão de alça para prender a alça ao seu pulso. Você também pode usar um atacador ou um pedaço de corda com a mesma densidade.

Cabo
Um cabo pode quebrar seu som tão rapidamente quanto ele faz, então escolha um cabo de instrumento que tenha menos de 18,6 pés de comprimento e extremidades reforçadas para minimizar o ruído de manuseio e a perda de sinal.

Sintonizador
Você pode afinar sua guitarra muito mais rápido e com mais precisão com um afinador eletrônico ou pitch pipe. Experimente um afinador cromático, que lhe permite afinar o violão em qualquer tecla. Os afinadores de grampos, que são fixados à cabeça do instrumento e afinados pela vibração das cordas, são uma ótima escolha para iniciantes, pois são portáteis, visíveis e muito fáceis de usar. O aplicativo Fender Tune também é uma ótima ferramenta, que permite executar vários acordes diretamente no dispositivo móvel.
6) Como eu afino um violão?
Uma guitarra pode ser afinada de muitas maneiras diferentes dependendo do estilo da música que está sendo tocada, mas para iniciantes vamos focar na afinação padrão básica. Se você usar um sintonizador com um display LED, certifique-se de que a agulha está corretamente centralizada. Ajuste seus sintonizadores de acordo se seu som for plano ou agudo.

Quando se fala em termos de guitarra, cada corda é numerada de acordo. A primeira corda é a mais leve do instrumento, mais próxima do chão, enquanto a sexta é a mais pesada. Começando com a sexta corda e trabalhando para cima, o passo de cada corda é o seguinte: E-G-G-G-B-G.
Você possui algum instrumento?
Clear selection
Sabe tocar violão?
Clear selection
Você faria um curso de violão online completo para iniciantes?
Clear selection
Tem vontade aprender violão fingerstyle?
Clear selection
7 - Qual a diferença entre acordes de barra e acordes abertos?
Você começará a ouvir estes dois termos frequentemente à medida que desenvolver a sua prática. Os acordes de barra são produzidos usando seu dedo indicador para "tramar" todas as seis cordas ao mesmo tempo em que você toca.

Os diferentes acordes são formados em padrões diferentes com seus outros três dedos enquanto você segura as outras seis cordas. Como um acorde de barra pode ser tocado em qualquer tecla, você também pode trocar as teclas rapidamente movendo a mão para cima e para baixo no seu pescoço.

Os novos jogadores podem ter dificuldade para tocar acordes de barra no início, pois exigem mais força e alongamento de mãos.
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy