Oficina "As potencialidades do jornal mural"
Data: 03 e 04/10 (quarta e quinta-feira. A oficina começa no dia 03 e tem continuidade no dia 04)
Horário: das 13h30 às 17h
Local: UFMT Barra do Garças
Certificação: 8 horas
Ministrantes: Vasco Aguiar e Adailson Pereira- Graduandos do curso de Jornalismo da UFMT/CUA, membros dos projetos de extensão Focaia e Educomunicação: produção de jornal mural.
Vagas: 25
DEVIDO AO NÚMERO LIMITADO DE VAGAS, A COORDENAÇÃO DO PROJETO IRÁ ENVIAR EMAIL PARA OS 25 PRIMEIROS INSCRITOS, QUE DEVERÃO RESPONDER CONFIRMANDO A PARTICIPAÇÃO. CASO NÃO SEJA CONFIRMADA, A VAGA SERÁ DESTINADA AOS DEMAIS INTERESSADOS, EM UMA LISTA DE ESPERA.
Oficina aberta a todos os moradores da região do Araguaia
Resumo
A oficina de extensão promovida pelo projeto TEIA vai apresentar as potencialidades do jornal mural e suas diversas possibilidades de utilização como meio de comunicação em diferentes locais, como escolas, associações, ONGs e empresas, com o objetivo de levar informação de modo rápido ao seu público alvo.
O jornal mural tem diversas vantagens, entre elas a instantaneidade, o baixo custo e a interatividade.
Na oficina, de maneira prática, será feita a execução de um material experimental, possibilitando aos participantes o contato com ferramentas de diagramação visual.
Um dos ministrantes da oficina, Vasco Aguiar, é aluno do último ano do curso de Jornalismo e premiado no Congresso Expocom Centro-Oeste, com o melhor Jornal Mural Universitário de 2018, que teve como tema a saúde da mulher. Ele e o outro estudante ministrante da oficina, Adailson Pereira, também participam dos projetos de extensão Agência de notícias Focaia e Educomunicação: produção de jornal mural. “Acredito que este tipo material não difere de outros dentro da área de comunicação. O jornal mural leva a seu público conteúdo de relevância e busca transformar a informação em conhecimento”, explica Vasco.
Ainda de acordo com o aluno, é importante dar ao jornal mural um tratamento estético especial: “Ele deve ser atrativo aos olhos do público, por isso trabalhar a parte visual é primordial, dando destaque às imagens e ilustrações na publicação”.
Vasco afirma que a parte gráfica não é tão complicada como parece. “Esta é a hora de usar a criatividade, e os programas de edição são feitos para qualquer pessoa utilizar”, explica.
Durante a oficina os participantes terão noções básicas de diagramação visual e todos sairão com uma edição de jornal mural feita por eles mesmos.