Projeto Novos Olhares - Inscrição de Trabalhos - Junho 2021
Nesta etapa de junho do Projeto Novos Olhares, em consonância com a atualização da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2021RIO, os temas dos projetos a serem publicados serão:

MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS - Este eixo busca debater as intensas mudanças do mundo contemporâneo e seus reflexos no campo da arquitetura e do urbanismo, com ênfase nas dimensões social, ambiental e tecnológica. Propõe discutir o desafio imposto pelas novas tecnologias, tanto relacionadas ao processo de concepção como aos processos construtivos, e suas implicações sobre o processo criativo e produtivo da profissão.

Serão acolhidos trabalhos que valorizem a visão de uma arquitetura comprometida com a condição urbana da humanidade, que busquem contribuir para a redução dos efeitos das mudanças climáticas, para o atendimento emergencial às populações desabrigadas (atingidas) e para o aprimoramento da visão de arquitetura sustentável, entre outros. Serão valorizadas experiências que incorporem novos arranjos profissionais como a formação de coletivos, equipes multidisciplinares e processos participativos.

TRANSITORIEDADES E FLUXOS - Neste eixo o fio condutor das reflexões serão as mobilidades, buscando ampliar a compreensão sobre as transitoriedades e os fluxos na escala planetária e nas escalas locais em suas dimensões demográfica, temporal e humana. A velocidade desses novos fluxos tem contribuído para a consolidação de uma cultura global e a globalização da prática da arquitetura e do urbanismo, buscando debater as implicações dessa realidade na formação e na prática profissional contemporânea.

Serão acolhidos trabalhos que busquem compreender os deslocamentos de pessoas, de bens, de serviços, de empregos, assim como o deslocamento das informações, o fortalecimento das redes transnacionais, as novas formas de comunicação e as novas modalidades de sociabilidade que tem transformado profundamente nossos modos de viver. Interessam, entre outros, trabalhos que abordem a questão das mobilidades nas cidades, sejam elas rotineiras ou atípicas, e seus rebatimentos; e também das migrações contemporâneas, desde os grandes deslocamentos populacionais às pequenas acomodações locais, a revisão da ideia de fronteiras nacionais e culturais, as diásporas e exclusões, as intervenções de arquitetura e urbanismo voltadas para o atendimento do efêmero e do temporário, desde a moradia de emergência aos grandes eventos internacionais.


Serão selecionados projetos de arquitetura e urbanismo realizados em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, regularizados perante o MEC, e que tenham sido aprovados pela Instituição de Ensino Superior de origem nos anos letivos de 2018 a 2020.

Cada IES poderá enviar até 2 (dois) trabalhos para CADA TEMA, que poderão ser individuais ou coletivos. A Comissão de Avaliação será constituída por banca formada por diretores da ABEA.

O(A) coordenador(a) do curso será responsável pela submissão dos trabalhos na plataforma, através deste formulário eletrônico.

O prazo de envio se encerrará às 23h59 do dia 14 de junho de 2021.

Maiores informações podem ser obtidas no documento:
https://url.abea.org.br/novosolhareschamada202106
Email *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Report Abuse