Pandemônio em Movimento: o que os yōkais nos ensinam sobre dança?
Palestra-Vivência com Daniel Aleixo

Dia 02 de julho de 2022
das 14h às 17h

Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - CRD-SP
Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo
Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01037-000

Sobre a Conversa:
Apresentação do panorama geral das manifestações consideradas yōkais, desvencilhando esses seres da classificação que os submetem ao status de criatura, monstro, assombração e apresentar o seu caráter de liminaridade, isto é, condição transitória e opaca que ocupa um entre-lugar indefinido na natureza no qual só é possível categorizá-los como movimento. A partir da interlocução entre os estudos de Kazuhiko Komatsu, Kunio Yanagita e Michael Dylan Foster acerca dos estudos folclóricos, têm-se a correlação entre o pandemônio em movimento com o Ankoku Butô, projeto político-artístico desenvolvido pelo dançarino japonês Tatsumi Hijikata em Tóquio ao fim do anos 1950.

Sobre Daniel Aleixo:
Ator-pesquisador, performer e dançarino. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com intercâmbio pela Tokyo University of Foreign Studies (TUFS). Além dos trabalhos realizados no Núcleo Experimental de Butô, também integra a Fujima Ryu Brasil de dança kabuki e bon-odori. Debruça-se nos estudo da contracultura japonesa no que diz respeito ao teatro, dança e cinema.  

Inscrições para ouvintes pelo Formulário Abaixo

www.nucleoexperimentaldebuto.com

Projeto do Núcleo Experimental de Butô
contemplado pelo EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome *
Cidade - Estado - País *
WhatsApp *
E-mail *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy