Uma conferência diferentona, se o Clima mudou a forma de debater também tem que mudar
No Instituto Redemar Brasil e UNEB acreditamos que a proteção do meio ambiente e o avanço da ciência só fazem sentido quando envolvem as pessoas. A nossa última conferência foi um marco nessa mudança de perspectiva, pois reforçou a nossa convicção de que não podemos debater o futuro de forma isolada, em laboratórios ou salas de reunião, sem a participação daqueles que vivem e dependem diretamente desses ecossistemas.
É por isso que, sob a liderança do nosso Diretor de Biodiversidade, Dr. Thiago Couto, estamos abrindo as portas do debate. Nosso objetivo é ir além dos especialistas e trazer para o centro da conversa a sabedoria e a experiência das comunidades—incluindo pescadores, povos tradicionais , indignas e quilombolas. Eles não são apenas objetos de estudo, mas parceiros essenciais com conhecimentos valiosos que, junto à ciência, às políticas públicas e aos setores empresariais, podem construir soluções mais completas e eficazes.
Queremos criar um espaço de diálogo horizontal e participativo, onde todos os interessados possam debater suas necessidades e aspirações. Afinal, cuidar do meio ambiente é, na essência, cuidar das pessoas. E no Instituto Redemar Brasil, nós gostamos de gente.