Projeto Político Institucional - PPI (2019-2023)
Sou membro da: *
Subtema 5: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão (não é subtema do PDI 2014-2018)
A indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão possibilita novas formas pedagógicas de reprodução, produção e socialização de conhecimentos, efetivando a interdisciplinaridade. Ela oportuniza também superar a dicotomia entre teoria/prática, sujeito/objeto, empiria/razão, constituindo outro fundamento epistêmico. Essas dicotomias são resultados do modo de pensar binário e linear elaborado de acordo com o modelo de pensamento que simplifica e opera pelo princípio do terceiro excluído, do tipo, ou é isso ou é aquilo. Para a lógica clássica, algo não pode ser e não ser ao mesmo tempo.
A Carta Magna (2002) estabelece um princípio no artigo 207, caput, que é o da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, nos seguintes termos: “Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (BRASIL, 2002, p. 123)
No caso de ensino e extensão, juntos, fortalecem a resolução de problemas sociais, mas sem a pesquisa, não há produção de conhecimento.
Quando unidos ensino e pesquisa, há desenvolvimento de novas tecnologias, por exemplo, mas sem extensão, perde-se o caráter ético-político-social.
Unindo pesquisa e extensão, podemos aplicar conhecimento, mas sem o ensino, perde-se a dimensão formativa que dá sentido à instituição.
Algumas ações vêm sendo tomadas para fortalecer esse princípio dentro das instituições, afim de não ferir a constituição, caracterizando uma quebra constitucional e evitando qualquer descaracterização possível pela abdicação de qualquer um dos ramos do princípio.
Dentro deste contexto, o que você proporia para que seja considerado nesta reformulação do PDI no que se refere a Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão ?
Your answer
Your answer
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms