Caderno de processos - ciclo de estudo e criação, é um projeto fomentado pelo edital EDITAL LMIC 2021 – MULTILINGUAGENS – FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, que acontecerá do
dia 14 ao dia 18 de setembro de 2022. A programação se divide entre atividades no Espaço Comum Luiz Estrela, Viaduto das Artes, E. E. Engenheiro Francisco Bicalho e na Vila Ponta Porã.
O projeto nasceu da publicação dos zines Caderno de processos I e II em 2021 e conta, pela primeira vez, com um evento formado por "Práticas de formação" (rodas de conversa) e “Práticas de sensibilização e criação” (oficinas) ao longo dos cinco dias de evento. O desejo é promover o intercâmbio entre agentes culturais, artistas, projetos educacionais e demais interessados.
Com o acumulo gerado pelas atividades, serão produzidas mais três edições do zine 'Caderno de processos', que posteriormente serão distribuídos gratuitamente, entre escolas públicas e os centros culturais de todas as regionais de Belo Horizonte.
>>> Quem pode participar?
Qualquer pessoa que se interessar, desde que observada a classificação etária que algumas atividades indicam.
>>> Posso me inscrever em quantas atividades?
Você pode se inscrever em quantas atividades desejar, mas a confirmação de participação estará sujeita à disponibilidade de vagas.
>>> Após a inscrição entraremos em contato, via Whatsapp. Fique atento ao preenchimento correto desta informação.
>>> Veja também as "PRÁTICAS DE FORMAÇÃO" e outras informações no link abaixo e programe-se para estar junto com a gente durante o evento:
>>> Toda a programação será gratuita para o público.
* PRÁTICAS DE SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO *
OFICINA 1 - ILUSTRAÇÃO NO ZINE E ASSUNTOS DA INFÂNCIA
A autora e ilustradora premiada com o Selo Cátedra UNESCO, Carol Fernandes, realizará essa oficina que tem como objetivo principal aproximar os participantes às referências estéticas e gráficas pertencentes ao fanzine, que se caracteriza como um espaço individual e/ou coletivo de experimentações artísticas. Por meio das técnicas de colagem e desenho, articulando palavras e imagens no jogo expressivo do fanzine, as crianças, autoras de textos e imagens, serão provocadas a criarem suas próprias publicações independentes.
Dia 17/09 às 11h, no Espaço Comum Luiz Estrela.
com Carol Fernandes
Duração: 2h30'
Público alvo: Crianças de 06 a 10 anos (15 vagas)
OFICINA 2 - BISCOITO ESCRITO
Biscoito Escrito é uma oficina experimental de manejo da palavra e da linha e à oportunidade de escrever e desenhar com a comida, tendo por base uma massa de polvilho. Disse Oswald de Andrade, "um dia a massa ainda comerá o biscoito fino que eu fabrico", retomamos essa noção não por fino, nem por frito, mas pela proposição de caminhos de sentidos, imagem, tipografia, escrevência, pois se faz junto da mão, do braço, do corpo e da língua que saliva e morde a palavra.
A proposta contempla a feitura coletiva de uma massa de polvilho colorida por pigmentos naturais que servirá de matéria para escrita e desenho, seguida de duas fornadas coletivas. Ao longo do encontro, conversaremos sobre estratégias pigmentação e a linha enquanto composição plástica e comestível, retomando o ato da palavra assada, comida e triturada por nossas bocas. Do que iremos nos alimentar, nos nutrir, nos alfabetizar torna-se o chamamento para o domingo.
Dia 18/09, às 9h no Espaço Comum Luiz Estrela.
com Cozinha Comum
Duração: de 3 à 4 horas Público alvo: Livre (10 vagas)
OFICINA 3 - PALAVRA FALANTE - Vivência poética intermídia
Esta vivência parte da ideia de que a performance intermídia pode ser
definida como um jogo originado na íntima fusão entre a voz e o corpo de
quem performa, sua vestimenta, os adereços cênicos, o espaço, o tempo,
os equipamentos tecnológicos eventualmente utilizados em cena e as
reações do espectador. Por meio de exercícios individuais e coletivos,
conversas informais e leituras em voz alta de poemas de diversas épocas e
culturas, a vivência (que se organiza no formato de uma roda, para
frisar a pertença de Ricardo Aleixo ao mundo das cosmopercepções
africanas e afro-diaspóricas) tem como objetivo oferecer aos/às
participantes a possibilidade de lidar com a palavra poética em suas
mais diferentes dimensões.
Dia 18/09, às 16h, no Espaço Comum Luiz Estrela.
com Ricardo Aleixo
Duração: 3 horas Público alvo: Jovens e adultos (20 vagas)
ATELIÊ ABERTO
Dia 14, 15, 16 e 18/09, de 18h às 21h
Ateliê de livre acesso e permanente, de desenho e artes gráficas, mediado pela equipe do projeto durante os dias de evento no Espaço Comum Luiz Estrela.