Consentimento para participação em sessão remotas CoderDojo LX
Nota 1: Os números entre [] referem para notas ao fundo deste texto.
Nota 2: Os nicknames serão os nomes fictícios usados pelos ninjas para se identificarem nas sessões e ferramentas em linha.
Nota 3: Se não conseguir preencher e submeter este formulário, contacte-nos para lisbon.prt@coderdojo.com e enviar-lhe-emos uma versão para imprimir e assinar.

As sessões do CoderDojo LX [1] remotas requerem, para serem eficazes, ou seja, simultaneamente divertidas, colaborativas e educativas, requerem a utilização de um conjunto de ferramentas e práticas que, pela sua natureza, exigem um cuidado acrescido no que se trata da protecção dos ninjas, ou seja, dos jovens que participam nas nossas sessões.

Nesse sentido, a participação dos ninjas nestas sessões exigirá a concordância de um encarregado de educação com o expresso neste documento. Pedimos-lhe que, enquanto encarregado de educação, leia atentamente o que se segue e, se concordar com as condições, pedimos-lhe adicionalmente que preencha e submeta este formulário de autorização.

1. As sessões em linha do CoderDojo LX são realizadas recorrendo a ferramentas de videoconferência tais como o Greenlight [2] (baseado no BigBlueButton [3]), Zoom [4], Jitsi [5], Google Meet [6], ou outra plataforma adequada para os fins pretendidos.

2. Se os ninjas tiverem menos de 13 anos de idade, o seu registo, tanto nas sessões, como em todas as ferramentas em linha utilizadas nas sessões, deve ser realizado por um encarregado de educação, que por isso deve manter-se junto ao ninja durante a sessão.

3. Os ninjas com pelo menos 13 anos de idade podem registar-se a si mesmos nas sessões e nas ferramentas em linha usadas nas sessões.

4. A participação dos ninjas nas sessões está sempre sujeita à aceitação das condições aqui indicadas por um dos respectivos encarregados de educação.

5. A participação dos ninjas nas sessões está adicionalmente sujeita à condição de que um seu encarregado de educação esteja presente ou muito próximo do seu ninja, verificando regularmente se tudo está a correr bem durante a sessão. Note-se que consideramos o acompanhamento das sessões pelos encarregados de educação como muito útil, tanto para os ninjas, como para os próprios encarregados de educação.

6. No caso de o ninja com pelo menos 13 anos não contar com o acompanhamento permanente de um encarregado de educação, este deverá garantir que o ninja está numa zona aberta da casa ou, alternativamente, num compartimento da casa que manterá sempre a sua porta aberta.

7. As sessões são organizadas pelos campeões [7] do CoderDojo LX e contam com a participação de um conjunto variável de mentores [8] (voluntários).

8. Só terão acesso às sessões os ninjas inscritos na sessão (e cujos encarregados de educação tenham assinado este documento) bem como os mentores do CoderDojo LX.

9. No caso de a plataforma de videoconferência utilizada o permitir, o CoderDojo LX considera útil, ocasionalmente, dividir a sessão em várias salas virtuais, para melhor dar apoio ao trabalho realizado pelos ninjas. Sempre que isso acontecer, haverá pelo menos dois mentores por cada sala virtual. Um destes mentores poderá ter como papel ir circulando de sala em sala, e por isso poderá não estar em permanência em cada uma das salas. Em cada sala virtual haverá pelo menos dois ninjas.

10. O CoderDojo LX, como forma de seguir o trabalho dos ninjas e de melhor os ajudar, solicitará frequentemente que estes partilhem os URL dos projectos que estão a realizar. Um exemplo são os URL de projectos partilhados na comunidade em linha do Scratch [9] ou na comunidade em linha do Glitch [10]. Embora esses URL sejam apenas revelados no contexto da sessão, de modo a serem visíveis por todos os participantes, terão de corresponder a URL públicos. Os encarregados de educação deverão assegurar-se de que esses URL não revelam de nenhuma forma a identidade dos ninjas autores dos projecto.

11. Ocasionalmente será sugerida a utilização de ferramentas em linha que permitem a edição colaborativa dos projectos ou documentos em que os ninjas estão a trabalhar. A activação do modo de edição colaborativa será sempre solicitada apenas por mentores do CoderDojo LX e destina-se a facilitar o apoio aos ninjas. No final de cada sessão, o modo de edição colaborativa deverá ser desactivado.

12. Nenhum dos participantes poderá gravar vídeo, áudio ou imagens da sessão. O CoderDojo LX poderá, ocasionalmente, gravar imagens, vídeo ou áudio das sessões, para fins promocionais. No entanto, (a) os registos serão destruídos logo após extraídos os troços relevantes para fins promocionais (o que acontecerá no prazo de apenas alguns dias) e (b) o CoderDojo LX envidará todos os esforços para que esses troços extraídos para fins promocionais não incluam vídeos, imagens ou sons que permitam de alguma forma identificar nenhum dos ninjas participantes na sessão.

13. Os encarregados de educação devem ler a página Safeguarding [11] da Fundação Raspberry Pi para conhecerem as políticas de protecção de menores e adultos vulneráveis, e para saberem como reportar as suas preocupações.

[1] O CoderDojo LX é um clube informal de programação que adere aos princípios da Fundação CoderDojo (https://coderdojo.com/foundation/), que em 2017 se fundiu com a Fundação Raspbarry Pi

[2] Ver https://docs.bigbluebutton.org/greenlight/gl-overview.html.

[3] Ver https://bigbluebutton.org/.

[4] Ver https://zoom.us/.

[5] Ver https://jitsi.org/.

[6] Ver https://meet.google.com/.

[7] Um «campeão» é um adulto responsável pelo CoderDojo LX e respectiva organização.

[8] Os «mentores» são voluntários adultos, geralmente com experiência nos assuntos específicos de cada sessão, mas também simplesmente com vontade e facilidade de ajudar jovens na sua aprendizagem. Do ponto de vista deste documento, os mentores menores, que por vezes também participam, são considerados ninjas. É importante notar que os campeões são também mentores.

[9] Ver https://scratch.mit.edu/. O Scratch permite a criação de contas para jovens com menos de 13 anos, embora com restrições.

[10] Ver https://glitch.com/. O Glitch não permite a criação de contas para jovens com menos de 13 anos.

[11] Ver https://www.raspberrypi.org/safeguarding/.
Email *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy