Núcleo Experimental de Butô em Vitória
OFICINAS

"BUTÔ E AS (PO)ÉTICAS DE TATSUMI HIJIKATA E KAZUO OHNO" [Módulo 1]
11/04/2020 (Sáb) | 11h - 14h | Almoço | 15h - 18h
12/04/2020 (Dom) | 11h - 14h | Almoço | 15h - 18h

&

"COSMOVISÕES DE KAZUO OHNO" [Módulo 2]
13/04/2020 (Seg) | 14h - 17h | Almoço | 18h - 21h
14/04/2020 (Ter) | 14h - 17h | Almoço | 18h - 21h


1 oficina - R$200,00
2 oficinas - R$300,00

Inscrições até 20/03 pelo link:
https://forms.gle/72vUSEVDLZKLxK8j9

Orientação Artística: Thiago Abel

Local das Oficinas:
CLÃ ARTE STUDIO
Rua Barão de Monjardim, 341
Centro, Vitória - ES, 29010-390

Obs: Não há nenhuma possibilidade de realizar a oficina "Cosmovisões de Kazuo Ohno" sem ter realizado anteriormente a oficina "Butô e as (po)éticas de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno".

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

BUTÔ E AS (PO)ÉTICAS DE TATSUMI HIJIKATA E KAZUO OHNO:

A oficina propõe encontros teórico-práticos acerca dos processos de criação artística e concepções de corpo investigadas pelo fundador do Ankoku Butō, Tatsumi Hijikata, e seu principal colaborador, Kazuo Ohno.

Constituída por leitura prévia de referencial bibliográfico, palestra, práticas de dança e performatividades, a oficina apresenta as principais matrizes poéticas da dança butô: a morte, o útero, os olhos revoltos, os marginais (trans)temporais, o corpo morto, o inseto, a dança sacrificial e o corpo debilitado são algumas das poéticas e dos procedimentos de criações investigados neste trabalho.

Além disso, oferece material consistente para maior conscientização do cenário sociopolítico e artístico desta manifestação vítima de equívocos em sua seara pelo mundo, contextualizando o participante por meio da parte teórica acerca dos primeiros movimentos do butô no Brasil e de sua singularidade ao propor uma nova epistemologia de dança alicerçada não em matrizes visuais, mas em matrizes (po)éticas.

Esta oficina já foi realizada em são paulo (UNICAMP, Puc-sp, O.C. OSWALD DE ANDRADE, centro de referência da dança da cidade de são paulo), fortaleza (ifce), rio de janeiro (MAM-RJ), londrina (usina cultural), belo horizonte (associação casa do estudante), e suas palestras foram apresentadas na Universidad Estadual Del Estado de Hidalgo (México), no II Encontro Internacional de Dança Infinita de Cusco (Peru) e na ocupação taanteatro no teatro de arena, espaço histórico de resistência da cidade de são paulo.

O conteúdo desta ação advém da dissertação de mestrado de Thiago Abel “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil” (UNICAMP) e das explorações realizadas pelo Núcleo Experimental de Butô, laboratório cênico residente em São Paulo desde 2014 que investiga as (po)éticas deste projeto político-artístico, pesquisando seus desdobramentos no Brasil – após seis décadas de sua fundação em Tóquio – e experienciando práticas que possibilitem o acesso a essa manifestação artística repleta de inquietações ainda não exploradas e que permanecem relevantes à sociedade atual.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

COSMOVISÕES DE KAZUO OHNO:

A oficina propõe apresentar o legado sensível que Kazuo Ohno deixou ao mundo, uma espécie de filosofia (po)ética digna do estatuto de “Cosmovisão”, isto é, um conjunto de valores, crenças, sentimentos e concepções de natureza intuitiva a respeito do corpo, da existência e do Cosmos em que vivemos, sem deixar de ater-se as especificidades de nosso tempo.

Ohno peregrinou todo o globo apresentando seu singular modo de perceber e entender o Universo e o papel pelos vivos – e mortos – que o compõe, apresentando respostas a questões filosóficas como:

• a presença do divino no cotidiano,
• as correspondências entre o microcosmo e o macrocosmo,
• a tríade cosmogônica de Ohno: o masculino, o feminino e a criança,
• o peso do tempo e a velhice como corrupção do corpo,
• a retroalimentação da vida e da morte e sua analogia na relação entre mãe e feto,
• a vida como ponte entre os saberes do céu e os saberes da terra,
• o artista enquanto artesão,
• o saber lecionado pelas flores e pelos insetos, etc.

Por meio de práticas desenvolvidas pelo Núcleo Experimental de Butô em contato com o testemunho de artistas que viveram com o dançarino – Maura Baiocchi, Ligia Verdi, Ana Chiesa – a oficina propõe 3 horas de trabalho teórico e 12 horas de trabalho prático com o intuito de criar portas de acesso para que o corpo em dança experiencie as (po)éticas acima citadas.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

ORIENTAÇÃO ARTÍSTICA: THIAGO ABEL

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de concentração "Signo e significação nos processos comunicacionais", linha de pesquisa "dimensões políticas na comunicação", com a tese "Butô como micropolítica do corpo: experiências (po)éticas e epistemológicas" sob orientação de Christine Greiner.

Mestre em Artes da Cena na área de concentração "Teatro, Dança e Performance", linha de pesquisa "arte e contexto", pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”.

Coordenador e performer do Núcleo Experimental de Butô, licenciado em Teatro (Mozarteum), técnico em Teatro (INDAC) e Dança (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais – LAPCA-UNESP), foi membro do Encontro Internacional de Dança Infinita - Flutuações do Butô em Cusco (Peru), ator na Trupe da Boemia e dançarino do Coletivo Perdido de dança contemporânea. Já colaborou com a Taanteatro Companhia e com a Cia. Perversos Polimorfos.

Tem como principal referência estudos e trabalhos realizados com Christine Greiner (PUC), Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.), Marco Xavier (Cia. Tamanduá), Ana Cristina Colla (Lume), Ana Chiesa (Brasil), Carlos Cruz (México), Edgar Ramirez (Colômbia), Simone Mello (Peru), Tess de Quincey (Austrália), Min Tanaka (Japão) e Ko Murobushi (Japão).

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5222061443358399

https://www.nucleoexperimentaldebuto.com/
Nome Completo *
E-mail *
WhatsAPP (com DDD) *
Como ficou sabendo da oficina? *
Qual ou quais oficinas você realizará? (ATENÇÃO, para realizar a oficina "Cosmovisões" é necessário ter realizado a oficina introdutória "Butô e As (Po)éticas de Hijikata e Ohno") *
Required
Currículo Resumido (Breve descrição à sua maneira a respeito do que gostaria de apontar sobre seu trajeto) *
Carta de Interesse (Breve escrita à sua maneira a respeito das motivações que te levam a desejar participar da oficina) *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy