SEMINÁRIO "OLHARES DA GESTÃO CULTURAL" | REGISTRO/SP
Correalização: Secretaria Municipal de Cultura de Registro
Parceria Institucional: Sesc Registro

16 de maio – terça-feira – 8h às 17h
Local: Teatro do Sesc Registro (Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, nº 57 – Centro)

Olhar a Cultura na perspectiva da gestão é um exercício contínuo para os agentes que atuam no meio cultural, pois exige grande capacidade de percepção e disposição para o diálogo. Ao trazer diferentes análises de profissionais e pesquisadores conceituados, o seminário “Olhares da Gestão Cultural” procura contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e para o compartilhamento de experiências na área. Nesta edição, serão abordados temas como a gestão cultural municipal, indicadores culturais e economia criativa e do conhecimento.

Programa:

8h
Credenciamento e café da manhã regional

8h45
Abertura

9h
“Gestão cultural no âmbito municipal”, palestra de Carlos Augusto Calil

9h45
“Economia do conhecimento: os novos desafios do século 21”, palestra de Lidia Goldenstein

10h30
“Cidades criativas e novas agendas urbanas”, palestra de Ana Carla Fonseca

11h15
Conversa com o público

12h30 às 14h30
Almoço

14h30
“Geração de indicadores para a cultura”, palestra de Frederico Barbosa

15h15
“Uma reflexão sobre o uso de indicadores”, palestra de Cristina Lins

16h
Conversa com o público, mediada por Ana Carla Fonseca


Participantes:

Ana Carla Fonseca é administradora pública (FGV/SP), economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo (USP). Diretora da Garimpo de Soluções e escritora (Prêmio Jabuti 2007 em Economia e finalista em Urbanismo, em 2013). Professora no Brasil e no exterior, assessora em economia criativa e cidades para a ONU, conferencista e consultora em 30 países.

Carlos Augusto Calil é professor do Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi dirigente de instituições culturais como Embrafilme, Cinemateca Brasileira e Centro Cultural São Paulo. De 2005 a 2012 foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo.

Frederico Barbosa é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Formado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, é professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Atua na área de políticas públicas sociais e culturais: desenvolveu pesquisas avaliativas de programas e políticas culturais, sociologia e economia da cultura, e realizou planejamento de programas e ações na área pública, com produção de indicadores de acompanhamento.

Lidia Goldenstein é economista, formada pela USP e doutora pela Unicamp. Foi pesquisadora do Cebrap, assessora econômica da presidência do BNDES e das Secretarias de Economia e Planejamento dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Foi comentarista econômica nas TVs Cultura e Manchete. Autora do livro “Repensando a dependência”, diretora da LGoldenstein Consultoria e diretora da Fundação Bienal. Estuda a economia criativa e seus impactos na economia brasileira e no exterior.

Cristina Lins, economista, é mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE). Além da consultoria em pesquisas e estatísticas culturais, atua na docência da Universidade Cândido Mendes/RJ. Autora de artigos sobre pesquisas e indicadores culturais. No IBGE, coordenou o Sistema de Informações e Indicadores Culturais, de 2004 a 2015.


100 vagas
Inscrições até 15/5
Público: dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores
Seleção: primeiros inscritos

Nome completo:
Your answer
Nome artístico:
Your answer
RG:
Your answer
Data de nascimento:
Your answer
Formação:
Your answer
Profissão:
Your answer
Endereço:
Logradouro, número, complemento, bairro e CEP
Your answer
Cidade e Estado:
Your answer
Telefones de contato:
DDD e número
Your answer
E-mail:
Your answer
Secretaria, Departamento, Fundação, Instituição ou Entidade de Cultura:
Em caso de participação com a finalidade de representar coletivo, Secretaria, Departamento, Fundação, Instituição ou Entidade de Cultura, indicar o nome completo respectivo.
Your answer
Como ficou sabendo da atividade:
Your answer
Seleção por ordem de inscrição: 100 vagas
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms