A IMPORTÂNCIA DOS VÍRUS
EMEF SANTA JOANA FRANCISCA - CIÊNCIAS - PROF. EDUARDO
Sign in to Google to save your progress. Learn more
ESCREVA O SEU NOME:
No estudo de hoje, vamos buscar entender o papel dos vírus nos ambientes. Eles executam uma função essencial na natureza. E outra: o ser humano, através de estudos e pesquisas, está aprendendo a usar esses organismos como aliados em cura e tratamento de doenças, como o câncer. Vamos lá!!
LEIA O TEXTO ATÉ O FINAL!
Pedaço de DNA inserido por um vírus no DNA celular.
(Importância ambiental dos vírus). Os vírus são encontrados em qualquer ambiente e representam, desde o surgimento da vída nos oceanos, um importante fator de seleção natural.
A surpreendente biodiversidade dos vírus, sua capacidade de infectar os mais diversos organismos, a velocidade com a qual se multiplicam no interior das células e as mutações sofridas por eles fazem das partículas virais a maior fonte de inovação genética que a vida foi capaz de engendrar em nosso planeta. [ … ] Assim, os vírus não devem ser considerados apenas desnecessários e causadores de prejuízos. Eles são importantes para a diversidade genética e para o equilíbrio do meio ambiente.
Em toda a biosfera estima-se que existam cerca de 10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 partículas de vírus (ufa!), que podem ser encontrados nos quatro cantos do planeta Terra, inclusive em ambientes extremos! Para se ter uma ideia da dimensão desse número, ele é impressionantemente comparável ao número de estrelas (4×10²²) em todo o Universo! Todos esses vírus no mundo não poderiam existir infectando apenas uma população humana de 7,5 bilhões de indivíduos.Na realidade, os vírus infectam células dos mais diversos tipos de organismos, desde bactérias até baleias.Devido à essa característica infecciosa, os vírus podem desempenhar funções ecológicas importantes tanto em ambientes terrestres como em aquáticos.
Uma das principais funções ecológicas dos vírus é o controle de populações. Da mesma forma que os vírus podem controlar a população humana por meio de algumas doenças potencialmente fatais, eles são muito eficientes no controle de populações dos organismos que vivem na natureza.
Como exemplo, citamos os organismos microscópicos dos ecossistemas aquáticos. Em média, 10% da mortalidade de algas e 40% da mortalidade de bactérias são causadas pela infecção viral. Desta forma, os vírus exercem um importante controle das bactérias dominantes, facilitando uma alternância de espécies e promovendo a diversidade. No caso das comunidades fitoplanctônicas (algas flutuantes), estudos apontam que os vírus podem também controlar o desenvolvimento de florações de algas potencialmente tóxicas.
Mas não é só isso! O rompimento da parede celular dos seus hospedeiros acarreta também na liberação de todo o conteúdo que antes estava no citoplasma (material interno) da bactéria. Desta forma, a ação viral redisponibiliza nutrientes essenciais para vida como carbono, nitrogênio e fósforo para a coluna d’água. Ou seja, quando os vírus matam as bactérias e as algas que vivem no mar ou nos rios, eles liberam para o ambiente os nutrientes que esses organismos tinham em seus "corpos".
UTILIZAÇÃO DOS VÍRUS PELOS SERES HUMANOS
(Transgenia). Transgênico ou Organismo Geneticamente Modificado (OGM) é toda entidade biológica cujo material genético (DNR/RNA) foi alterado por meio de qualquer técnica de engenharia genética, de uma maneira que não ocorreria de forma espontânea na natureza. A Biotecnologia permite que partes de DNA sejam transferidos de um organismo para outro (inclusive entre espécies não relacionadas). Os vírus, ao penetrarem nas células, introduzem o DNA modificado, transformando o organismo que possuem tais células em transgênico. Como os vírus apresentam uma estrutura genética simples, é possível utilizar-se dele como ferramenta na engenharia genética, na produção de organismos transgênicos.
Exemplo de alimento transgênico, que teve o seu DNA modificado.
(Produção de medicamentos e tratamento de doenças). Seguindo as mesmas técnicas de modificação genética, os vírus podem auxiliar na produção de medicamentos, na produção de alimentos, na prevenção e tratamento de doenças. Um exemplo de terapia genética com o uso do vírus  é o medicamento Glybera, que atua corrigindo uma doença genética rara conhecida como LPLD (LIPASE LIPOPROTEICA DEFICIÊNCIA) relacionada a não digestão da gordura. Ocorre a troca do gene "errado, doente"por um gene "saudável, bom", corrigindo o problema.
O primeiro passo em sua descoberta foi encontrar um meio pelo qual o gene "saudável" seria levado até o interior das células para tomar o lugar daquela que funciona erradamente. Pouco tempo depois, concluiu-se que a melhor forma de se fazer isso era utilizar um vírus. Esta estratégia acabou então se popularizando através da expressão “cavalo de Tróia”. De maneira similar, aplicou-se esta técnica para tratamento de certos tipos de câncer. Uma delas reside no combate ao melanoma, a forma mais grave dos cânceres de pele. Cientistas da Universidade de San Diego dotaram o vírus do herpes com instruções genéticas que permitem ao organismo destruir as células tumorais e ter o sistema de defesa fortalecido. No Instituto de Ciências Biomédicas da USP, os cientistas estudam possíveis reparos no DNA que podem proteger contra o carcinoma, outro tipo de câncer de pele.
Vírus utilizado como cavalo de Tróia. Ele carrega o DNA modificado e o introduz no DNA da célula, curando e corrigindo o problema que gera a hemofilia. Essa técnica está sendo estudada para que ela seja usada na cura de alguns tipos de câncer.
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME (NO INÍCIO DO FORMULÁRIO) E ENVIE AS SUAS RESPOSTAS! NÃO QUERO RESPOSTAS COPIADAS DA INTERNET. AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS COM PALAVRAS PRÓPRIAS E/OU DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA.
1) Qual é a principal função ecológica dos vírus?
2) Transforme:*********************************** a) em notação científica o número de vírus existentes na biosfera;************************** b) em número a quantidade de estrelas existentes no Universo; ************************* e) em número e notação científica, o número de indivíduos da população humana.
3) Como os vírus controlam a população de bactérias dominantes e a floração de algas no mar? Explique.
4) Como os vírus auxiliam na redisponibilização de nutrientes para outros organismos no mar?
5) O que são transgênicos?
6) Como os vírus auxiliam na produção de transgênicos?
7) Explique o que significa dizer que os "vírus são usados como cavalos de Tróia".
8) Explique como os vírus podem ser utilizados na cura do câncer.
9) Procure na internet dois exemplos de organismos transgênicos e cite-os.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy