Avaliação de Filosofia - 6º ano - 1ºBim. - P2
A prova deve ser realizada em 50min. a contar do horário de sua abertura.
Nome: *
Your answer
Sem título
Número: *
Your answer
Série: *
Your answer
Os primeiros filósofos eram conhecidos como:
35 points
De acordo com o que estudamos em sala, para participar de um diálogo filosófico, precisa-se de:
35 points
“Os seres humanos admiram a diversidade da natureza e suas transformações há muito tempo. Na Grécia, há aproximadamente 2.500 anos, tal sentimento despertou as reflexões dos primeiros filósofos sobre a origem de tudo o que existe. Em seus pensamentos, esses filósofos acreditavam que, apesar das diferenças, era possível haver algo em comum entre todas as coisas. Assim, concluíram que tudo resultava das transformações de um único elemento. Afinal, presenciavam as mudanças de estado de alguns deles, vendo, por exemplo, a água, o gelo e o vapor. Isso levou alguns a pensarem que a origem de todas as coisas estivesse na água ou no ar. Outros, porém, duvidaram que a água, o ar ou qualquer outro elemento natural fosse capaz de se transformar em tantas coisas diferentes. Por isso, continuaram refletindo em busca de novas respostas”. Assinale a alternativa correta: Demócrito, filósofo da natureza, sustentava em sua teoria mais conhecida que:
35 points
Empédocles afirmou que a origem de todas as coisas estava em quatro elementos:
35 points
Demócrito concluiu que a natureza é composta de pedaços tão minúsculos que não podem mais ser divididos e chamou-os de:
35 points
“A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado". De acordo com o texto assinale as alternativas CORRETAS:
35 points
O diálogo filosófico é uma das maneiras de buscar o conhecimento filosófico. Ele se inicia com perguntas, respostas, argumentos, novas perguntas e assim por diante. Trata-se de uma excelente oportunidade de refletir, pois nos deparamos com a admiração, observação e reflexão de outras pessoas. Assim, podemos ampliar os nossos interesses, desde que prestemos atenção às considerações do outro. Por meio do diálogo podemos apaziguar conflitos, aprofundar conhecimentos ou mesmo descobrir algo totalmente novo. Como se fosse um espelho diante do outro, as formas da conversa podem seguir infinitamente, pois proporcionam pontos de vista variados. Estes pontos de vista enriquecem o conhecimento de cada um e o de todos. Para um bom diálogo filosófico é necessário:
35 points
Os primeiros filósofos de que se tem notícia ficaram conhecidos como “filósofos da natureza” por causa das investigações que realizavam. Marque um X na resposta que indica o que esses filósofos se preocupavam em explicar:
35 points
Leia o poema com atenção. Receita de olhar Nas primeiras horas da manhã Desamarre o olhar Deixe que se derrame Sobre todas as coisas belas O mundo é sempre novo E a terra dança e acorda Em acordes de sol Faça do seu olhar imensa caravela. De acordo com o poema o olhar está associado a:
35 points
A Filosofia, que pode ser traduzida como amor ao saber, surgiu na Grécia há aproximadamente 2 500 anos. De acordo com o que foi estudado em sala de aula, assinale as alternativas que estão relacionadas ao surgimento do olhar filosófico:
35 points
Começamos a entender os significados da palavra reflexão quando nos lembramos do que acontece quando estamos diante de um espelho. Além disso, podemos dizer que a reflexão é uma parte importante do exercício filosófico. Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
35 points
Na frase “Antônio nunca mais julgou ninguém pela aparência”, é possível pressupor que Antônio costumava julgar as pessoas mesmo sem conhecê-las. Sobre o significado de pressupostos, assinale a alternativa correta:
35 points
De acordo com o que foi estudado em sala de aula, assinale as alternativas que estão relacionadas ao significado de admiração:
35 points
Assinale a alternativa correta sobre o exercício da Filosofia:
35 points
Para participar de uma discussão filosófica, não basta ter opiniões sobre um assunto: é necessário ter também bons argumentos. Assinale a alternativa que completa corretamente frase: Os argumentos são:
35 points
Com base em uma cuidadosa observação da natureza, os primeiros pensadores chegaram a conclusões interessantes, das quais algumas têm relação com teorias científicas válidas na atualidade. A esse respeito, considere as alternativas a seguir e assinale as CORRETAS:
35 points
De acordo com as atividades realizadas em sala de aula, qual a diferença entre natureza e cultura?
35 points
Your answer
Cite 3 elementos da natureza e 3 elementos da cultura.
35 points
Your answer
De acordo com as discussões realizadas em sala de aula, explique a relação entre o caleidoscópio e o diálogo.
35 points
Your answer
Como a natureza pode influenciar no nosso modo de vida? Explique.
35 points
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service