Subscrição do Manifesto da 2.ªMarcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+
Manifesto da Segunda Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTI+
20 de Outubro de 2019
Para que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver
(para todxs)
Em 2019 voltamos a marchar em Viseu, agora sob o mote “que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver (para todxs)”. Como reacção aos cartazes que foram colados em 2018, antes da 1.ª Marcha, utilizando a imagem e slogan de Viseu dizendo “melhor cidade para viver (sem vocês)”.
50 anos das Revoltas de Stonewall. 45 anos do 25 de abril. 20 anos da primeira marcha LGBTI+ em Portugal. São muitos os motivos para celebrar, mas também são muitos os motivos para ir para a rua marchar contra todos os crimes de ódio e de injustiça que continuam a ser praticados.
Continuam a ocorrer comportamentos de ódio e violência contra homossexuais (homofobia), transexuais (transfobia), lésbicas (lesbofobia), bissexuais (bifobia), assexuais ou arromânticos (acefobia), para nomear apenas alguns exemplos.
Os episódios de violência e violação dos direitos humanos das pessoas LGBTI+ estão longe de estar restringidos ao passado, são atuais e frequentes, são manchete de notícia e partilha viral. A violência comportamental, verbal e física continua a ser uma ameaça constante para quem não encaixa no puzzle hetero-cis-mono-normativo.
50 anos depois de Stonewall faz sentido continuar a marchar. Passados 50 anos de lutas e conquistas de direitos LGBTI+ nunca foi tão urgente regressar às origens e espírito da revolta de Stonewall como hoje. As Marchas são o caminho para a mudança. Porque nada está garantido e de um momento para o outro tudo pode desaparecer.
Faz sentido continuar a marchar pela reivindicação de direitos e medidas com efeitos concretos nas nossas vidas e nas vidas de quem ainda está por nascer. Faz sentido continuar a marchar pela adopção sem discriminação e pelo o alargamento da gravidez de substituição a casais de homens. Faz sentido continuar a marchar pela inclusão de um terceiro género no registo. Faz sentido continuar a marchar pelo fim definitivo da discriminação na doação de sangue. Faz sentido continuar a marchar pelo fim da discriminação no trabalho e no acesso ao emprego. Faz sentido continuar a marchar para agitar o conservadorismo, derrubar muralhas e mudar mentalidades!
Marchamos pela igualdade de direitos!
Marchamos pelo direito à identidade!
Marchamos pela liberdade no amor!
Marchamos pela autodeterminação de género!
Marchamos para que todas as cidades sejam feministas, LGBTI+, ecologistas, antifascistas, antirracistas, democráticas, inclusivas e participativas!
E continuaremos a marchar até que Viseu e todas as cidades do mundo sejam lugares seguros, livres de opressão e que defendam os direitos de todas as pessoas! Continuaremos a marchar até que qualquer cidade seja a melhor para qualquer pessoa viver!