Subscrição do Manifesto da 2.ªMarcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+
Manifesto da Segunda Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTI+

20 de Outubro de 2019

Para que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver
(para todxs)


Em 2019 voltamos a marchar em Viseu, agora sob o mote “que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver (para todxs)”. Como reacção aos cartazes que foram colados em 2018, antes da 1.ª Marcha, utilizando a imagem e slogan de Viseu dizendo “melhor cidade para viver (sem vocês)”.

50 anos das Revoltas de Stonewall. 45 anos do 25 de abril. 20 anos da primeira marcha LGBTI+ em Portugal. São muitos os motivos para celebrar, mas também são muitos os motivos para ir para a rua marchar contra todos os crimes de ódio e de injustiça que continuam a ser praticados.

Continuam a ocorrer comportamentos de ódio e violência contra homossexuais (homofobia), transexuais (transfobia), lésbicas (lesbofobia), bissexuais (bifobia), assexuais ou arromânticos (acefobia), para nomear apenas alguns exemplos.

Os episódios de violência e violação dos direitos humanos das pessoas LGBTI+ estão longe de estar restringidos ao passado, são atuais e frequentes, são manchete de notícia e partilha viral. A violência comportamental, verbal e física continua a ser uma ameaça constante para quem não encaixa no puzzle hetero-cis-mono-normativo.

50 anos depois de Stonewall faz sentido continuar a marchar. Passados 50 anos de lutas e conquistas de direitos LGBTI+ nunca foi tão urgente regressar às origens e espírito da revolta de Stonewall como hoje. As Marchas são o caminho para a mudança. Porque nada está garantido e de um momento para o outro tudo pode desaparecer.

Faz sentido continuar a marchar pela reivindicação de direitos e medidas com efeitos concretos nas nossas vidas e nas vidas de quem ainda está por nascer. Faz sentido continuar a marchar pela adopção sem discriminação e pelo o alargamento da gravidez de substituição a casais de homens. Faz sentido continuar a marchar pela inclusão de um terceiro género no registo. Faz sentido continuar a marchar pelo fim definitivo da discriminação na doação de sangue. Faz sentido continuar a marchar pelo fim da discriminação no trabalho e no acesso ao emprego. Faz sentido continuar a marchar para agitar o conservadorismo, derrubar muralhas e mudar mentalidades!

Marchamos pela igualdade de direitos!

Marchamos pelo direito à identidade!

Marchamos pela liberdade no amor!
Marchamos pela autodeterminação de género!

Marchamos para que todas as cidades sejam feministas, LGBTI+, ecologistas, antifascistas, antirracistas, democráticas, inclusivas e participativas!

E continuaremos a marchar até que Viseu e todas as cidades do mundo sejam lugares seguros, livres de opressão e que defendam os direitos de todas as pessoas! Continuaremos a marchar até que qualquer cidade seja a melhor para qualquer pessoa viver!
Email address *
Nome Completo *
Your answer
Localidade / Distrito
Your answer
Cargo / Profissão / Organização
Your answer
Aceita ser contactado no futuro por email para receber novidades da Plataforma Já Marchavas?
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy